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https://repositorio.unifei.edu.br/jspui/handle/123456789/532
Registro completo de metadados
Campo DC | Valor | Idioma |
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dc.creator | MOURA, José Daniel de Souza | - |
dc.date.issued | 2016-03-29 | - |
dc.identifier.citation | MOURA, José Daniel de Souza. Avaliação das Propriedades Mecânicas e do Comportamento em Fadiga da Liga de Alumínio AA413.1 usada em Rodas Automotivas. 2016. 87 f. Dissertação (Mestrado Profissional em Engenharia de Materiais) – Universidade Federal de Itajubá, Itajubá, 2016. | pt_BR |
dc.identifier.uri | https://repositorio.unifei.edu.br/jspui/handle/123456789/532 | - |
dc.description.abstract | Atualmente, um dos principais focos do setor industrial está na redução dos custos de fabricação. A indústria automotiva também busca aperfeiçoar seus projetos para fabricar veículos que apresentem menor consumo de combustível, decorrente da redução de peso e do aumento na eficiência do motor. Estas duas condições são importantes no estabelecimento do diferencial entre empresas concorrentes. Desta forma, a substituição de materiais pesados por outros mais leves, e/ou que apresentem maior facilidade de fabricação, é uma tendência que contribui para atingir este diferencial. As rodas veiculares são indispensáveis à movimentação de um veículo, além de importantes componentes de segurança. No caso das rodas fabricadas a partir de ligas de alumínio, a substituição de uma liga endurecível por tratamentos térmicos por outra, cujas propriedades mecânicas são obtidas diretamente na fundição em molde permanente e baixa pressão, pode representar uma economia significativa na redução do tempo de fabricação e na eliminação de etapas que despendem elevada energia e altos investimentos em equipamentos. Neste trabalho foram avaliadas as propriedades mecânicas da liga de alumínio AA413.1 fundida em molde permanente e vazada em baixa pressão e sua correlação com a estrutura interna. Os corpos de prova para os ensaios de tração e de fadiga por flexão rotativa foram retirados das aletas da roda. O limite de resistência à fadiga para 10⁶ ciclos obtido foi 91 MPa, enquanto o nível médio de porosidade foi de 1,2 % e o espaçamento interdendrítico secundário de 33±4 μm. O alongamento obtido foi de 3,64±0,14 %, e os limites de escoamento e de resistência à tração ficaram, respectivamente, em 80±4 MPa e 165±5 MPa. | pt_BR |
dc.language.iso | pt_BR | pt_BR |
dc.title | Avaliação das Propriedades Mecânicas e do Comportamento em Fadiga da Liga de Alumínio AA413.1 usada em Rodas Automotivas. | pt_BR |
dc.type | Dissertação | pt_BR |
dc.place | Itajubá | pt_BR |
dc.pages | 87 p. | pt_BR |
dc.keywords.portuguese | Roda automotiva | pt_BR |
dc.keywords.portuguese | Fadiga | pt_BR |
dc.keywords.portuguese | Flexão rotativa | pt_BR |
dc.keywords.portuguese | Ligas de alumínio | pt_BR |
dc.keywords.english | Automotive wheel | pt_BR |
dc.keywords.english | Fatigue | pt_BR |
dc.keywords.english | Rotating bending machine | pt_BR |
dc.keywords.english | Aluminum Alloy | pt_BR |
dc.orientador.principal | CHAVES, Ricardo Risso | - |
dc.orientador.coorientador | CASTRO, Carlos Alberto Carvalho | - |
dc.place.presentation | Universidade Federal de Itajubá | pt_BR |
dc.pg.programa | Engenharia de Materiais - Mestrado Profissional | pt_BR |
dc.date.available | 2016-08-25T18:26:43Z | - |
dc.date.accessioned | 2016-08-25T18:26:43Z | - |
dc.publisher.department | IFQ - Instituto de Física e Química | - |
dc.publisher.program | Programa de Pós-Graduação: Mestrado - Materiais para Engenharia | - |
Aparece nas coleções: | Dissertações |
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Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
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