Repositório UNIFEI UNIFEI - Campus 1: Itajubá PPG - Programas de Pós Graduação Dissertações
Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.unifei.edu.br/jspui/handle/123456789/4265
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.creatorMENEZES, Adalberto Nunes de-
dc.date.issued2025-05-08-
dc.identifier.citationMENEZES, Adalberto Nunes de. Avaliação da usabilidade de uma plataforma web gamificada sob a perspectiva discente: uma abordagem no estudo da UML . 2025. 122 f. Dissertação (Mestrado em Ciência e Tecnologia da Computação.) – Universidade Federal de Itajubá, Itajubá, 2025.pt_BR
dc.identifier.urihttps://repositorio.unifei.edu.br/jspui/handle/123456789/4265-
dc.description.abstractThe Unified Modeling Language (UML) is a diagram-based language widely used to model systems. Comprising 14 models, UML enables software to be visualized, documented, and specified. Due to the high degree of abstraction involved in its study, some research has been dedicated to developing tools and techniques to help teachers and motivate students when it comes to studying UML. Gamification is an alternative approach that aims to engage students and increase their interest in learning by incorporating game elements. Given this reality, the gamified platform PGE-UML was developed in a previous research project for this purpose. The tool makes UML topics available to students in a pedagogical and motivational way. Just as important as developing innovative teaching tools is evaluating the usability of these resources. This study evaluated the usability of the PGE-UML gamified platform through a usability test, and the user experience (UX) was assessed via interviews. Fourteen volunteer students from computer science courses at the Federal University of Itajubá (UNIFEI), enrolled in software engineering subjects, took part in the study. The results showed good usability for PGE-UML, with its evaluation reaching 86.07 points on the System Usability Scale (SUS) questionnaire. The interviews and the Microsoft Clarity tool used in the UX evaluation indicated good user experience with the use of PGE-UML. Although the findings were positive, some issues were identified, and suggestions for improvement were proposed. This research contributes to the academic community by highlighting the importance of evaluating gamified platforms for teaching purposes.pt_BR
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal de Itajubápt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.subjectUMLpt_BR
dc.subjectPGE-UMLpt_BR
dc.subjectAvaliação de softwarept_BR
dc.subjectTeste de usabilidadept_BR
dc.titleAvaliação da usabilidade de uma plataforma web gamificada sob a perspectiva discente: uma abordagem no estudo da UMLpt_BR
dc.typeDissertaçãopt_BR
dc.date.available2025-09-12-
dc.date.available2025-09-12T12:07:25Z-
dc.date.accessioned2025-09-12T12:07:25Z-
dc.creator.Latteshttp://lattes.cnpq.br/0264132795997558pt_BR
dc.contributor.advisor1SEABRA, Rodrigo Duarte-
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/1450824752280712pt_BR
dc.description.resumoA Unified Modeling Language (UML) é uma linguagem baseada em diagramas amplamente utilizada para modelar sistemas. Composta por 14 modelos, a UML permite visualizar, documentar e especificar software. Devido ao alto grau de abstração envolvido em seu estudo, algumas pesquisas têm se dedicado ao desenvolvimento de ferramentas e técnicas que auxiliem os professores e motivem os estudantes no que tange ao estudo da UML. A gamificação se apresenta como uma alternativa, buscando engajar e aumentar o interesse dos estudantes na aprendizagem, utilizando elementos de jogos. Tendo em vista essa realidade, a plataforma gamificada PGE-UML foi desenvolvida, em uma pesquisa anterior, para essa finalidade. A ferramenta disponibiliza assuntos da UML para os estudantes, de maneira pedagógica e motivacional. Tão importante quanto o desenvolvimento de ferramentas pedagógicas inovadoras, se faz a avaliação da usabilidade desses recursos. Este trabalho avaliou a usabilidade da plataforma gamificada PGE-UML por meio de um teste de usabilidade e a experiência do usuário (UX) foi avaliada por meio de entrevistas. Participaram do estudo 14 discentes voluntários de cursos da área de computação da Universidade Federal de Itajubá (UNIFEI), matriculados em disciplinas de engenharia de software. Os resultados apontaram boa usabilidade para a PGE-UML, com sua avaliação alcançando 86,07 pontos no questionário System Uability Scale (SUS). As entrevistas e a ferramenta Microsoft Clarity, utilizada na avaliação da UX, apontaram boa experiência dos usuários em relação ao uso da PGE-UML. Embora as descobertas tenham sido positivas, alguns problemas foram encontrados e sugestões de melhorias foram propostas. Esta pesquisa contribui para a comunidade acadêmica no que tange à importância da avaliação de plataformas gamificadas voltadas ao ensino.pt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.departmentIESTI - Instituto de Engenharia de Sistemas e Tecnologia da Informaçãopt_BR
dc.publisher.programPrograma de Pós-Graduação: Mestrado - Ciência e Tecnologia da Computaçãopt_BR
dc.publisher.initialsUNIFEIpt_BR
dc.subject.cnpqCNPQ::CIÊNCIAS EXATAS E DA TERRA::CIÊNCIA DA COMPUTAÇÃOpt_BR
Aparece nas coleções:Dissertações

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
Dissertação_2025051.pdf3,37 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.