Repositório UNIFEI UNIFEI - Campus 1: Itajubá PPG - Programas de Pós Graduação Dissertações
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dc.creatorAMORIM, Gabriela da Fonseca de-
dc.date.issued2014-02-26-
dc.identifier.citationAMORIM, Gabriela da Fonseca de. Modelo de avaliação do aprendizado de Seis Sigma usando a Taxonomia de Bloom revisada. 2014. 147 f. Dissertação (Mestrado em Engenharia de Produção) – Universidade Federal de Itajubá, Itajubá, 2014.pt_BR
dc.identifier.urihttps://repositorio.unifei.edu.br/jspui/handle/123456789/745-
dc.description.abstractO Seis Sigma é uma estratégia que auxilia na implementação de ações de melhoria em processos e tem sido adotada por milhares de empresas globalmente competitivas. Existem diferentes roteiros para implantá-la e usou-se o DMAIC (Define, Measure, Analyse, Improve e Control) neste trabalho. Para garantir o sucesso na implantação é preciso investir em treinamentos sobre a metodologia Seis Sigma (DMAIC), dentre eles destacam-se os treinamentos para a formação de Green Belts e Black Belts pois são os profissionais ligados diretamente aos projetos de melhoria. Apesar da abundância de cursos oferecidos para certificação desses profissionais, verifica-se a necessidade de um padrão de avaliação que garanta a qualidade do ensino e assegure que o profissional treinado esteja de fato apto a exercer sua função. Este trabalho visa suprir essa necessidade a partir da condução de uma pesquisa-ação para o desenvolvimento de um modelo de avaliação do aprendizado de Green Belts e Black Belts em formação que sirva de feedback para que o professor compreenda as necessidades dos alunos e de garantia da qualidade do ensino. Mas, como fazê-lo? O domínio cognitivo da Taxonomia de Bloom foi originalmente abordado em 1956, mas foi revisado e atualizado nos anos 90 por alguns alunos de Bloom. Esta versão mais atual foi usada para basear o modelo de avaliação proposto. O objetivo do trabalho é, portanto, propor um modelo baseado na Taxonomia de Bloom revisada para direcionar o treinamento e padronizar a avaliação de Green Belts e Black Belts em cada fase do roteiro DMAIC garantindo a qualidade do ensino de Seis Sigma. Para isso, foi criado um banco de questões para a elaboração de um grande número de provas distintas em cada fase do roteiro DMAIC. O modelo desenvolvido está disponível para analisar treinamentos e implicações da pesquisa-ação são discutidas ao final do trabalho.pt_BR
dc.language.isopt_BRpt_BR
dc.titleModelo de avaliação do aprendizado de Seis Sigma usando a Taxonomia de Bloom revisada.pt_BR
dc.typeDissertaçãopt_BR
dc.placeItajubápt_BR
dc.pages147 p.pt_BR
dc.keywords.portugueseModelo de avaliação do aprendizadopt_BR
dc.keywords.portugueseTaxonomia de Bloom revisadapt_BR
dc.keywords.portugueseDMAICpt_BR
dc.keywords.portugueseSeis Sigmapt_BR
dc.keywords.englishLearning evaluation modelpt_BR
dc.keywords.englishRevised Bloom’s Taxonomypt_BR
dc.keywords.englishSix Sigmapt_BR
dc.orientador.principalBALESTRASSI, Pedro Paulo-
dc.place.presentationUniversidade Federal de Itajubápt_BR
dc.pg.programaEngenharia de Produçãopt_BR
dc.pg.areaQualidade e Produtospt_BR
dc.date.available2017-05-02T17:56:48Z-
dc.date.accessioned2017-05-02T17:56:48Z-
dc.publisher.departmentIEPG - Instituto de Engenharia de Produção e Gestão-
dc.publisher.programPrograma de Pós-Graduação: Mestrado - Engenharia de Produção-
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