Repositório UNIFEI UNIFEI - Campus 1: Itajubá PPG - Programas de Pós Graduação Dissertações
Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.unifei.edu.br/jspui/handle/123456789/488
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.creatorSAIA, Ana Lucia-
dc.date.issued2014-08-29-
dc.identifier.citationSAIA, Ana Lucia. Educação de surdos em Itajubá: Dos fragmentos históricos aos dias atuais. 2014. 175 f. Dissertação (Mestrado em Desenvolvimento, Tecnologias e Sociedade) – Universidade Federal de Itajubá, Itajubá, 2014.pt_BR
dc.identifier.urihttps://repositorio.unifei.edu.br/jspui/handle/123456789/488-
dc.description.abstractDados oficiais sobre a educação dos alunos surdos no Brasil mostram que apenas uma pequena parcela dessas pessoas está matriculada nos bancos escolares. Já as experiências de inclusão em salas de aula com alunos ouvintes têm sido marcadas pelo despreparo dos professores e por relacionamentos superficiais com seus colegas pelo desconhecimento da língua de sinais (Libras). Diante desses dados, o presente trabalho tem por objeto conhecer a história da educação dos surdos na cidade de Itajubá-MG e o atendimento escolar oferecido no passado e nos dias atuais. A pesquisa de natureza qualitativa foi realizada através de nove entrevistas com profissionais da rede estadual de ensino que trabalharam ou ainda trabalham com esses alunos. As informações colhidas permitiram concluir que até 1995 os alunos surdos permaneceram segregados em salas especiais. Embora muitos já fossem adultos, não sabiam ler e escrever. A oportunidade de escolarização e inclusão social dos alunos surdos só ocorreu a partir 1996. Mesmo sem apoio do Estado, alguns profissionais da educação optaram pelo aprendizado da Libras para comunicação e alfabetização dos alunos surdos propiciando a eles a primeira oportunidade de aprendizado. A pesquisa evidenciou que apesar da existência de leis ainda faltam políticas públicas no atendimento desses alunos, o que desencadeia diversos problemas ao surdo, sua família, aos professores e interpretes.pt_BR
dc.language.isopt_BRpt_BR
dc.titleEducação de surdos em Itajubá: Dos fragmentos históricos aos dias atuais.pt_BR
dc.typeDissertaçãopt_BR
dc.placeItajubápt_BR
dc.pages175 p.pt_BR
dc.keywords.portugueseEducação de surdospt_BR
dc.keywords.portugueseInclusão Socialpt_BR
dc.keywords.portugueseLibraspt_BR
dc.keywords.portuguesePolíticas Públicaspt_BR
dc.keywords.portugueseSegregaçãopt_BR
dc.keywords.englishDeaf educationpt_BR
dc.keywords.englishSocial Inclusionpt_BR
dc.keywords.englishPoundspt_BR
dc.keywords.englishPublic Policypt_BR
dc.keywords.englishSegregationpt_BR
dc.orientador.principalNUNES, Sylvia da Silveira-
dc.place.presentationUniversidade Federal de Itajubápt_BR
dc.pg.programaMestrado em Desenvolvimento, Tecnologias e Sociedadept_BR
dc.pg.areaDesenvolvimento, Tecnologias e Sociedadept_BR
dc.date.available2016-06-10T19:02:12Z-
dc.date.accessioned2016-06-10T19:02:12Z-
dc.publisher.departmentIRN - Instituto de Recursos Naturais-
dc.publisher.programPrograma de Pós-Graduação: Mestrado - Desenvolvimento, Tecnologias e Sociedade-
Aparece nas coleções:Dissertações

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
dissertacao_saia_2014.pdf944,1 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.