Use este identificador para citar ou linkar para este item:
https://repositorio.unifei.edu.br/jspui/handle/123456789/651
Registro completo de metadados
Campo DC | Valor | Idioma |
---|---|---|
dc.creator | VIEIRA, Bárbara Flávia Marques | - |
dc.date.issued | 2016-12-08 | - |
dc.identifier.citation | VIEIRA, Bárbara Flávia Marques. Uma Abordagem Baseada em Jogos Sérios Para o Ensino de Qualidade de Dados. 2016. 102 f. Dissertação (Mestrado em Ciência e Tecnologia da Computação) – Universidade Federal de Itajubá, Itajubá, 2016. | pt_BR |
dc.identifier.uri | https://repositorio.unifei.edu.br/jspui/handle/123456789/651 | - |
dc.description.abstract | Atualmente, há uma crescente preocupação com a qualidade dos produtos de informação que são gerados. Contudo, a falta de conhecimento explícito que seja efetivamente prático na área de análise e gestão da qualidade de dados pode dificultar a utilização das abordagens propostas na literatura. Neste trabalho é apresentada a compilação de ferramentas e técnicas estruturada em uma metodologia para análise e gestão de qualidade de dados, tornando-a menos subjetiva para implantação. O aprendizado de uma metodologia para a gestão da qualidade de dados exige prática. Considerando que a aplicação com fins educacionais de uma metodologia nem sempre é possível, a proposta para facilitar este aprendizado é a elaboração de um jogo digital, Data Quality Simulator, sendo o objetivo deste trabalho é o desenvolvimento deste jogo. Para isso foram realizados estudos na literatura sobre jogos de aprendizagem e características presentes em jogos. Neste trabalho também se encontra uma pesquisa de opinião sobre jogos para definição de requisitos. As metas educacionais e os requisitos estabelecidos foram mapeados em relação a estrutura do Data Quality Simulator. Além das estratégias e técnicas propostas na metodologia e do desenvolvimento do jogo, neste trabalho, é discutida a abordagem a ser utilizada para a avaliação da proposta. É apresentado resultados obtidos com a avaliação de aprendizagem, satisfação do usuário e usabilidade do jogo desenvolvido, sendo que estes positivos para o fortalecimento do uso de jogos para o ensino e prática do conteúdo. | pt_BR |
dc.language.iso | pt_BR | pt_BR |
dc.title | Uma Abordagem Baseada em Jogos Sérios Para o Ensino de Qualidade de Dados. | pt_BR |
dc.type | Dissertação | pt_BR |
dc.place | Itajubá | pt_BR |
dc.pages | 102 p. | pt_BR |
dc.keywords.portuguese | Metodologia de qualidade de dados | pt_BR |
dc.keywords.portuguese | Jogos sérios | pt_BR |
dc.keywords.portuguese | Avaliação de jogos sérios | pt_BR |
dc.keywords.english | Data quality methodology | pt_BR |
dc.keywords.english | Serious games | pt_BR |
dc.keywords.english | Evaluation of serious games | pt_BR |
dc.orientador.principal | PAULA, Melise Maria Veiga de | - |
dc.place.presentation | Universidade Federal de Itajubá | pt_BR |
dc.pg.programa | Ciência e Tecnologia da Computação | pt_BR |
dc.date.available | 2017-02-07T11:32:29Z | - |
dc.date.accessioned | 2017-02-07T11:32:29Z | - |
dc.publisher.department | IESTI - Instituto de Engenharia de Sistemas e Tecnologia da Informação | - |
dc.publisher.program | Programa de Pós-Graduação: Mestrado - Ciência e Tecnologia da Computação | - |
Aparece nas coleções: | Dissertações |
Arquivos associados a este item:
Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
dissertacao_vieira2_2016.pdf | 2,69 MB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir |
Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.