Use este identificador para citar ou linkar para este item:
https://repositorio.unifei.edu.br/jspui/handle/123456789/471
Registro completo de metadados
Campo DC | Valor | Idioma |
---|---|---|
dc.creator | SANTOS, Vanessa Aparecida | - |
dc.date.issued | 2016-03-31 | - |
dc.identifier.citation | SANTOS, Vanessa Aparecida. “Tenho um Tablet, e agora?”: Narrativas de professores de Ciências sobre a inserção da Tecnologia Digital na prática docente. 2016. 97 f. Dissertação (Mestrado Profissional em Ensino de Ciências) – Universidade Federal de Itajubá, Itajubá, 2016. | pt_BR |
dc.identifier.uri | https://repositorio.unifei.edu.br/jspui/handle/123456789/471 | - |
dc.description.abstract | A sociedade mudou, tornou-se informatizada e o professor, juntamente com a escola, se depara com uma diferente realidade, onde alunos convivem cotidianamente com Tecnologias Digitais Móveis (TDM), em um cenário que, cada vez mais, tem exigido professores adaptados a esses contornos. Esse é o contexto no qual este estudo se desenvolve tendo por objetivo investigar os efeitos do processo de construção de narrativas digitais na percepção de professores de ciências sobre o uso dos tablets na prática docente. Trata-se de um estudo qualitativo cujo percurso metodológico se desenvolveu a partir da confecção de narrativas digitais que permitiram ao professor rememorar suas experiências relacionadas à tecnologia, em especial ao uso pedagógico do tablet. Nesse percurso, foram realizados encontros com os sujeitos de pesquisa para socialização de situações vividas por eles em sala de aula e para orientá-los quanto à confecção das narrativas digitais. Além disso, foram realizadas entrevistas semiestruturadas visando à triangulação dos dados para análise. Diante da organização dos dados obtidos emergiram os eixos temáticos denominados: a) Influências da relação pessoal e profissional com a tecnologia no processo de apropriação tecnológica; b) O papel motivador das narrativas digitais nas ações dos professores em relação ao uso das tecnologias; c) Implicações da produção das narrativas digitais sobre o papel do professor frente ao uso de tecnologias. Após a análise, foi possível concluir que o pouco contato com a tecnologia durante a formação inicial do professor resulta em algumas dificuldades no processo de inserção dos recursos digitais em sala de aula; a comodidade impede que o professor se aproxime das tecnologias e as insira em suas aulas; a experiência de confeccionar narrativas utilizando recursos digitais promoveu movimentos de aproximação e curiosidade em relação a esses recursos. Verificamos ainda que: a) a proposta de narrar as experiências com o tablet em sala de aula incentivou os docentes a fazerem uso pedagógico desse recurso tecnológico; b) a produção da narrativa digital conduziu os sujeitos a uma reflexão sobre o papel do professor frente ao uso pedagógico das tecnologias, e esse fato contribuiu com o processo de formação continuada dos sujeitos investigados. | pt_BR |
dc.language.iso | pt_BR | pt_BR |
dc.title | “Tenho um Tablet, e agora?”: Narrativas de professores de Ciências sobre a inserção da Tecnologia Digital na prática docente. | pt_BR |
dc.type | Dissertação | pt_BR |
dc.place | Itajubá | pt_BR |
dc.pages | 97 p. | pt_BR |
dc.keywords.portuguese | Tablet | pt_BR |
dc.keywords.portuguese | Narrativas digitais | pt_BR |
dc.keywords.portuguese | Formação de professores | pt_BR |
dc.keywords.portuguese | Ensino de Ciências | pt_BR |
dc.keywords.portuguese | Tecnologias Digitais de Informação e Comunicação | pt_BR |
dc.keywords.english | Digital Storytelling | pt_BR |
dc.keywords.english | Teacher Training | pt_BR |
dc.keywords.english | Science Teaching | pt_BR |
dc.keywords.english | ICT | pt_BR |
dc.orientador.principal | REZENDE JUNIOR, Mikael Frank | - |
dc.place.presentation | Universidade Federal de Itajubá | pt_BR |
dc.pg.programa | Ensino de Ciências – Mestrado Profissional | pt_BR |
dc.pg.area | Ensino de Ciências | pt_BR |
dc.date.available | 2016-05-31T18:44:47Z | - |
dc.date.accessioned | 2016-05-31T18:44:47Z | - |
dc.publisher.department | IFQ - Instituto de Física e Química | - |
dc.publisher.program | Programa de Pós-Graduação: Mestrado - Educação em Ciências | - |
Aparece nas coleções: | Dissertações |
Arquivos associados a este item:
Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
dissertacao_santos2_2016.pdf | 1,46 MB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir |
Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.