Use este identificador para citar ou linkar para este item:
https://repositorio.unifei.edu.br/jspui/handle/123456789/717
Registro completo de metadados
Campo DC | Valor | Idioma |
---|---|---|
dc.creator | FERNANDES, Marina Machado | - |
dc.date.issued | 2017-07-03 | - |
dc.identifier.citation | FERNANDES, Marina Machado. A Arte no Ensino de Biologia: Análise dos Livros Didáticos. 2016. 73 f. Dissertação (Mestrado Profissional em Ensino de Ciências) – Universidade Federal de Itajubá, Itajubá, 2016. | pt_BR |
dc.identifier.uri | https://repositorio.unifei.edu.br/jspui/handle/123456789/717 | - |
dc.description.abstract | O presente trabalho pretende ampliar o olhar docente através da análise de imagens presentes nos livros didáticos de Ciências do oitavo ano do Ensino Fundamental. Foi realizada uma pesquisa documental na cidade de Itajubá-MG, selecionando os livros didáticos usados nas escolas públicas, e em seguida, foi feito um levantamento de imagens que trouxessem um potencial gerador de significados. Diante desse material, foi feita a proposta de análise para ser utilizada pelos professores. Optamos pela linha de análise de Panofsky, que propõe três níveis distintos, estabelecendo o caráter visual, sua contextualização e sua aplicação. Nesse último nível, trouxemos conceitos deleuzianos para serem abordados com os alunos. Dessa maneira, pretendemos trazer ao ambiente de ensino e aprendizagem de Ciências momentos de reflexão que concedam às imagens dos livros didáticos mais que um caráter ilustrativo. A imagem seria, nesse caso, formadora no processo cognitivo, estabelecendo um diálogo significativo entre Arte e Ciências, com ressonâncias filosóficas. Pretende-se, assim, um processo de educação que contemple não apenas conteúdos formais, mas um elo de sensibilidade, reflexão e partilha de experiências. | pt_BR |
dc.language.iso | pt_BR | pt_BR |
dc.title | A Arte no Ensino de Biologia: Análise dos Livros Didáticos. | pt_BR |
dc.type | Dissertação | pt_BR |
dc.place | Itajubá | pt_BR |
dc.pages | 73 p. | pt_BR |
dc.keywords.portuguese | Arte-Educação | pt_BR |
dc.keywords.portuguese | Livros didáticos | pt_BR |
dc.keywords.portuguese | Ciência | pt_BR |
dc.orientador.principal | STANO, Rita de Cássia Trindade | - |
dc.place.presentation | Universidade Federal de Itajubá | pt_BR |
dc.pg.programa | Ensino de Ciências – Mestrado Profissional | pt_BR |
dc.pg.area | Ensino e Aprendizagem no Ensino de Ciências | pt_BR |
dc.date.available | 2017-04-06T17:21:37Z | - |
dc.date.available | 2017-02-14 | - |
dc.date.accessioned | 2017-04-06T17:21:37Z | - |
dc.publisher.department | IFQ - Instituto de Física e Química | - |
dc.publisher.program | Programa de Pós-Graduação: Mestrado - Educação em Ciências | - |
Aparece nas coleções: | Dissertações |
Arquivos associados a este item:
Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
dissertacao_fernandes1_2016.pdf | 3,42 MB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir |
Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.