Repositório UNIFEI UNIFEI - Campus 1: Itajubá PPG - Programas de Pós Graduação Dissertações
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dc.creatorALVES, Márcia da Conceição Pereira-
dc.date.issued2014-10-29-
dc.identifier.citationALVES, Márcia da Conceição Pereira. Desenvolvimento, Educação e Qualidade: Uma interpretação do Índice de Desenvolvimento da Educação Básica (IDEB). 2014. 129 f. Dissertação (Mestrado em Desenvolvimento, Tecnologias e Sociedade) – Universidade Federal de Itajubá, Itajubá, 2014.pt_BR
dc.identifier.urihttps://repositorio.unifei.edu.br/jspui/handle/123456789/463-
dc.description.abstractEsta pesquisa se dedica a compreender as dimensões engendradas no Índice de Desenvolvimento da Educação Básica (IDEB), instituído pelo Decreto nº 6.094/2007, como indicador de qualidade em educação e de desempenho para o Programa de Metas e Compromissos Todos pela Educação. Para tanto, a aposta foi uma pesquisa qualitativa, pelo uso do método de revisão bibliográfica, pesquisa documental e coleta de dados, utilizando-se como recurso metodológico para o tratamento dos dados empíricos princípios da Análise de Discurso. O percurso da pesquisa foi à identificação do cenário de surgimento do IDEB, o exame dos discursos em torno do IDEB e uma análise o sobre o que representa o IDEB para o governo federal versus a prática educativa. O estudo revelou que o índice possui dimensões políticas e simbólicas que se confrontam no ambiente escolar, provocando uma mudança de sentidos na escola pública. Essa mudança de sentidos da escola pública sinaliza para um avanço dos enunciados mercadológicos sobre a Educação, por isso, torna-se relevante, dada à importância da educação no cenário contemporâneo, repensar a função do indicador na política educacional, postulando-o apenas como indicador numérico na função redistributiva da União e desvinculando-o da função de indicador de qualidade na educação por conta do efeito simbólico que essa denominação (de indicar qualidade em educação) produz no imaginário escolar. Pois, a qualidade em educação está para além dos testes padronizados do IDEB, mas nas diversas e complexas dimensões da experiência que laceiam a transmissão da cultura pela educação. Nesta proposta de discussão, a pesquisa foi empreendida no Programa de Mestrado em Desenvolvimento, Tecnologias e Sociedade na linha de pesquisa em Desenvolvimento e Sociedade. Essa linha de pesquisa tem como proposta pensar sobre o desenvolvimento em suas inúmeras facetas, levando-se em consideração o papel do Estado, do mercado, da sociedade civil e dos movimentos sociais. O trabalho aqui delineado é importante para a área do desenvolvimento humano e social na aposta de contribuir para a melhoria da política nacional de qualidade na educação, por propor um relacionamento crítico e de resistência com os enunciados criados (e disseminados) pelo mercado para o campo da educação pública, na medida em que explicita as contradições da política pública eleita como pilar do desenvolvimento nacional e por abordar uma argumentação teórica e prática do enlace entre a educação (de qualidade) e o desenvolvimento, abarcando suas possibilidades e limitações.pt_BR
dc.language.isopt_BRpt_BR
dc.titleDesenvolvimento, Educação e Qualidade: Uma interpretação do Índice de Desenvolvimento da Educação Básica (IDEB).pt_BR
dc.typeDissertaçãopt_BR
dc.placeItajubápt_BR
dc.pages129 p.pt_BR
dc.keywords.portugueseIDEBpt_BR
dc.keywords.portugueseDesenvolvimentopt_BR
dc.keywords.portugueseQualidade na Educaçãopt_BR
dc.keywords.portuguesePolíticas Educacionaispt_BR
dc.keywords.englishDevelopmentpt_BR
dc.keywords.englishQuality in Educationpt_BR
dc.keywords.englishEducational Policypt_BR
dc.orientador.principalRODRIGUES, Rogério-
dc.place.presentationUniversidade Federal de Itajubápt_BR
dc.pg.programaMestrado em Desenvolvimento, Tecnologias e Sociedadept_BR
dc.pg.areaDesenvolvimento e Sociedadept_BR
dc.date.available2016-05-17T12:52:49Z-
dc.date.accessioned2016-05-17T12:52:49Z-
dc.publisher.departmentIRN - Instituto de Recursos Naturais-
dc.publisher.programPrograma de Pós-Graduação: Mestrado - Desenvolvimento, Tecnologias e Sociedade-
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