Repositório UNIFEI UNIFEI - Campus 1: Itajubá PPG - Programas de Pós Graduação Dissertações
Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.unifei.edu.br/jspui/handle/123456789/480
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.creatorMOTA, Geovânia Pereira dos Reis-
dc.date.issued2016-02-30-
dc.identifier.citationMOTA, Geovânia Pereira Dos Reis. A revista Pesquisa FAPESP como recurso para abordagem da sociologia da ciência em sala de aula: análise de textos e aplicação de atividade didática. 2016. 115 f. Dissertação (Mestrado Profissional em Ensino de Ciências) – Universidade Federal de Itajubá, Itajubá, 2016.pt_BR
dc.identifier.urihttps://repositorio.unifei.edu.br/jspui/handle/123456789/480-
dc.description.abstractVários pesquisadores têm discutido a importância da abordagem de aspectos da história, filosofia e sociologia da ciência para a educação em ciência. Também têm discutido as diferentes visões sobre o fazer ciência que os materiais de divulgação científica podem veicular. Neste contexto, realizamos inicialmente uma revisão bibliográfica na qual analisamos trabalhos publicados na área de ensino de ciências que descrevem a aplicação de atividades didáticas direcionadas à abordagem de aspectos da natureza da ciência na educação básica. Analisamos nos trabalhos os seguintes aspectos: contextos de aplicação das atividades (escola, nível de ensino, disciplina); objetivos didáticos; tipos de materiais didáticos usados; estratégias utilizadas; e contribuições das atividades. Nessa revisão bibliográfica verificamos a importância de recursos e estratégias que proporcionem aos estudantes uma visão mais adequada sobre a prática da ciência. Nessa perspectiva, a finalidade desta pesquisa é estudar o potencial de textos de divulgação científica (TDC) da revista Pesquisa FAPESP como recurso para a abordagem da sociologia da ciência em sala de aula. Adotamos como referencial teórico os estudos da sociologia da ciência de Bruno Latour. Analisamos os textos “Como explicar um coração tão divido” e “Correr faz bem” da referida revista, utilizando a metodologia de Análise Textual Discursiva. Na etapa seguinte da pesquisa, utilizamos o referido texto em uma atividade didática aplicada em uma turma de primeiro ano ensino médio. Nessa atividade, os alunos produziram histórias em quadrinhos (HQ) baseadas na leitura do texto. Analisamos duas HQ produzidas pelos alunos, adotando a metodologia de Análise Semiótica de Imagens. Os TDC analisados evidenciaram diversos aspectos da prática da ciência e do trabalho do cientista, tais como o trabalho coletivo, a colaboração entre pares, a importância das publicações, a arte da persuasão, argumento de autoridade e entre outros. Nas HQ analisadas, verificamos que vários aspectos dessa natureza foram colocados em destaque pelo aluno. A análise dos dados indica que os textos da revista Pesquisa FAPESP podem auxiliar os estudantes na compreensão de aspectos da prática da ciência.pt_BR
dc.language.isopt_BRpt_BR
dc.titleA revista Pesquisa FAPESP como recurso para abordagem da sociologia da ciência em sala de aula: análise de textos e aplicação de atividade didática.pt_BR
dc.typeDissertaçãopt_BR
dc.placeItajubápt_BR
dc.pages115 p.pt_BR
dc.keywords.portugueseTexto de divulgação científicapt_BR
dc.keywords.portugueseSociologia da ciênciapt_BR
dc.keywords.portugueseRevista Pesquisa FAPESPpt_BR
dc.keywords.portugueseRecurso didáticopt_BR
dc.keywords.englishPopular scientific textpt_BR
dc.keywords.englishSociology of sciencept_BR
dc.keywords.englishPesquisa FAPESP magazinept_BR
dc.keywords.englishDidactic resourcept_BR
dc.orientador.principalOLIVEIRA, Jane Raquel Silva de-
dc.place.presentationUniversidade Federal de Itajubápt_BR
dc.pg.programaEnsino de Ciências – Mestrado Profissionalpt_BR
dc.pg.areaEnsino e Aprendizagempt_BR
dc.date.available2016-06-08T17:51:22Z-
dc.date.accessioned2016-06-08T17:51:22Z-
dc.publisher.departmentIFQ - Instituto de Física e Química-
dc.publisher.programPrograma de Pós-Graduação: Mestrado - Educação em Ciências-
Aparece nas coleções:Dissertações

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
dissertacao_mota1_2016.pdf4,11 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.