Repositório UNIFEI UNIFEI - Campus 1: Itajubá PPG - Programas de Pós Graduação Dissertações
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dc.creatorSOUZA, Ana Paula de-
dc.date.issued2016-09-27-
dc.identifier.citationSOUZA, Ana Paula de. Um Mapeamento da Inserção da Inclusão nos Cursos de Formação Inicial de Professores de Matemática nas Universidades Federais do Estado de Minas Gerais e no Instituto Federal do Sul de Minas Gerais. 2016. 258 f. Dissertação (Mestrado Profissional em Ensino de Ciências) – Universidade Federal de Itajubá, Itajubá, 2016.pt_BR
dc.identifier.urihttps://repositorio.unifei.edu.br/jspui/handle/123456789/606-
dc.description.abstractNa busca de uma educação de qualidade, têm-se, com frequência, discussões a respeito de alunos com Necessidades Educacionais Especiais (NEE) nas escolas regulares. Esta pesquisa investiga a inserção da prática inclusiva no processo de Formação Inicial dos Professores de Matemática e a legislação que dá sustentação a essa questão, estando inserida no campo da Educação Matemática, na perspectiva da Educação Inclusiva. O objetivo desta pesquisa consiste em sistematizar e analisar como vem sendo planejada a temática da inclusão, nos cursos de Formação Inicial de Professores de Matemática, por meio do mapeamento dos Projetos Pedagógicos de Curso (PPC) de algumas Universidades Federais do estado de Minas Gerais e do Instituto Federal localizado no Sul de Minas Gerais. A questão que direciona esta pesquisa é: “Como está sendo proposta a inserção da inclusão nos cursos de Formação Inicial de Professores de Matemática?”. Este estudo fundamenta-se na abordagem qualitativa, a produção dos dados foi desenvolvida por meio da análise documental dos PPCs de licenciatura em Matemática, na modalidade presencial, e de entrevistas semiestruturadas com coordenadores e alunos das Instituições de Ensino Superior (IES), selecionados a partir dos respectivos PPCs. Para direcionar a análise dos dados, foram usados principalmente alguns conceitos da Análise de Conteúdo. Assim, os dados foram analisados e interpretados por meio dos dados emergidos, à luz do referencial teórico e apoiado principalmente na legislação vigente. Após a investigação dos PPCs e as entrevistas com os coordenadores e alunos, foi possível fazer um mapeamento de como se dá a Formação Inicial dos Professores na temática da inclusão. Como produto desta pesquisa, foi elaborada uma proposta de trabalho para os professores sobre a temática da Educação Matemática Inclusiva nos cursos de Formação Inicial de Professores de Matemática, na qual o conteúdo foi definido com o desenvolvimento da investigação, com base nos dados e conhecimentos adquiridos e aprofundados durante a pesquisa.pt_BR
dc.language.isopt_BRpt_BR
dc.titleUm Mapeamento da Inserção da Inclusão nos Cursos de Formação Inicial de Professores de Matemática nas Universidades Federais do Estado de Minas Gerais e no Instituto Federal do Sul de Minas Gerais.pt_BR
dc.typeDissertaçãopt_BR
dc.placeItajubápt_BR
dc.pages258 p.pt_BR
dc.keywords.portugueseFormação Inicial de Professorespt_BR
dc.keywords.portugueseInclusãopt_BR
dc.keywords.portugueseProjeto Pedagógico de Cursopt_BR
dc.keywords.englishIntroductory Teacher‟s developmentpt_BR
dc.keywords.englishInclusionpt_BR
dc.keywords.englishPedagogic Project‟s coursept_BR
dc.orientador.principalMARCATTO, Flávia Sueli Fabiani-
dc.place.presentationUniversidade Federal de Itajubápt_BR
dc.pg.programaEnsino de Ciências – Mestrado Profissionalpt_BR
dc.pg.areaEnsino e Aprendizagem no Ensino de Ciênciaspt_BR
dc.date.available2016-11-24T17:45:15Z-
dc.date.accessioned2016-11-24T17:45:15Z-
dc.publisher.departmentIFQ - Instituto de Física e Química-
dc.publisher.programPrograma de Pós-Graduação: Mestrado - Educação em Ciências-
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