Use este identificador para citar ou linkar para este item:
https://repositorio.unifei.edu.br/jspui/handle/123456789/501
Registro completo de metadados
Campo DC | Valor | Idioma |
---|---|---|
dc.creator | CORRÊA, Polyana Ribeiro de Assis | - |
dc.date.issued | 2016-06-03 | - |
dc.identifier.citation | CORRÊA, Polyana Ribeiro de Assis. Desenvolvimento, Tecnologias e Educação: A Sociedade da Informática e o uso das tecnologias no processo de alfabetização. 2016. 100 f. Dissertação (Mestrado em em Desenvolvimento, Tecnologias e Sociedade) – Universidade Federal de Itajubá, Itajubá, 2016. | pt_BR |
dc.identifier.uri | https://repositorio.unifei.edu.br/jspui/handle/123456789/501 | - |
dc.description.abstract | Na sociedade contemporânea, há a veiculação das tecnologias à qualidade na educação. Entretanto, defende-se neste trabalho uma concepção de qualidade na educação que está além dos instrumentos tecnológicos disponíveis e que vai ao encontro do processo ensino-aprendizagem em si, englobando a relação humana, as trocas ocorridas entre professor e aluno e que configuram a educação como instrumento para o desenvolvimento para além do que é proposto pelo sistema capitalista. Diante dessa concepção, levanta-se a indagação: qual o papel das tecnologias (livros, blogs, computadores e prática docente) no processo de construção de aprendizagem, principalmente, no processo de alfabetização? Assim, o trabalho propõe-se a analisar uma distinção das tecnologias nas práticas de alfabetização que podem ser compreendidas como processo (a didática) ou como instrumentos e se constituem como elementos necessários para a realização desse processo educativo. Quanto aos procedimentos metodológicos, a pesquisa caracteriza-se como um estudo de caso de natureza qualitativa numa unidade escolar situada em um município do interior de São Paulo (SP), nos 1º, 2º e 3º anos do Ensino Fundamental que possui diversos recursos tecnológicos e a análise partirá do uso feito desses recursos diante das práticas educativas no processo de alfabetização em paralelo ao que é apresentado pelo Plano Nacional da Educação e pelo Pacto Todos pela Alfabetização na Idade Certa. Diante da pesquisa, percebemos que os recursos tecnológicos deveriam ser usados na concepção de processo e não de produtos, para se pensar a prática docente e o processo de alfabetização, contudo, as práticas observadas não podem, na maioria, ser consideradas como tecnologias de processo, por se perceber práticas muito repetitivas e por vezes vazias que se concentram numa visão tradicionalista da educação, na qual o aluno é tratado como depósito de matérias e não como um sujeito construtor de seu conhecimento. Não se permitiu, durante as observações em sala de aula, ao aluno a descoberta, mas a disciplina e a repetição nos exercícios realizados, evidenciando a característica da escola em acomodar corpos. | pt_BR |
dc.language.iso | pt_BR | pt_BR |
dc.title | Desenvolvimento, Tecnologias e Educação: A Sociedade da Informática e o uso das tecnologias no processo de alfabetização. | pt_BR |
dc.type | Dissertação | pt_BR |
dc.área.concentração | Programa de Pós-Graduação: Mestrado - Desenvolvimento, Tecnologias e Sociedade | - |
dc.place | Itajubá | pt_BR |
dc.pages | 100 p. | pt_BR |
dc.keywords.portuguese | Tecnologias na educação | pt_BR |
dc.keywords.portuguese | Processo de alfabetização | pt_BR |
dc.keywords.portuguese | Educação básica | pt_BR |
dc.keywords.portuguese | Sociedade da informática | pt_BR |
dc.keywords.portuguese | Trabalho docente | pt_BR |
dc.orientador.principal | RODRIGUES, Rogério | - |
dc.place.presentation | Universidade Federal de Itajubá | pt_BR |
dc.pg.programa | Mestrado em Desenvolvimento, Tecnologias e Sociedade | pt_BR |
dc.date.available | 2016-07-04T14:43:40Z | - |
dc.date.accessioned | 2016-07-04T14:43:40Z | - |
dc.publisher.department | IRN - Instituto de Recursos Naturais | - |
dc.publisher.program | Programa de Pós-Graduação: Mestrado - Desenvolvimento, Tecnologias e Sociedade | - |
Aparece nas coleções: | Dissertações |
Arquivos associados a este item:
Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
dissertacao_correa_2016.pdf | 523,87 kB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir |
Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.