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https://repositorio.unifei.edu.br/jspui/handle/123456789/454
Registro completo de metadados
Campo DC | Valor | Idioma |
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dc.creator | OLIVEIRA, Antonio Augusto Coli de | - |
dc.date.issued | 2014-05-09 | - |
dc.identifier.citation | OLIVEIRA, Antonio Augusto Coli de. Metodologia de Projeto Aerodinâmico de Rotores Axiais e Otimização da Pá com base nos Efeitos de Sweep e Dihedral. 2014. 111 f. Dissertação (Mestrado em Engenharia Mecânica) – Universidade Federal de Itajubá, Itajubá, 2014. | pt_BR |
dc.identifier.uri | https://repositorio.unifei.edu.br/jspui/handle/123456789/454 | - |
dc.description.abstract | Este trabalho apresenta uma metodologia para o projeto aerodinâmico de rotores de bombas axiais, com base em valores iniciais de funcionamento estabelecidos. Essa metodologia propõe uma modificação na região próxima à ponta da pá, visando minimizar os efeitos causados pelo espaçamento entre a ponta da pá e a carcaça (folga de topo) no escoamento em rotores axiais. O escoamento em turbomáquinas axiais é bastante complexo, principalmente na região da folga de topo. Essa folga deve ser minimizada ao máximo, mas seu limite depende das tecnologias de fabricação e de montagem tanto do rotor como da carcaça. Para uma determinada folga de topo, existem algumas maneiras de minimizar os efeitos causados pela folga de topo. Uma delas é o deslocamento dos perfis da pá na região próxima à ponta da pá. Esses deslocamentos são conhecidos como sweep e dihedral. Um rotor axial de bomba foi projetado e foi fixada uma determinada folga de topo. Esse rotor convencional foi então modificado e aplicado o sweep e dihedral na região próxima à ponta da pá. Por meio de técnicas de dinâmica dos fluidos computacional (DFC), a busca pelo valor ótimo do rendimento foi feita através do otimizador CRSA (Controlled Random Search Algorithm), com plataforma Fortran, que gerencia o sistema de geração de malhas com o software de simulação numérica, FLUENT®. Com base nos valores ótimos encontrados foi realizada uma restrição do intervalo de variação do sweep e dihedral, visando obter um valor ótimo mais preciso. De posse do melhor valor ótimo encontrado, isto é, o maior rendimento, foi feito a comparação com o projeto inicial (rotor convencional), para uma faixa de vazões. Foi constatado um ganho real em toda a faixa analisada, mostrando a eficácia da aplicação do sweep e dihedral. | pt_BR |
dc.language.iso | pt_BR | pt_BR |
dc.title | Metodologia de Projeto Aerodinâmico de Rotores Axiais e Otimização da Pá com base nos Efeitos de Sweep e Dihedral. | pt_BR |
dc.type | Dissertação | pt_BR |
dc.place | Itajubá | pt_BR |
dc.pages | 111 p. | pt_BR |
dc.keywords.portuguese | Bomba Axial | pt_BR |
dc.keywords.portuguese | Rotor Axial | pt_BR |
dc.keywords.portuguese | Projeto Aerodinâmico | pt_BR |
dc.keywords.portuguese | Sweep | pt_BR |
dc.keywords.portuguese | Dihedral | pt_BR |
dc.keywords.portuguese | Otimização | pt_BR |
dc.keywords.portuguese | CRSA | pt_BR |
dc.keywords.portuguese | CFD | pt_BR |
dc.keywords.english | Axial Flow Pump | pt_BR |
dc.keywords.english | Axial Flow Rotor | pt_BR |
dc.keywords.english | Aerodynamic Design | pt_BR |
dc.keywords.english | Optimization | pt_BR |
dc.orientador.principal | CAMACHO, Ramiro Gustavo Ramirez | - |
dc.orientador.coorientador | OLIVEIRA, Waldir de | - |
dc.place.presentation | Universidade Federal de Itajubá | pt_BR |
dc.pg.programa | Engenharia Mecânica | pt_BR |
dc.pg.area | Dinâmica dos Fluidos e Máquinas de Fluxo | pt_BR |
dc.date.available | 2016-05-06T17:44:15Z | - |
dc.date.accessioned | 2016-05-06T17:44:15Z | - |
dc.publisher.department | IEM - Instituto de Engenharia Mecânica | - |
dc.publisher.program | Programa de Pós-Graduação: Mestrado - Engenharia Mecânica | - |
Aparece nas coleções: | Dissertações |
Arquivos associados a este item:
Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
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