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https://repositorio.unifei.edu.br/jspui/handle/123456789/600
Registro completo de metadados
Campo DC | Valor | Idioma |
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dc.creator | BARBOSA, Josirene de Carvalho | - |
dc.date.issued | 2016-09-20 | - |
dc.identifier.citation | BARBOSA, Josirene de Carvalho. Entre discursos, políticas e sujeitos: Reflexões sobre o desenvolvimento no âmbito das políticas públicas para o Ensino Médio. 2016. 180 f. Dissertação (Mestrado em Desenvolvimento, Tecnologias e Sociedade) – Universidade Federal de Itajubá, Itajubá, 2016. | pt_BR |
dc.identifier.uri | https://repositorio.unifei.edu.br/jspui/handle/123456789/600 | - |
dc.description.abstract | Esta pesquisa é um estudo interdisciplinar sobre o tema do desenvolvimento em sua articulação com a educação formal. Teve como objetivo compreender os sentidos produzidos pelos sujeitos de uma escola pública do Estado de Minas Gerais em relação às principais políticas educacionais pensadas para o ensino médio regular, no contexto da ideologia neoliberal e do fenômeno da globalização. Dentro desta perspectiva, buscou ampliar a reflexão sobre os sentidos hegemônicos que circulam no campo cultural/educacional e que definem as práticas e modos de ser dos sujeitos, bem como sobre as possibilidades de ruptura e de produção de outros sentidos. O estudo se propôs a responder a seguinte questão: qual a concepção de desenvolvimento subjacente às políticas públicas atuais propostas para o ensino médio? Foram utilizados recursos fotográficos e observações no cotidiano escolar, além de entrevistas semi-estruturadas e conversas informais com gestores, técnico, professores e estudantes. Para a análise dos dados, foram utilizados princípios e procedimentos da Análise do Discurso de linha francesa, derivada dos trabalhos de Michel Pêcheux e Michel Foucault. O estudo revelou que as políticas têm dado destaque ao aspecto social, porém, dentro de uma perspectiva assistencialista e compensatória, não reverberando na qualidade da educação e nem na questão do desenvolvimento. A concepção de desenvolvimento nas políticas, analisada por meio das práticas discursivas dos sujeitos, demonstra que o fator econômico ainda ressoa significativamente no contexto escolar, apesar de haver discursos contrários a esta concepção. O desenvolvimento, sob seu aspecto estritamente econômico, tem produzido novas subjetividades, porém tem contribuído mais para a alienação e sofrimento dos sujeitos do que para sua emancipação. | pt_BR |
dc.language.iso | pt_BR | pt_BR |
dc.title | Entre discursos, políticas e sujeitos: Reflexões sobre o desenvolvimento no âmbito das políticas públicas para o Ensino Médio. | pt_BR |
dc.type | Dissertação | pt_BR |
dc.place | Itajubá | pt_BR |
dc.pages | 180 p. | pt_BR |
dc.keywords.portuguese | Desenvolvimento | pt_BR |
dc.keywords.portuguese | Políticas públicas | pt_BR |
dc.keywords.portuguese | Ensino Médio | pt_BR |
dc.keywords.portuguese | Sujeito | pt_BR |
dc.keywords.english | Development | pt_BR |
dc.keywords.english | Public policy | pt_BR |
dc.keywords.english | High school | pt_BR |
dc.keywords.english | Subject | pt_BR |
dc.orientador.principal | FERRAZ, Denise Pereira de Alcantara | - |
dc.orientador.coorientador | PIMENTA, Carlos Alberto Máximo | - |
dc.place.presentation | Universidade Federal de Itajubá | pt_BR |
dc.pg.programa | Mestrado em Desenvolvimento, Tecnologias e Sociedade | pt_BR |
dc.pg.area | Desenvolvimento, Tecnologias e Sociedade | pt_BR |
dc.date.available | 2016-11-23T11:19:46Z | - |
dc.date.accessioned | 2016-11-23T11:19:46Z | - |
dc.publisher.department | IRN - Instituto de Recursos Naturais | - |
dc.publisher.program | Programa de Pós-Graduação: Mestrado - Desenvolvimento, Tecnologias e Sociedade | - |
Aparece nas coleções: | Dissertações |
Arquivos associados a este item:
Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
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dissertacao_barbosa_2016.pdf | 1,42 MB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir |
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