Use este identificador para citar ou linkar para este item:
https://repositorio.unifei.edu.br/jspui/handle/123456789/548
Registro completo de metadados
Campo DC | Valor | Idioma |
---|---|---|
dc.creator | MIMESSI, Soraya D’Angelo | - |
dc.date.issued | 2014-08-29 | - |
dc.identifier.citation | MIMESSI, Soraya D’Angelo. Desenvolvimento e Educação Bilíngue para surdos: caminhos e descaminhos na busca de aprendizagem. 2014. 84 f. Dissertação (Mestrado em Desenvolvimento, Tecnologias e Sociedade) – Universidade Federal de Itajubá, Itajubá, 2014. | pt_BR |
dc.identifier.uri | https://repositorio.unifei.edu.br/jspui/handle/123456789/548 | - |
dc.description.abstract | A presente investigação é fruto das discussões realizadas dentro da linha de pesquisa “Desenvolvimento e Sociedade” do PPG DTecS da Unifei. Tendo em vista a concepção de desenvolvimento das potencialidades humanas presente no fenômeno educativo, a pesquisa investiga o que está por trás das configurações de ensino e aprendizagem em uma escola intitulada bilíngue situada no estado de São Paulo, uma vez que, o currículo dessa escola abrange a Língua Portuguesa e a Língua Brasileira de Sinais (Libras). O objetivo desse estudo foi analisar as configurações do ensino e aprendizagem da educação de alunos surdos de uma escola pública que passou a se intitular bilíngue. A metodologia utilizada foi construída por meio da pesquisa qualitativa envolvendo entrevistas informais com docentes; leitura e análise documental da Ata de Assessoria da escola; observação da estrutura pedagógica escolar; observação da dinâmica de ensino e aprendizagem em sala de aula e entrevista semiestruturada com a professora que atua na Sala de Recursos na referida escola bilíngue. Como resultado, foi observado um ambiente não bilíngue, construído com força legislativa, mas frágil na valorização e disseminação da Libras e da aquisição da Língua Portuguesa escrita. Contudo, foi possível perceber um espaço que tenta construir o bilinguismo em meio a várias adversidades. Sendo o ensino bilíngue um desafio para o ensino em geral e para o ensino público, o desafio posto é a superação da reprodução de antigos problemas da educação inclusiva e exclusão social de algumas minorias. | pt_BR |
dc.language.iso | pt_BR | pt_BR |
dc.title | Desenvolvimento e Educação Bilíngue para surdos: caminhos e descaminhos na busca de aprendizagem. | pt_BR |
dc.type | Dissertação | pt_BR |
dc.place | Itajubá | pt_BR |
dc.pages | 84 p. | pt_BR |
dc.keywords.portuguese | Educação Bilíngue | pt_BR |
dc.keywords.portuguese | Surdo | pt_BR |
dc.keywords.portuguese | Bilinguismo | pt_BR |
dc.keywords.english | Bilingual Education | pt_BR |
dc.keywords.english | Deaf | pt_BR |
dc.keywords.english | Bilingualism | pt_BR |
dc.orientador.principal | NUNES, Sylvia da Silveira | - |
dc.place.presentation | Universidade Federal de Itajubá | pt_BR |
dc.pg.programa | Mestrado em Desenvolvimento, Tecnologias e Sociedade | pt_BR |
dc.pg.area | Desenvolvimento, Tecnologias e Sociedade | pt_BR |
dc.date.available | 2016-08-31T17:55:49Z | - |
dc.date.accessioned | 2016-08-31T17:55:49Z | - |
dc.publisher.department | IRN - Instituto de Recursos Naturais | - |
dc.publisher.program | Programa de Pós-Graduação: Mestrado - Desenvolvimento, Tecnologias e Sociedade | - |
Aparece nas coleções: | Dissertações |
Arquivos associados a este item:
Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
dissertacao_mimessi_2014.pdf | 900,84 kB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir |
Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.