Repositório UNIFEI UNIFEI - Campus 1: Itajubá PPG - Programas de Pós Graduação Dissertações
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dc.creatorOLIVEIRA, Antonio Augusto Coli de-
dc.date.issued2014-05-09-
dc.identifier.citationOLIVEIRA, Antonio Augusto Coli de. Metodologia de Projeto Aerodinâmico de Rotores Axiais e Otimização da Pá com base nos Efeitos de Sweep e Dihedral. 2014. 111 f. Dissertação (Mestrado em Engenharia Mecânica) – Universidade Federal de Itajubá, Itajubá, 2014.pt_BR
dc.identifier.urihttps://repositorio.unifei.edu.br/jspui/handle/123456789/454-
dc.description.abstractEste trabalho apresenta uma metodologia para o projeto aerodinâmico de rotores de bombas axiais, com base em valores iniciais de funcionamento estabelecidos. Essa metodologia propõe uma modificação na região próxima à ponta da pá, visando minimizar os efeitos causados pelo espaçamento entre a ponta da pá e a carcaça (folga de topo) no escoamento em rotores axiais. O escoamento em turbomáquinas axiais é bastante complexo, principalmente na região da folga de topo. Essa folga deve ser minimizada ao máximo, mas seu limite depende das tecnologias de fabricação e de montagem tanto do rotor como da carcaça. Para uma determinada folga de topo, existem algumas maneiras de minimizar os efeitos causados pela folga de topo. Uma delas é o deslocamento dos perfis da pá na região próxima à ponta da pá. Esses deslocamentos são conhecidos como sweep e dihedral. Um rotor axial de bomba foi projetado e foi fixada uma determinada folga de topo. Esse rotor convencional foi então modificado e aplicado o sweep e dihedral na região próxima à ponta da pá. Por meio de técnicas de dinâmica dos fluidos computacional (DFC), a busca pelo valor ótimo do rendimento foi feita através do otimizador CRSA (Controlled Random Search Algorithm), com plataforma Fortran, que gerencia o sistema de geração de malhas com o software de simulação numérica, FLUENT®. Com base nos valores ótimos encontrados foi realizada uma restrição do intervalo de variação do sweep e dihedral, visando obter um valor ótimo mais preciso. De posse do melhor valor ótimo encontrado, isto é, o maior rendimento, foi feito a comparação com o projeto inicial (rotor convencional), para uma faixa de vazões. Foi constatado um ganho real em toda a faixa analisada, mostrando a eficácia da aplicação do sweep e dihedral.pt_BR
dc.language.isopt_BRpt_BR
dc.titleMetodologia de Projeto Aerodinâmico de Rotores Axiais e Otimização da Pá com base nos Efeitos de Sweep e Dihedral.pt_BR
dc.typeDissertaçãopt_BR
dc.placeItajubápt_BR
dc.pages111 p.pt_BR
dc.keywords.portugueseBomba Axialpt_BR
dc.keywords.portugueseRotor Axialpt_BR
dc.keywords.portugueseProjeto Aerodinâmicopt_BR
dc.keywords.portugueseSweeppt_BR
dc.keywords.portugueseDihedralpt_BR
dc.keywords.portugueseOtimizaçãopt_BR
dc.keywords.portugueseCRSApt_BR
dc.keywords.portugueseCFDpt_BR
dc.keywords.englishAxial Flow Pumppt_BR
dc.keywords.englishAxial Flow Rotorpt_BR
dc.keywords.englishAerodynamic Designpt_BR
dc.keywords.englishOptimizationpt_BR
dc.orientador.principalCAMACHO, Ramiro Gustavo Ramirez-
dc.orientador.coorientadorOLIVEIRA, Waldir de-
dc.place.presentationUniversidade Federal de Itajubápt_BR
dc.pg.programaEngenharia Mecânicapt_BR
dc.pg.areaDinâmica dos Fluidos e Máquinas de Fluxopt_BR
dc.date.available2016-05-06T17:44:15Z-
dc.date.accessioned2016-05-06T17:44:15Z-
dc.publisher.departmentIEM - Instituto de Engenharia Mecânica-
dc.publisher.programPrograma de Pós-Graduação: Mestrado - Engenharia Mecânica-
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