Repositório UNIFEI UNIFEI - Campus 1: Itajubá PPG - Programas de Pós Graduação Dissertações
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dc.creatorMOURA, José Daniel de Souza-
dc.date.issued2016-03-29-
dc.identifier.citationMOURA, José Daniel de Souza. Avaliação das Propriedades Mecânicas e do Comportamento em Fadiga da Liga de Alumínio AA413.1 usada em Rodas Automotivas. 2016. 87 f. Dissertação (Mestrado Profissional em Engenharia de Materiais) – Universidade Federal de Itajubá, Itajubá, 2016.pt_BR
dc.identifier.urihttps://repositorio.unifei.edu.br/jspui/handle/123456789/532-
dc.description.abstractAtualmente, um dos principais focos do setor industrial está na redução dos custos de fabricação. A indústria automotiva também busca aperfeiçoar seus projetos para fabricar veículos que apresentem menor consumo de combustível, decorrente da redução de peso e do aumento na eficiência do motor. Estas duas condições são importantes no estabelecimento do diferencial entre empresas concorrentes. Desta forma, a substituição de materiais pesados por outros mais leves, e/ou que apresentem maior facilidade de fabricação, é uma tendência que contribui para atingir este diferencial. As rodas veiculares são indispensáveis à movimentação de um veículo, além de importantes componentes de segurança. No caso das rodas fabricadas a partir de ligas de alumínio, a substituição de uma liga endurecível por tratamentos térmicos por outra, cujas propriedades mecânicas são obtidas diretamente na fundição em molde permanente e baixa pressão, pode representar uma economia significativa na redução do tempo de fabricação e na eliminação de etapas que despendem elevada energia e altos investimentos em equipamentos. Neste trabalho foram avaliadas as propriedades mecânicas da liga de alumínio AA413.1 fundida em molde permanente e vazada em baixa pressão e sua correlação com a estrutura interna. Os corpos de prova para os ensaios de tração e de fadiga por flexão rotativa foram retirados das aletas da roda. O limite de resistência à fadiga para 10⁶ ciclos obtido foi 91 MPa, enquanto o nível médio de porosidade foi de 1,2 % e o espaçamento interdendrítico secundário de 33±4 μm. O alongamento obtido foi de 3,64±0,14 %, e os limites de escoamento e de resistência à tração ficaram, respectivamente, em 80±4 MPa e 165±5 MPa.pt_BR
dc.language.isopt_BRpt_BR
dc.titleAvaliação das Propriedades Mecânicas e do Comportamento em Fadiga da Liga de Alumínio AA413.1 usada em Rodas Automotivas.pt_BR
dc.typeDissertaçãopt_BR
dc.placeItajubápt_BR
dc.pages87 p.pt_BR
dc.keywords.portugueseRoda automotivapt_BR
dc.keywords.portugueseFadigapt_BR
dc.keywords.portugueseFlexão rotativapt_BR
dc.keywords.portugueseLigas de alumíniopt_BR
dc.keywords.englishAutomotive wheelpt_BR
dc.keywords.englishFatiguept_BR
dc.keywords.englishRotating bending machinept_BR
dc.keywords.englishAluminum Alloypt_BR
dc.orientador.principalCHAVES, Ricardo Risso-
dc.orientador.coorientadorCASTRO, Carlos Alberto Carvalho-
dc.place.presentationUniversidade Federal de Itajubápt_BR
dc.pg.programaEngenharia de Materiais - Mestrado Profissionalpt_BR
dc.date.available2016-08-25T18:26:43Z-
dc.date.accessioned2016-08-25T18:26:43Z-
dc.publisher.departmentIFQ - Instituto de Física e Química-
dc.publisher.programPrograma de Pós-Graduação: Mestrado - Materiais para Engenharia-
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