Use este identificador para citar ou linkar para este item:
https://repositorio.unifei.edu.br/jspui/handle/123456789/459
Registro completo de metadados
Campo DC | Valor | Idioma |
---|---|---|
dc.creator | FONSECA, Alex Moreira | - |
dc.date.issued | 2014-05-29 | - |
dc.identifier.citation | FONSECA, Alex Moreira. Desenvolvimento de Aplicações com Hipermídia Online e Realidade Aumentada no Ensino de Genética. 2014. 78 f. Dissertação (Mestrado Profissional em Ensino de Ciências) – Universidade Federal de Itajubá, Itajubá, 2014. | pt_BR |
dc.identifier.uri | https://repositorio.unifei.edu.br/jspui/handle/123456789/459 | - |
dc.description.abstract | A literatura, no âmbito da biologia, mostra que o conhecimento evolui de forma mais dinâmica que nossas técnicas de ensino. É necessário discutir, em educação novas mídias e tecnologias juntamente às ideias clássicas para proporcionar ao aluno uma aprendizagem completa. O ensino de genética vem enfrentando dificuldades pela falta de laboratório específico na maior parte das escolas públicas e por ser considerado complexo pelos alunos. Este trabalho busca demonstrar as potencialidades do uso de mídias interativas on-line e realidade aumentada para o ensino de genética no ensino médio. Para isso foi desenvolvida uma aplicação de interatividade para os alunos por meio do Framework RE-MIIO (Mídia Interativa Integrada Online com Realidade Aumentada) que utiliza a tecnologia HTML (HyperText Markup Language) e pode ser acessado de qualquer lugar, e a ferramenta Flaras para construção de recursos com realidade aumenta, o ambiente consiste em uma página web com hiperlinks e elementos visuais de genética, onde cada elemento aponta para uma caixa, na qual o aluno pode interagir por meio do mouse com recursos multimídia: um texto base do assunto, um vídeo explicativo, uma representação em 3D do elemento, uma narração com comentários do professor, um jogo em Realidade aumentada, para fixar os conceitos aprendidos e uma página Web. Para interação com a realidade aumentada o aluno aponta um marcador impresso em papel para a webcam e visualiza no monitor os elementos virtuais projetados no ambiente real. O projeto foi realizado com alunos do 2º ano do Ensino Médio do Instituto Federal do Rio de Janeiro – IFRJ, com auxílio da professora de Biologia. Um projeto piloto foi realizado e contou com a participação de 15 alunos e posteriormente, o experimento final foi aplicado a 66 alunos de 4 turmas, que utilizaram a aplicação, durante as aulas de biologia e responderam a um questionário que avaliou de forma qualitativa a interação com a aplicação, a motivação para a realização das tarefas propostas e a compreensão do tema genética. Foi possível identificar que a aplicação serviu para melhorar o desempenho dos estudantes e a sua motivação. Os resultados obtidos demonstram que os alunos aprovaram a utilização do recurso na disciplina, visto que facilita a visualização dos fenômenos biológicos e a abstração dos conceitos. | pt_BR |
dc.language.iso | pt_BR | pt_BR |
dc.title | Desenvolvimento de Aplicações com Hipermídia Online e Realidade Aumentada no Ensino de Genética. | pt_BR |
dc.type | Dissertação | pt_BR |
dc.place | Itajubá | pt_BR |
dc.pages | 78 p. | pt_BR |
dc.keywords.portuguese | Genética | pt_BR |
dc.keywords.portuguese | Mídia Interativa Integrada Online - MIIO | pt_BR |
dc.keywords.portuguese | Realidade Aumentada | pt_BR |
dc.keywords.portuguese | Motivação | pt_BR |
dc.keywords.portuguese | Hiperlinks | pt_BR |
dc.keywords.portuguese | Tecnologia de Informação e Comunicação - TIC | pt_BR |
dc.keywords.english | Genetics | pt_BR |
dc.keywords.english | Interactive Media Integrated Online | pt_BR |
dc.keywords.english | Augmented Reality | pt_BR |
dc.keywords.english | Motivation | pt_BR |
dc.keywords.english | Hyperlinks | pt_BR |
dc.keywords.english | Information and Communication Technology - ICT | pt_BR |
dc.orientador.principal | KIRNER, Cláudio | - |
dc.place.presentation | Universidade Federal de Itajubá | pt_BR |
dc.pg.programa | Ensino de Ciências – Mestrado Profissional | pt_BR |
dc.pg.area | Tecnologias de Informação e Comunicação no Ensino de Ciências | pt_BR |
dc.date.available | 2016-05-10T12:35:11Z | - |
dc.date.accessioned | 2016-05-10T12:35:11Z | - |
dc.publisher.department | IFQ - Instituto de Física e Química | - |
dc.publisher.program | Programa de Pós-Graduação: Mestrado - Educação em Ciências | - |
Aparece nas coleções: | Dissertações |
Arquivos associados a este item:
Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
dissertacao_fonseca_2014.pdf | 2,32 MB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir |
Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.