Use este identificador para citar ou linkar para este item:
https://repositorio.unifei.edu.br/jspui/handle/123456789/563
Registro completo de metadados
Campo DC | Valor | Idioma |
---|---|---|
dc.creator | REIS, Regina Sallete Fernandes | - |
dc.date.issued | 2016-07-04 | - |
dc.identifier.citation | REIS, Regina Sallete Fernandes. A Geometria na formação continuada de professores que ensinam Matemática nos anos iniciais do Ensino Fundamental. 2016. 86 f. Dissertação (Mestrado Profissional em Ensino de Ciências) – Universidade Federal de Itajubá, Itajubá, 2016. | pt_BR |
dc.identifier.uri | https://repositorio.unifei.edu.br/jspui/handle/123456789/563 | - |
dc.description.abstract | Este trabalho teve como propósito proporcionar a reflexão de docentes das escolas municipais de educação básica de Piranguinho - MG, com um curso de formação continuada, no que se refere ao conteúdo de geometria para essa etapa de ensino, desenvolvendo uma abordagem de cunho qualitativo, no qual o pesquisador é participante e busca compreender, ressaltar, refletir, repensar e transformar a prática pedagógica dele e de outros professores que compartilham o conteúdo de geometria dos anos iniciais por meio desse curso. O objetivo é promover uma reflexão dos docentes com um olhar cuidadoso ao conteúdo de geometria, nos anos iniciais do Ensino Fundamental, de forma a facilitar a compreensão, o entendimento e, a partir daí, repensar a prática, desfazendo o receio dos professores em trabalhar com temas de geometria. Adotamos para essa pesquisa a metodologia de Thomas A. Romberg e por ser um mestrado profissional desenvolveu-se como produto final um material de apoio para os professores dessa etapa de ensino. Na pesquisa utilizamos questionários, entrevistas e relatos compondo a coleta de evidências. A insegurança e o receio dos professores em trabalhar com um conteúdo de matemática é grande, com isso, essa pesquisa proporcionou um curso de formação continuada em que os professores puderam fazer trocas e enriquecer seus conhecimentos, levando-os a repensar sua aprendizagem e sua prática, auxiliando na mudança de postura destes profissionais. Nos relatos e entrevistas percebemos que as atividades foram úteis e importantes para a reflexão dos professores, eles aplicaram em suas aulas e demonstraram em seus comentários que buscaram os conceitos quanto aos assuntos abordados durante o curso. É durante a formação continuada que o professor busca apoio e segurança para aprimorar sua prática pedagógica, complementá-la com a do outro, através da troca de experiência, da reflexão do repensar as suas aulas e seu conhecimento. | pt_BR |
dc.language.iso | pt_BR | pt_BR |
dc.title | A Geometria na formação continuada de professores que ensinam Matemática nos anos iniciais do Ensino Fundamental. | pt_BR |
dc.type | Dissertação | pt_BR |
dc.place | Itajubá | pt_BR |
dc.pages | 86 p. | pt_BR |
dc.keywords.portuguese | Pensamento Geométrico | pt_BR |
dc.keywords.portuguese | Teoria dos Van Hiele | pt_BR |
dc.keywords.portuguese | Metodologia de Romberg | pt_BR |
dc.keywords.english | Geometric thinking | pt_BR |
dc.keywords.english | Van Hiele theory | pt_BR |
dc.keywords.english | Romberg methodology | pt_BR |
dc.orientador.principal | MARCATTO, Flávia Sueli Fabiani | - |
dc.place.presentation | Universidade Federal de Itajubá | pt_BR |
dc.pg.programa | Ensino de Ciências – Mestrado Profissional | pt_BR |
dc.pg.area | Ensino de Ciências | pt_BR |
dc.date.available | 2016-09-08T12:12:57Z | - |
dc.date.accessioned | 2016-09-08T12:12:57Z | - |
dc.publisher.department | IFQ - Instituto de Física e Química | - |
dc.publisher.program | Programa de Pós-Graduação: Mestrado - Educação em Ciências | - |
Aparece nas coleções: | Dissertações |
Arquivos associados a este item:
Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
dissertacao_reis2_2016.pdf | 1,08 MB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir |
Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.