Repositório UNIFEI UNIFEI - Campus 1: Itajubá PPG - Programas de Pós Graduação Dissertações
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dc.creatorSANTOS, Flaviana Totti Custódio dos-
dc.date.issued2016-08-10-
dc.identifier.citationSANTOS, Flaviana Totti Custódio dos. Os produtores rurais e a adoção das Tecnologias de Informação e Comunicação: um estudo de caso sobre os morangueiros do município de Pouso Alegre. 2016. 85 f. Dissertação (Mestrado em Desenvolvimento, Tecnologias e Sociedade) – Universidade Federal de Itajubá, Itajubá, 2016.pt_BR
dc.identifier.urihttps://repositorio.unifei.edu.br/jspui/handle/123456789/570-
dc.description.abstractNos dias de hoje, usar a informação de maneira mais eficiente torna-se um diferencial; o que exige dos agricultores práticas gerenciais eficientes pautadas, por exemplo, na adoção das Tecnologias de Informação e Comunicação (TICs) para a inserção dos produtos agrícolas em um mercado cada vez mais globalizado. A ideia inicial desta pesquisa foi verificar se os morangueiros usam TICs, sobretudo a Internet, para a produção e a comercialização do morango; e se não usam, verificar o porquê de não usarem. Com isso objetivou-se analisar a adoção das TICs no que tange à comunicação e à troca de informações pelos morangueiros de Pouso Alegre/Sul de Minas Gerais, considerando as condições de acesso desses agricultores a tal tecnologia. De forma específica, buscou-se identificar o perfil dos morangueiros de Pouso Alegre; quais os tipos de Tecnologias de Informação e Comunicação eles têm acesso; e os motivos responsáveis pela utilização ou não utilização das Tecnologias de Informação e Comunicação na produção e comercialização do morango. O método utilizado foi o estudo de caso, de natureza quali-quantitativa, cuja abordagem utilizada compreendeu a pesquisa a campo para aplicação de questionário predominantemente estruturado. Por meio do levantamento de dados, buscou-se analisar a adoção das TICs, especificamente a Internet, pelos morangueiros de Pouso Alegre/Sul de Minas Gerais, considerando as condições de acesso desses agricultores a tal tecnologia. Em uma amostra de 165 estabelecimentos agropecuários, cujo morangueiro possui o perfil de proprietário, verificou-se que, na maioria dos casos, há limitações de tempo e interesse para utilização das TICs na produção/comercialização do morango e faz-se necessário criar estratégias e tomar decisões econômicas para implementá-las nesse tipo de negócio.pt_BR
dc.language.isopt_BRpt_BR
dc.titleOs produtores rurais e a adoção das Tecnologias de Informação e Comunicação: um estudo de caso sobre os morangueiros do município de Pouso Alegre.pt_BR
dc.typeDissertaçãopt_BR
dc.placeItajubápt_BR
dc.pages85 p.pt_BR
dc.keywords.portugueseMorangueirospt_BR
dc.keywords.portugueseTecnologias de Informação e Comunicaçãopt_BR
dc.keywords.portugueseInternetpt_BR
dc.keywords.portugueseDesenvolvimento Localpt_BR
dc.keywords.englishStrawberriespt_BR
dc.keywords.englishInformation Technologies and Communicationpt_BR
dc.keywords.englishLocal Developmentpt_BR
dc.orientador.principalMATTEDI, Adriana Prest-
dc.orientador.coorientadorREZENDE, Marcelo Lacerda-
dc.place.presentationUniversidade Federal de Itajubápt_BR
dc.pg.programaMestrado em Desenvolvimento, Tecnologias e Sociedadept_BR
dc.date.available2016-09-09T14:00:10Z-
dc.date.accessioned2016-09-09T14:00:10Z-
dc.publisher.departmentIRN - Instituto de Recursos Naturais-
dc.publisher.programPrograma de Pós-Graduação: Mestrado - Desenvolvimento, Tecnologias e Sociedade-
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