Repositório UNIFEI UNIFEI - Campus 1: Itajubá PPG - Programas de Pós Graduação Dissertações
Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.unifei.edu.br/jspui/handle/123456789/747
Tipo: Dissertação
Título: Rastreando artefatos artesanais em um Município do Sul de Minas Gerais.
Autor(es): SILVA, Guilherme Leite Garrido
Abstract: Esta pesquisa realizou uma análise sobre os artefatos artesanais produzidos no município de Maria da Fé, no sul de Minas Gerais. Com a utilização da Actor-Network Theory (ANT), foram identificados três atores principais que pruduzem parte do artefato artesanal no município. Os procedimentos metodológicos de investigação com foco sobre o artefato foram realizados por meio de entrevistas, observações e anotações e caderno de campo, observando a Cartografia de Controvérsias como um método guia para delineamento do campo. Foi constatado que os elementos técnicos da produção artesanal e os atores interessados ao tema no município influenciaram o desenvolvimento do artesanato local, promovendo fonte de renda para a população e reconfiguração dos aspectos sociais locais. A tecnologia presente na produção artesanal possuiu interface com o design, porém se apoiou na construção discursiva para se reafirmar como ponto de referência para o artesanato brasileiro.
metadata.dc.publisher.department: IRN - Instituto de Recursos Naturais
metadata.dc.publisher.program: Programa de Pós-Graduação: Mestrado - Desenvolvimento, Tecnologias e Sociedade
Citação: SILVA, Guilherme Leite Garrido. Rastreando artefatos artesanais em um Município do Sul de Minas Gerais. 2017. 126 f. Dissertação (Mestrado em Desenvolvimento, Tecnologias e Sociedade) – Universidade Federal de Itajubá, Itajubá, 2017.
URI: https://repositorio.unifei.edu.br/jspui/handle/123456789/747
Data do documento: 2017
Aparece nas coleções:Dissertações

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
dissertacao_silva_2017.pdf4,14 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.