Use este identificador para citar ou linkar para este item:
https://repositorio.unifei.edu.br/jspui/handle/123456789/665
Registro completo de metadados
Campo DC | Valor | Idioma |
---|---|---|
dc.creator | SILVA, Lidia Chiaradia da | - |
dc.date.issued | 2016-12-15 | - |
dc.identifier.citation | SILVA, Lidia Chiaradia da. Autoestudo da prática docente na formação de enfermeiros. 2016. 64 f. Dissertação (Mestrado Profissional em Ensino de Ciências) – Universidade Federal de Itajubá, Itajubá, 2016. | pt_BR |
dc.identifier.uri | https://repositorio.unifei.edu.br/jspui/handle/123456789/665 | - |
dc.description.abstract | Esta dissertação aborda a experiência de se desenvolver o autoestudo, ou melhor, se envolver nesse processo. Metodologia essa, não só de estudo da prática, mas também o aprimoramento da prática docente no exercício dela no Ensino Superior. O objetivo deste estudo foi aplicar um autoestudo docente a partir de uma disciplina específica do curso de formação em enfermagem com vistas à compreensão dos mecanismos de articulação teórico-prática de enfermagem que podem apontar princípios norteadores à docência, na disciplina Enfermagem na Saúde Coletiva II na Escola de Enfermagem Wenceslau Braz de Itajubá-MG. O trabalho fundamentou-se na abordagem qualitativa e, para atender aos objetivos propostos, aplicou-se um instrumento de relato diário, descrevendo passo a passo as atividades propostas e o relato de heteroavaliação preenchido pela docente, avaliando práticas utilizadas, bem como o grupo focal como tipo de entrevista em grupo que valoriza a comunicação entre os participantes da pesquisa a fim de gerar dados. Foram 18 sujeitos que atenderam aos critérios para participação do estudo e responderam a autoavaliação, cujas aulas foram ministradas no período de fevereiro a maio de 2016. Como análise, evidenciamos a importância da articulação teoria-prática no processo de aprendizagem, inclusive na saúde, onde o espaço da sala de aula se expande para as Unidades de Saúde possibilitando um aprendizado significativo. Evidenciamos que o exercício de mediação do professor entre a atividade do aluno e a curiosidade epistemológica precisa ser trabalhada no planejamento e na execução da docência. Reconhecemos que os saberes pedagógicos emergem à medida que o professor desenvolve sua prática, ou seja, o cotidiano da profissão tem forte influência no desenvolvimento desses saberes e não apenas proveniente da sua formação. Nesse sentido, compreendemos que a experiência de se desenvolver o autoestudo, torna o professor ainda mais confiante em suas habilidades de ensinar os alunos; mais ativo e independente ao lidar com situações difíceis que surgem durante as aulas e mais seguro ao adquirir hábitos e habilidades de pesquisa para analisar de uma maneira mais profunda suas estratégias de ensino. | pt_BR |
dc.language.iso | pt_BR | pt_BR |
dc.title | Autoestudo da prática docente na formação de enfermeiros. | pt_BR |
dc.type | Dissertação | pt_BR |
dc.place | Itajubá | pt_BR |
dc.pages | 64 p. | pt_BR |
dc.keywords.portuguese | Formação em Enfermagem | pt_BR |
dc.keywords.portuguese | Autoestudo | pt_BR |
dc.keywords.portuguese | Prática Docente | pt_BR |
dc.keywords.portuguese | Teoria-Prática | pt_BR |
dc.keywords.english | Nursing Training | pt_BR |
dc.keywords.english | Self-Study | pt_BR |
dc.keywords.english | Teachers Practice | pt_BR |
dc.keywords.english | Theory-Practice | pt_BR |
dc.orientador.principal | STANO, Rita de Cássia Magalhães Trindade | - |
dc.place.presentation | Universidade Federal de Itajubá | pt_BR |
dc.pg.programa | Ensino de Ciências – Mestrado Profissional | pt_BR |
dc.pg.area | Tecnologia da Informação e Comunicação no Ensino de Ciências | pt_BR |
dc.date.available | 2017-02-15T16:29:47Z | - |
dc.date.accessioned | 2017-02-15T16:29:47Z | - |
dc.publisher.department | IFQ - Instituto de Física e Química | - |
dc.publisher.program | Programa de Pós-Graduação: Mestrado - Educação em Ciências | - |
Aparece nas coleções: | Dissertações |
Arquivos associados a este item:
Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
dissertacao_silva8_2016.pdf | 2,25 MB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir |
Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.