Repositório UNIFEI UNIFEI - Campus 1: Itajubá PPG - Programas de Pós Graduação Dissertações
Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.unifei.edu.br/jspui/handle/123456789/715
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.creatorNOGUEIRA, D’Andréa do Rosário-
dc.date.issued2017-03-
dc.identifier.citationNOGUEIRA, D’Andréa do Rosário. Investigação de características de autonomia docente em um grupo de planejamento conjunto de professores da educação básica. 2017. 158 f. Dissertação (Mestrado Profissional em Ensino de Ciências) – Universidade Federal de Itajubá, Itajubá, 2017.pt_BR
dc.identifier.urihttps://repositorio.unifei.edu.br/jspui/handle/123456789/715-
dc.description.abstractApresentamos aqui os resultados de uma pesquisa de mestrado que teve por objetivo a análise das características de autonomia docente decorrentes da instauração de um Grupo de Planejamento Conjunto (GPC) em uma escola pública de Minas Gerais, do qual participam professores desta escola e a pesquisadora, que também é professora da escola. Percebemos que a autonomia docente está na união de ideias e de ideais, no compartilhar de desafios e dificuldades e na busca coletiva de resultados. Particularmente, o GPC tratou de uma questão ambiental, que é o lixo eletrônico, uma das muitas facetas de uma questão mais ampla e que foi a escolha da pesquisadora, que é a produção e o consumo de lixo plástico na escola, em uma abordagem CTS. O objetivo da pesquisa é a busca de elementos que caracterizem a autonomia docente e também de elementos da constituição do planejamento conjunto sobre a questão tema a ser trabalhada. Optamos por uma pesquisa qualitativa, usando a pesquisa participante. Para a interpretação dos dados, foi realizada uma análise categorial articulada aos referenciais teóricos discutidos ao longo do trabalho. Ao final deste processo, pudemos apontar contribuições importantes sobre as relações entre os docentes e também como esta interação favoreceu a autonomia docente a partir do momento em que os membros do grupo se apropriaram do conhecimento. Por fim, apontamos ainda caminhos relevantes para as pesquisas da área a partir da união entre docentes.pt_BR
dc.language.isopt_BRpt_BR
dc.titleInvestigação de características de autonomia docente em um grupo de planejamento conjunto de professores da educação básica.pt_BR
dc.typeDissertaçãopt_BR
dc.placeItajubápt_BR
dc.pages158 p.pt_BR
dc.keywords.portugueseGrupo de Planejamento Conjuntopt_BR
dc.keywords.portugueseEscola públicapt_BR
dc.keywords.portugueseMinas Geraispt_BR
dc.keywords.portugueseAutonomia docentept_BR
dc.keywords.portugueseLixo eletrônicopt_BR
dc.keywords.portugueseLixo plásticopt_BR
dc.orientador.principalSILVA, João Ricardo Neves da-
dc.place.presentationUniversidade Federal de Itajubápt_BR
dc.pg.programaEnsino de Ciências – Mestrado Profissionalpt_BR
dc.date.available2017-04-06T12:33:07Z-
dc.date.accessioned2017-04-06T12:33:07Z-
dc.publisher.departmentIFQ - Instituto de Física e Química-
dc.publisher.programPrograma de Pós-Graduação: Mestrado - Educação em Ciências-
Aparece nas coleções:Dissertações

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
dissertacao_nogueira1_2017.pdf1,51 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.