Repositório UNIFEI UNIFEI - Campus 1: Itajubá PPG - Programas de Pós Graduação Dissertações
Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.unifei.edu.br/jspui/handle/123456789/665
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.creatorSILVA, Lidia Chiaradia da-
dc.date.issued2016-12-15-
dc.identifier.citationSILVA, Lidia Chiaradia da. Autoestudo da prática docente na formação de enfermeiros. 2016. 64 f. Dissertação (Mestrado Profissional em Ensino de Ciências) – Universidade Federal de Itajubá, Itajubá, 2016.pt_BR
dc.identifier.urihttps://repositorio.unifei.edu.br/jspui/handle/123456789/665-
dc.description.abstractEsta dissertação aborda a experiência de se desenvolver o autoestudo, ou melhor, se envolver nesse processo. Metodologia essa, não só de estudo da prática, mas também o aprimoramento da prática docente no exercício dela no Ensino Superior. O objetivo deste estudo foi aplicar um autoestudo docente a partir de uma disciplina específica do curso de formação em enfermagem com vistas à compreensão dos mecanismos de articulação teórico-prática de enfermagem que podem apontar princípios norteadores à docência, na disciplina Enfermagem na Saúde Coletiva II na Escola de Enfermagem Wenceslau Braz de Itajubá-MG. O trabalho fundamentou-se na abordagem qualitativa e, para atender aos objetivos propostos, aplicou-se um instrumento de relato diário, descrevendo passo a passo as atividades propostas e o relato de heteroavaliação preenchido pela docente, avaliando práticas utilizadas, bem como o grupo focal como tipo de entrevista em grupo que valoriza a comunicação entre os participantes da pesquisa a fim de gerar dados. Foram 18 sujeitos que atenderam aos critérios para participação do estudo e responderam a autoavaliação, cujas aulas foram ministradas no período de fevereiro a maio de 2016. Como análise, evidenciamos a importância da articulação teoria-prática no processo de aprendizagem, inclusive na saúde, onde o espaço da sala de aula se expande para as Unidades de Saúde possibilitando um aprendizado significativo. Evidenciamos que o exercício de mediação do professor entre a atividade do aluno e a curiosidade epistemológica precisa ser trabalhada no planejamento e na execução da docência. Reconhecemos que os saberes pedagógicos emergem à medida que o professor desenvolve sua prática, ou seja, o cotidiano da profissão tem forte influência no desenvolvimento desses saberes e não apenas proveniente da sua formação. Nesse sentido, compreendemos que a experiência de se desenvolver o autoestudo, torna o professor ainda mais confiante em suas habilidades de ensinar os alunos; mais ativo e independente ao lidar com situações difíceis que surgem durante as aulas e mais seguro ao adquirir hábitos e habilidades de pesquisa para analisar de uma maneira mais profunda suas estratégias de ensino.pt_BR
dc.language.isopt_BRpt_BR
dc.titleAutoestudo da prática docente na formação de enfermeiros.pt_BR
dc.typeDissertaçãopt_BR
dc.placeItajubápt_BR
dc.pages64 p.pt_BR
dc.keywords.portugueseFormação em Enfermagempt_BR
dc.keywords.portugueseAutoestudopt_BR
dc.keywords.portuguesePrática Docentept_BR
dc.keywords.portugueseTeoria-Práticapt_BR
dc.keywords.englishNursing Trainingpt_BR
dc.keywords.englishSelf-Studypt_BR
dc.keywords.englishTeachers Practicept_BR
dc.keywords.englishTheory-Practicept_BR
dc.orientador.principalSTANO, Rita de Cássia Magalhães Trindade-
dc.place.presentationUniversidade Federal de Itajubápt_BR
dc.pg.programaEnsino de Ciências – Mestrado Profissionalpt_BR
dc.pg.areaTecnologia da Informação e Comunicação no Ensino de Ciênciaspt_BR
dc.date.available2017-02-15T16:29:47Z-
dc.date.accessioned2017-02-15T16:29:47Z-
dc.publisher.departmentIFQ - Instituto de Física e Química-
dc.publisher.programPrograma de Pós-Graduação: Mestrado - Educação em Ciências-
Aparece nas coleções:Dissertações

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
dissertacao_silva8_2016.pdf2,25 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.