Repositório UNIFEI UNIFEI - Campus 1: Itajubá PPG - Programas de Pós Graduação Dissertações
Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.unifei.edu.br/jspui/handle/123456789/459
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.creatorFONSECA, Alex Moreira-
dc.date.issued2014-05-29-
dc.identifier.citationFONSECA, Alex Moreira. Desenvolvimento de Aplicações com Hipermídia Online e Realidade Aumentada no Ensino de Genética. 2014. 78 f. Dissertação (Mestrado Profissional em Ensino de Ciências) – Universidade Federal de Itajubá, Itajubá, 2014.pt_BR
dc.identifier.urihttps://repositorio.unifei.edu.br/jspui/handle/123456789/459-
dc.description.abstractA literatura, no âmbito da biologia, mostra que o conhecimento evolui de forma mais dinâmica que nossas técnicas de ensino. É necessário discutir, em educação novas mídias e tecnologias juntamente às ideias clássicas para proporcionar ao aluno uma aprendizagem completa. O ensino de genética vem enfrentando dificuldades pela falta de laboratório específico na maior parte das escolas públicas e por ser considerado complexo pelos alunos. Este trabalho busca demonstrar as potencialidades do uso de mídias interativas on-line e realidade aumentada para o ensino de genética no ensino médio. Para isso foi desenvolvida uma aplicação de interatividade para os alunos por meio do Framework RE-MIIO (Mídia Interativa Integrada Online com Realidade Aumentada) que utiliza a tecnologia HTML (HyperText Markup Language) e pode ser acessado de qualquer lugar, e a ferramenta Flaras para construção de recursos com realidade aumenta, o ambiente consiste em uma página web com hiperlinks e elementos visuais de genética, onde cada elemento aponta para uma caixa, na qual o aluno pode interagir por meio do mouse com recursos multimídia: um texto base do assunto, um vídeo explicativo, uma representação em 3D do elemento, uma narração com comentários do professor, um jogo em Realidade aumentada, para fixar os conceitos aprendidos e uma página Web. Para interação com a realidade aumentada o aluno aponta um marcador impresso em papel para a webcam e visualiza no monitor os elementos virtuais projetados no ambiente real. O projeto foi realizado com alunos do 2º ano do Ensino Médio do Instituto Federal do Rio de Janeiro – IFRJ, com auxílio da professora de Biologia. Um projeto piloto foi realizado e contou com a participação de 15 alunos e posteriormente, o experimento final foi aplicado a 66 alunos de 4 turmas, que utilizaram a aplicação, durante as aulas de biologia e responderam a um questionário que avaliou de forma qualitativa a interação com a aplicação, a motivação para a realização das tarefas propostas e a compreensão do tema genética. Foi possível identificar que a aplicação serviu para melhorar o desempenho dos estudantes e a sua motivação. Os resultados obtidos demonstram que os alunos aprovaram a utilização do recurso na disciplina, visto que facilita a visualização dos fenômenos biológicos e a abstração dos conceitos.pt_BR
dc.language.isopt_BRpt_BR
dc.titleDesenvolvimento de Aplicações com Hipermídia Online e Realidade Aumentada no Ensino de Genética.pt_BR
dc.typeDissertaçãopt_BR
dc.placeItajubápt_BR
dc.pages78 p.pt_BR
dc.keywords.portugueseGenéticapt_BR
dc.keywords.portugueseMídia Interativa Integrada Online - MIIOpt_BR
dc.keywords.portugueseRealidade Aumentadapt_BR
dc.keywords.portugueseMotivaçãopt_BR
dc.keywords.portugueseHiperlinkspt_BR
dc.keywords.portugueseTecnologia de Informação e Comunicação - TICpt_BR
dc.keywords.englishGeneticspt_BR
dc.keywords.englishInteractive Media Integrated Onlinept_BR
dc.keywords.englishAugmented Realitypt_BR
dc.keywords.englishMotivationpt_BR
dc.keywords.englishHyperlinkspt_BR
dc.keywords.englishInformation and Communication Technology - ICTpt_BR
dc.orientador.principalKIRNER, Cláudio-
dc.place.presentationUniversidade Federal de Itajubápt_BR
dc.pg.programaEnsino de Ciências – Mestrado Profissionalpt_BR
dc.pg.areaTecnologias de Informação e Comunicação no Ensino de Ciênciaspt_BR
dc.date.available2016-05-10T12:35:11Z-
dc.date.accessioned2016-05-10T12:35:11Z-
dc.publisher.departmentIFQ - Instituto de Física e Química-
dc.publisher.programPrograma de Pós-Graduação: Mestrado - Educação em Ciências-
Aparece nas coleções:Dissertações

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
dissertacao_fonseca_2014.pdf2,32 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.