Repositório UNIFEI UNIFEI - Campus 1: Itajubá PPG - Programas de Pós Graduação Dissertações
Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.unifei.edu.br/jspui/handle/123456789/469
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.creatorSOUZA, Thainá Alvim de-
dc.date.issued2016-02-26-
dc.identifier.citationSOUZA, Thainá Alvim de. Ciência Forense como lugar Interdisciplinar no Ensino Médio: Uma experiência docente. 2016. 131 f. Dissertação (Mestrado Profissional em Ensino de Ciências) – Universidade Federal de Itajubá, Itajubá, 2016.pt_BR
dc.identifier.urihttps://repositorio.unifei.edu.br/jspui/handle/123456789/469-
dc.description.abstractA presente pesquisa trata de como propor uma abordagem de ensino problematizadora, no âmbito do Ensino de Ciências que favoreça o desenvolvimento de atitudes investigativas e interdisciplinares, por meio do tema “Ciência Forense e Investigação Criminal”. Um Ambiente Interativo de Aprendizagem (AIA) foi planejado para oferecer situações-problema e recursos aos participantes, de modo que eles pudessem ao interagir com os cenários virtual e presencial, expressar suas ideias, a fim de resolverem o problema proposto. Os participantes desta pesquisa foram 22 alunos do Ensino Médio de uma escola pública da cidade de Santos Dumont (MG). Propôs-se avaliar nesta pesquisa o potencial interdisciplinar da Ciência Forense e Investigação Criminal por meio do método de problematização no âmbito educacional. Os dados coletados constituíram-se dos materiais produzidos pelos alunos durante a aplicação do módulo didático, tais como respostas a guias de reflexão, questionários, fichas de observação direta bem como um grupo denominado “Forenses” criado no WhatsApp, utilizando-se de análise qualitativa de dados para chegar aos resultados da pesquisa. Os resultados obtidos podem servir de referência para a definição e implementação de estratégias de ensino na área de Ciências, bem como para outras áreas da Educação Básica.pt_BR
dc.language.isopt_BRpt_BR
dc.titleCiência Forense como lugar Interdisciplinar no Ensino Médio: Uma experiência docente.pt_BR
dc.typeDissertaçãopt_BR
dc.placeItajubápt_BR
dc.pages131 p.pt_BR
dc.keywords.portugueseEnsino de Ciênciaspt_BR
dc.keywords.portugueseInterdisciplinaridadept_BR
dc.keywords.portugueseProblematizaçãopt_BR
dc.keywords.portugueseMódulos Didáticospt_BR
dc.keywords.englishTeaching Sciencept_BR
dc.keywords.englishInterdisciplinaritypt_BR
dc.keywords.englishProblematizationpt_BR
dc.keywords.englishDidactics Modulespt_BR
dc.orientador.principalSTANO, Rita de Cássia Magalhães Trindade-
dc.orientador.coorientadorFIGUEIREDO FILHO, Newton de-
dc.place.presentationUniversidade Federal de Itajubápt_BR
dc.pg.programaEnsino de Ciências – Mestrado Profissionalpt_BR
dc.pg.areaEnsino de Ciênciaspt_BR
dc.date.available2016-05-31T17:56:57Z-
dc.date.accessioned2016-05-31T17:56:57Z-
dc.publisher.departmentIFQ - Instituto de Física e Química-
dc.publisher.programPrograma de Pós-Graduação: Mestrado - Educação em Ciências-
Aparece nas coleções:Dissertações

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
dissertacao_souza1_2016.pdf4,01 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.