Use este identificador para citar ou linkar para este item:
https://repositorio.unifei.edu.br/jspui/handle/123456789/469
Registro completo de metadados
Campo DC | Valor | Idioma |
---|---|---|
dc.creator | SOUZA, Thainá Alvim de | - |
dc.date.issued | 2016-02-26 | - |
dc.identifier.citation | SOUZA, Thainá Alvim de. Ciência Forense como lugar Interdisciplinar no Ensino Médio: Uma experiência docente. 2016. 131 f. Dissertação (Mestrado Profissional em Ensino de Ciências) – Universidade Federal de Itajubá, Itajubá, 2016. | pt_BR |
dc.identifier.uri | https://repositorio.unifei.edu.br/jspui/handle/123456789/469 | - |
dc.description.abstract | A presente pesquisa trata de como propor uma abordagem de ensino problematizadora, no âmbito do Ensino de Ciências que favoreça o desenvolvimento de atitudes investigativas e interdisciplinares, por meio do tema “Ciência Forense e Investigação Criminal”. Um Ambiente Interativo de Aprendizagem (AIA) foi planejado para oferecer situações-problema e recursos aos participantes, de modo que eles pudessem ao interagir com os cenários virtual e presencial, expressar suas ideias, a fim de resolverem o problema proposto. Os participantes desta pesquisa foram 22 alunos do Ensino Médio de uma escola pública da cidade de Santos Dumont (MG). Propôs-se avaliar nesta pesquisa o potencial interdisciplinar da Ciência Forense e Investigação Criminal por meio do método de problematização no âmbito educacional. Os dados coletados constituíram-se dos materiais produzidos pelos alunos durante a aplicação do módulo didático, tais como respostas a guias de reflexão, questionários, fichas de observação direta bem como um grupo denominado “Forenses” criado no WhatsApp, utilizando-se de análise qualitativa de dados para chegar aos resultados da pesquisa. Os resultados obtidos podem servir de referência para a definição e implementação de estratégias de ensino na área de Ciências, bem como para outras áreas da Educação Básica. | pt_BR |
dc.language.iso | pt_BR | pt_BR |
dc.title | Ciência Forense como lugar Interdisciplinar no Ensino Médio: Uma experiência docente. | pt_BR |
dc.type | Dissertação | pt_BR |
dc.place | Itajubá | pt_BR |
dc.pages | 131 p. | pt_BR |
dc.keywords.portuguese | Ensino de Ciências | pt_BR |
dc.keywords.portuguese | Interdisciplinaridade | pt_BR |
dc.keywords.portuguese | Problematização | pt_BR |
dc.keywords.portuguese | Módulos Didáticos | pt_BR |
dc.keywords.english | Teaching Science | pt_BR |
dc.keywords.english | Interdisciplinarity | pt_BR |
dc.keywords.english | Problematization | pt_BR |
dc.keywords.english | Didactics Modules | pt_BR |
dc.orientador.principal | STANO, Rita de Cássia Magalhães Trindade | - |
dc.orientador.coorientador | FIGUEIREDO FILHO, Newton de | - |
dc.place.presentation | Universidade Federal de Itajubá | pt_BR |
dc.pg.programa | Ensino de Ciências – Mestrado Profissional | pt_BR |
dc.pg.area | Ensino de Ciências | pt_BR |
dc.date.available | 2016-05-31T17:56:57Z | - |
dc.date.accessioned | 2016-05-31T17:56:57Z | - |
dc.publisher.department | IFQ - Instituto de Física e Química | - |
dc.publisher.program | Programa de Pós-Graduação: Mestrado - Educação em Ciências | - |
Aparece nas coleções: | Dissertações |
Arquivos associados a este item:
Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
dissertacao_souza1_2016.pdf | 4,01 MB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir |
Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.