Repositório UNIFEI UNIFEI - Campus 1: Itajubá PPG - Programas de Pós Graduação Dissertações
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dc.creatorOLIVEIRA, Paulo Sergio de-
dc.date.issued2016-02-29-
dc.identifier.citationOLIVEIRA, Paulo Sergio de. Procedimentos Pedagógicos Para O Processo Ensino Aprendizagem De Matemática No Ensino Médio: Intervenção Pela Realidade Aumentada. 2016. 175 f. Dissertação (Mestrado Profissional em Ensino de Ciências) – Universidade Federal de Itajubá, Itajubá, 2016.pt_BR
dc.identifier.urihttps://repositorio.unifei.edu.br/jspui/handle/123456789/436-
dc.description.abstractO objetivo desta pesquisa é efetuar um estudo comparativo da aprendizagem de matemática considerando a postura do aluno em relação ao ambiente tecnológico. Será analisada uma situação na qual o aluno usa aplicações profissionais (Aprender-Usando) e outra na qual o aluno participa do desenvolvimento da aplicação (Aprender-Fazendo). Para isso foi ministrado um minicurso onde o aluno conheceu uma ferramenta de autoria (Flaras) que lhe permitiu desenvolver aplicações com Realidade Aumentada – RA, no mesmo tema. Para efeitos da análise comparativa, a classe mista participante formada por alunos do Ensino Médio de escolas públicas, foi dividida em duas turmas T₁ e T₂, e trabalharam em sequências invertidas, ou seja, uma Fazendo-Usando e outra Usando-Fazendo. Trata-se de uma pesquisa de cunho qualitativo, com uso de questionários, testes e observações para análise comparativa. No início, foram aplicados: um questionário para verificar o perfil tecnológico do estudante e um teste para aferição do conhecimento dos alunos sobre o tema a ser abordado. No final, do minicurso foi aplicado novo teste para verificar o grau de aprendizagem específica (usando ou fazendo) e também aferir a aprendizagem global do tema. Um questionário também foi usado ao final para fazer um levantamento de informações referentes à facilidade de aprendizagem, satisfação do aluno, adequação das ferramentas utilizadas, etc. Após análise dos dados coletados, foi possível avaliar os resultados e estabelecer as recomendações voltadas para o uso da Realidade Aumentada no Ensino de Matemática. Os resultados dos estudos apontaram para a pertinência dessa prática pedagógica diferenciada permitindo sua parceria entre tecnologia e matemática, desvencilhando a aprendizagem do espaço da sala de aula, e sinalizaram também a importância e a emergência de investimentos na formação tecnológica docente.pt_BR
dc.language.isopt_BRpt_BR
dc.titleProcedimentos Pedagógicos Para O Processo Ensino Aprendizagem De Matemática No Ensino Médio: Intervenção Pela Realidade Aumentada.pt_BR
dc.typeDissertaçãopt_BR
dc.placeItajubápt_BR
dc.pages175 p.pt_BR
dc.keywords.portugueseRealidade Aumentadapt_BR
dc.keywords.portugueseFlaraspt_BR
dc.keywords.portugueseRecurso Educacionalpt_BR
dc.keywords.portugueseRecurso Digitalpt_BR
dc.keywords.portugueseJogos Interativospt_BR
dc.keywords.portugueseColearnpt_BR
dc.keywords.portugueseCSCLpt_BR
dc.keywords.portugueseAprendizagem Colaborativapt_BR
dc.keywords.portugueseEnsino de Matemáticapt_BR
dc.keywords.englishAugmented Realitypt_BR
dc.keywords.englishEducational Resourcept_BR
dc.keywords.englishDigital Featurept_BR
dc.keywords.englishInteractive Gamespt_BR
dc.keywords.englishCollaborative Learningpt_BR
dc.keywords.englishTeaching of Mathematicspt_BR
dc.orientador.principalKIRNER, Cláudio-
dc.place.presentationUniversidade Federal de Itajubápt_BR
dc.pg.programaEnsino de Ciências – Mestrado Profissionalpt_BR
dc.pg.areaEnsino de Ciênciaspt_BR
dc.date.available2016-04-19T12:49:45Z-
dc.date.accessioned2016-04-19T12:49:45Z-
dc.publisher.departmentIFQ - Instituto de Física e Química-
dc.publisher.programPrograma de Pós-Graduação: Mestrado - Educação em Ciências-
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