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https://repositorio.unifei.edu.br/jspui/handle/123456789/745
Registro completo de metadados
Campo DC | Valor | Idioma |
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dc.creator | AMORIM, Gabriela da Fonseca de | - |
dc.date.issued | 2014-02-26 | - |
dc.identifier.citation | AMORIM, Gabriela da Fonseca de. Modelo de avaliação do aprendizado de Seis Sigma usando a Taxonomia de Bloom revisada. 2014. 147 f. Dissertação (Mestrado em Engenharia de Produção) – Universidade Federal de Itajubá, Itajubá, 2014. | pt_BR |
dc.identifier.uri | https://repositorio.unifei.edu.br/jspui/handle/123456789/745 | - |
dc.description.abstract | O Seis Sigma é uma estratégia que auxilia na implementação de ações de melhoria em processos e tem sido adotada por milhares de empresas globalmente competitivas. Existem diferentes roteiros para implantá-la e usou-se o DMAIC (Define, Measure, Analyse, Improve e Control) neste trabalho. Para garantir o sucesso na implantação é preciso investir em treinamentos sobre a metodologia Seis Sigma (DMAIC), dentre eles destacam-se os treinamentos para a formação de Green Belts e Black Belts pois são os profissionais ligados diretamente aos projetos de melhoria. Apesar da abundância de cursos oferecidos para certificação desses profissionais, verifica-se a necessidade de um padrão de avaliação que garanta a qualidade do ensino e assegure que o profissional treinado esteja de fato apto a exercer sua função. Este trabalho visa suprir essa necessidade a partir da condução de uma pesquisa-ação para o desenvolvimento de um modelo de avaliação do aprendizado de Green Belts e Black Belts em formação que sirva de feedback para que o professor compreenda as necessidades dos alunos e de garantia da qualidade do ensino. Mas, como fazê-lo? O domínio cognitivo da Taxonomia de Bloom foi originalmente abordado em 1956, mas foi revisado e atualizado nos anos 90 por alguns alunos de Bloom. Esta versão mais atual foi usada para basear o modelo de avaliação proposto. O objetivo do trabalho é, portanto, propor um modelo baseado na Taxonomia de Bloom revisada para direcionar o treinamento e padronizar a avaliação de Green Belts e Black Belts em cada fase do roteiro DMAIC garantindo a qualidade do ensino de Seis Sigma. Para isso, foi criado um banco de questões para a elaboração de um grande número de provas distintas em cada fase do roteiro DMAIC. O modelo desenvolvido está disponível para analisar treinamentos e implicações da pesquisa-ação são discutidas ao final do trabalho. | pt_BR |
dc.language.iso | pt_BR | pt_BR |
dc.title | Modelo de avaliação do aprendizado de Seis Sigma usando a Taxonomia de Bloom revisada. | pt_BR |
dc.type | Dissertação | pt_BR |
dc.place | Itajubá | pt_BR |
dc.pages | 147 p. | pt_BR |
dc.keywords.portuguese | Modelo de avaliação do aprendizado | pt_BR |
dc.keywords.portuguese | Taxonomia de Bloom revisada | pt_BR |
dc.keywords.portuguese | DMAIC | pt_BR |
dc.keywords.portuguese | Seis Sigma | pt_BR |
dc.keywords.english | Learning evaluation model | pt_BR |
dc.keywords.english | Revised Bloom’s Taxonomy | pt_BR |
dc.keywords.english | Six Sigma | pt_BR |
dc.orientador.principal | BALESTRASSI, Pedro Paulo | - |
dc.place.presentation | Universidade Federal de Itajubá | pt_BR |
dc.pg.programa | Engenharia de Produção | pt_BR |
dc.pg.area | Qualidade e Produtos | pt_BR |
dc.date.available | 2017-05-02T17:56:48Z | - |
dc.date.accessioned | 2017-05-02T17:56:48Z | - |
dc.publisher.department | IEPG - Instituto de Engenharia de Produção e Gestão | - |
dc.publisher.program | Programa de Pós-Graduação: Mestrado - Engenharia de Produção | - |
Aparece nas coleções: | Dissertações |
Arquivos associados a este item:
Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
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