Use este identificador para citar ou linkar para este item:
https://repositorio.unifei.edu.br/jspui/handle/123456789/4312Registro completo de metadados
| Campo DC | Valor | Idioma |
|---|---|---|
| dc.creator | SILVA, Monique Gregório da | - |
| dc.date.issued | 2025-08-20 | - |
| dc.identifier.citation | SILVA, Monique Gregório da. A influência dos gêneros multimodais e seus impactos na sociedade. 2025. 140 f. Dissertação Mestrado em Desenvolvimento, Tecnologia e Sociedade) – Universidade Federal de Itajubá, Itajubá, 2025. | pt_BR |
| dc.identifier.uri | https://repositorio.unifei.edu.br/jspui/handle/123456789/4312 | - |
| dc.description.abstract | This work was designed to investigate and demonstrate the influence of the multimodal genres of the Portuguese language and their impacts on the educational context and society. The research seeks to show how the use of multimodal genres, especially in the form of comics and comic strips, can broaden students' perception of topics of social relevance, promoting a more analytical and critical teaching. The proposal is to explore how comics and comic strips can serve as pedagogical tools to anticipate reflection and debate on social issues, encouraging students to develop interpretation, analysis and creativity skills. Through the creation of visual narratives, students not only exercise their cognitive capacities, but also broaden their critical view of the world, elaborating stories that reflect contemporary problems and possible solutions. The use of technological applications integrates this process, allowing students to have access to modern tools to create and share their productions, enhancing engagement and learning. The proposal reinforces the importance of integrating digital resources into teaching, both to expand digital inclusion and to prepare students for a world increasingly mediated by technology. Throughout the research, it was observed that working with multimodal genres promotes a more dynamic and participatory learning environment, in which students are encouraged to collaborate and explore their skills in a creative and meaningful way. This project, still under development, has as its ultimate goal to contribute to the construction of a more inclusive, reflective and connected education to the demands of the twenty-first century. | pt_BR |
| dc.language | por | pt_BR |
| dc.publisher | Universidade Federal de Itajubá | pt_BR |
| dc.rights | Acesso Aberto | pt_BR |
| dc.subject | Sociedade | pt_BR |
| dc.subject | Desenvolvimento | pt_BR |
| dc.subject | Tecnologia | pt_BR |
| dc.subject | Multimodalidade | pt_BR |
| dc.subject | Escola | pt_BR |
| dc.title | A influência dos gêneros multimodais e seus impactos na sociedade | pt_BR |
| dc.type | Dissertação | pt_BR |
| dc.date.available | 2025-11-05 | - |
| dc.date.available | 2025-11-05T19:20:34Z | - |
| dc.date.accessioned | 2025-11-05T19:20:34Z | - |
| dc.creator.Lattes | http://lattes.cnpq.br/5193960499784680 | pt_BR |
| dc.contributor.advisor1 | SOUZA, Antônio Carlos Zambroni de | - |
| dc.contributor.advisor1Lattes | http://lattes.cnpq.br/4860175234818683 | pt_BR |
| dc.description.resumo | Este trabalho foi concebido para investigar e demonstrar a influência dos gêneros multimodais da língua portuguesa e seus impactos no contexto educacional e social, com foco no desenvolvimento do pensamento crítico dos estudantes. A pesquisa busca evidenciar como o uso de gêneros multimodais, especialmente histórias em quadrinhos e tirinhas, pode ampliar a percepção dos alunos sobre temas de relevância social, promovendo um ensino mais analítico e reflexivo. O objetivo geral desta pesquisa é investigar a influência dos gêneros multimodais no contexto educacional e social, promovendo o pensamento crítico. Entre os objetivos específicos estão compreender como professores utilizam tiras e HQs em sala de aula, avaliar o impacto dessas práticas no desenvolvimento crítico dos alunos e explorar o uso de tecnologias na produção multimodal. A pesquisa adota uma abordagem qualitativa de caráter exploratório, utilizando questionários com professores, análise de práticas em sala de aula e investigação do uso de tecnologias educacionais. Ao integrar pesquisa acadêmica, prática pedagógica e inovação tecnológica, o estudo propõe demonstrar que trabalhar com gêneros multimodais favorece um ambiente de aprendizado mais dinâmico, participativo e inclusivo, no qual os estudantes desenvolvem habilidades de interpretação, análise, criatividade e reflexão crítica, além de estarem preparados para um mundo cada vez mais mediado pela tecnologia. | pt_BR |
| dc.publisher.country | Brasil | pt_BR |
| dc.publisher.department | IRN - Instituto de Recursos Naturais | pt_BR |
| dc.publisher.program | Programa de Pós-Graduação: Mestrado - Desenvolvimento, Tecnologias e Sociedade | pt_BR |
| dc.publisher.initials | UNIFEI | pt_BR |
| dc.subject.cnpq | CNPQ::OUTROS::CIÊNCIAS SOCIAIS | pt_BR |
| Aparece nas coleções: | Dissertações | |
Arquivos associados a este item:
| Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
|---|---|---|---|---|
| Dissertação_2025085.pdf | 3,35 MB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir |
Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.
