Repositório UNIFEI UNIFEI - Campus 1: Itajubá PPG - Programas de Pós Graduação Dissertações
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dc.creatorCAMPOS, Rafaella Barrêto-
dc.date.issued2017-02-
dc.identifier.citationCAMPOS, Rafaella Barrêto. Comparação do desempenho de diferentes técnicas de controle aplicadas a dinâmica de voo de aeronaves. 2017. 142 f. Dissertação (Mestrado em Engenharia Mecânica) – Universidade Federal de Itajubá, Itajubá, 2017.pt_BR
dc.identifier.urihttps://repositorio.unifei.edu.br/jspui/handle/123456789/691-
dc.description.abstractAs aeronaves nem sempre têm qualidades de voo adequadas e estudos visando uma melhora neste quesito vem sendo feitos por diferentes pesquisadores. Uma forma de melhorar as qualidades de voo das aeronaves, sem a necessidade de grandes mudanças no projeto inicial das mesmas, é obtida com a implementação de leis de controle de voo que auxiliam o piloto no comando da aeronave. Esta estratégia vem sendo bastante avaliada e estudada na indústria aeronáutica moderna. O presente trabalho apresenta um estudo detalhado, via simulações numéricas e controle de voo, acerca do uso de leis de controle para controlar a dinâmica de duas aeronaves: uma aeronave rígida e outra flexível. As leis de controle utilizadas foram i) controle proporcional derivativo integrativo, ii) regulador integrativo universal, iii) inversão dinâmica e iv) sliding mode. As aeronaves utilizadas foram Mirage III que é uma aeronave rígida e uma aeronave flexível, com a metodologia NFNS_s (Non Linear Flight Dynamics – Non Linear Structural Dynamics, strain based formulation), NFNS_s190 (AEROFLEX), buscando um maior desempenho dos sistemas de controle, sem afetar a segurança de voo. Foi realizada uma comparação dessas técnicas de controle com base em resultados de simulações feitas para verificar o desempenho e sintonia dos controladores. Foram notadas diferenças entre os tipos de controle. As causas encontradas para estas diferenças indicam algumas melhorias necessárias na obtenção dos ganhos ótimos para obter melhores resultados. Os resultados demonstram eficácia das leis de controle projetadas.pt_BR
dc.language.isopt_BRpt_BR
dc.titleComparação do desempenho de diferentes técnicas de controle aplicadas a dinâmica de voo de aeronaves.pt_BR
dc.typeDissertaçãopt_BR
dc.placeItajubápt_BR
dc.pages142 p.pt_BR
dc.keywords.portugueseAeronave flexívelpt_BR
dc.keywords.portugueseSimulação de voopt_BR
dc.keywords.portugueseControle de voopt_BR
dc.keywords.portugueseLeis de controlept_BR
dc.keywords.portugueseControle PIDpt_BR
dc.keywords.portugueseRegulador integrativo universalpt_BR
dc.keywords.portugueseInversão dinâmicapt_BR
dc.keywords.portugueseSliding modept_BR
dc.keywords.portugueseControle não linearpt_BR
dc.keywords.englishFlexible aircraftpt_BR
dc.keywords.englishFlight simulationpt_BR
dc.keywords.englishFlight controlpt_BR
dc.keywords.englishControl lawspt_BR
dc.keywords.englishPID controlpt_BR
dc.keywords.englishUniversal integrative regulatorpt_BR
dc.keywords.englishDynamic inversionpt_BR
dc.keywords.englishSliding mode purept_BR
dc.orientador.principalCUNHA JUNIOR, Sebastião Simões da-
dc.orientador.coorientadorSOUSA, Marcelo Santiago de-
dc.place.presentationUniversidade Federal de Itajubápt_BR
dc.pg.programaEngenharia Mecânicapt_BR
dc.pg.areaProjeto, Materiais e Processospt_BR
dc.date.available2017-03-17T17:50:59Z-
dc.date.accessioned2017-03-17T17:50:59Z-
dc.publisher.departmentIEM - Instituto de Engenharia Mecânica-
dc.publisher.programPrograma de Pós-Graduação: Mestrado - Engenharia Mecânica-
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