Repositório UNIFEI UNIFEI - Campus 1: Itajubá PPG - Programas de Pós Graduação Dissertações
Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.unifei.edu.br/jspui/handle/123456789/548
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.creatorMIMESSI, Soraya D’Angelo-
dc.date.issued2014-08-29-
dc.identifier.citationMIMESSI, Soraya D’Angelo. Desenvolvimento e Educação Bilíngue para surdos: caminhos e descaminhos na busca de aprendizagem. 2014. 84 f. Dissertação (Mestrado em Desenvolvimento, Tecnologias e Sociedade) – Universidade Federal de Itajubá, Itajubá, 2014.pt_BR
dc.identifier.urihttps://repositorio.unifei.edu.br/jspui/handle/123456789/548-
dc.description.abstractA presente investigação é fruto das discussões realizadas dentro da linha de pesquisa “Desenvolvimento e Sociedade” do PPG DTecS da Unifei. Tendo em vista a concepção de desenvolvimento das potencialidades humanas presente no fenômeno educativo, a pesquisa investiga o que está por trás das configurações de ensino e aprendizagem em uma escola intitulada bilíngue situada no estado de São Paulo, uma vez que, o currículo dessa escola abrange a Língua Portuguesa e a Língua Brasileira de Sinais (Libras). O objetivo desse estudo foi analisar as configurações do ensino e aprendizagem da educação de alunos surdos de uma escola pública que passou a se intitular bilíngue. A metodologia utilizada foi construída por meio da pesquisa qualitativa envolvendo entrevistas informais com docentes; leitura e análise documental da Ata de Assessoria da escola; observação da estrutura pedagógica escolar; observação da dinâmica de ensino e aprendizagem em sala de aula e entrevista semiestruturada com a professora que atua na Sala de Recursos na referida escola bilíngue. Como resultado, foi observado um ambiente não bilíngue, construído com força legislativa, mas frágil na valorização e disseminação da Libras e da aquisição da Língua Portuguesa escrita. Contudo, foi possível perceber um espaço que tenta construir o bilinguismo em meio a várias adversidades. Sendo o ensino bilíngue um desafio para o ensino em geral e para o ensino público, o desafio posto é a superação da reprodução de antigos problemas da educação inclusiva e exclusão social de algumas minorias.pt_BR
dc.language.isopt_BRpt_BR
dc.titleDesenvolvimento e Educação Bilíngue para surdos: caminhos e descaminhos na busca de aprendizagem.pt_BR
dc.typeDissertaçãopt_BR
dc.placeItajubápt_BR
dc.pages84 p.pt_BR
dc.keywords.portugueseEducação Bilínguept_BR
dc.keywords.portugueseSurdopt_BR
dc.keywords.portugueseBilinguismopt_BR
dc.keywords.englishBilingual Educationpt_BR
dc.keywords.englishDeafpt_BR
dc.keywords.englishBilingualismpt_BR
dc.orientador.principalNUNES, Sylvia da Silveira-
dc.place.presentationUniversidade Federal de Itajubápt_BR
dc.pg.programaMestrado em Desenvolvimento, Tecnologias e Sociedadept_BR
dc.pg.areaDesenvolvimento, Tecnologias e Sociedadept_BR
dc.date.available2016-08-31T17:55:49Z-
dc.date.accessioned2016-08-31T17:55:49Z-
dc.publisher.departmentIRN - Instituto de Recursos Naturais-
dc.publisher.programPrograma de Pós-Graduação: Mestrado - Desenvolvimento, Tecnologias e Sociedade-
Aparece nas coleções:Dissertações

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
dissertacao_mimessi_2014.pdf900,84 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.