Use este identificador para citar ou linkar para este item:
https://repositorio.unifei.edu.br/jspui/handle/123456789/771
Registro completo de metadados
Campo DC | Valor | Idioma |
---|---|---|
dc.creator | FIGUEIREDO, Maria das Graças Mota Cruz de Assis | - |
dc.date.issued | 2013-12-13 | - |
dc.identifier.citation | FIGUEIREDO, Maria das Graças Mota Cruz de Assis. Cuidados Paliativos no currículo de formação médica: o ensino como lugar de comunidades de aprendizagem. 2013. 135 f. Dissertação (Mestrado Profissional em Ensino de Ciências) – Universidade Federal de Itajubá, Itajubá, 2013. | pt_BR |
dc.identifier.uri | https://repositorio.unifei.edu.br/jspui/handle/123456789/771 | - |
dc.description.abstract | Este trabalho apresenta a descrição e o estudo das ações didáticas da Disciplina de Tanatologia e Cuidados Paliativos (TanCP) em um curso de Medicina do sul de Minas Gerais. A disciplina em questão não é comumente oferecida na graduação de medicina e, em função disso, no país existe pouco material didático para o ensino médico de TanCP. Na grade curricular desta Faculdade a disciplina tem pequena carga horária, insuficiente para todas as ações necessárias. Criou-se, então, um projeto extracurricular denominado “A Arte do Cuidar” que se destina, entre outros objetivos, a propiciar um número maior de atividades aos alunos, e a desenvolver material didático para compartilhamento com os colegas, com outras faculdades e com a comunidade. Ao longo das ações em sala de aula e das atividades do Projeto durante os anos de 2010 a 2013 constatou-se que professora e alunos constroem Comunidades de Aprendizado capazes de transformar o conhecimento em profundo e vivencial, além de alterar positivamente os papéis tradicionais de professor e aluno. Este trabalho sugere que a experiência em questão pode ser replicada no ensino de outras disciplinas na formação médica ou mesmo em outras áreas do conhecimento. Sugere também que a inclusão de uma disciplina como TanCP no currículo das escolas de medicina pode contribuir para uma transformação positiva e necessária no perfil do médico atual. | pt_BR |
dc.language.iso | pt_BR | pt_BR |
dc.title | Cuidados Paliativos no currículo de formação médica: o ensino como lugar de comunidades de aprendizagem. | pt_BR |
dc.type | Dissertação | pt_BR |
dc.place | Itajubá | pt_BR |
dc.pages | 135 p. | pt_BR |
dc.keywords.portuguese | Tanatologia | pt_BR |
dc.keywords.portuguese | Cuidados Paliativos | pt_BR |
dc.keywords.portuguese | Ensino-Aprendizagem | pt_BR |
dc.keywords.portuguese | Comunidade de Aprendizagem | pt_BR |
dc.keywords.english | Thanatology | pt_BR |
dc.keywords.english | Palliative Care | pt_BR |
dc.keywords.english | Teaching and Learning | pt_BR |
dc.keywords.english | Learning Community | pt_BR |
dc.orientador.principal | STANO, Magalhães Trindade | - |
dc.place.presentation | Universidade Federal de Itajubá | pt_BR |
dc.pg.programa | Ensino de Ciências – Mestrado Profissional | pt_BR |
dc.pg.area | Ensino de Ciências | pt_BR |
dc.date.available | 2017-05-22T17:44:57Z | - |
dc.date.accessioned | 2017-05-22T17:44:57Z | - |
dc.publisher.department | IFQ - Instituto de Física e Química | - |
dc.publisher.program | Programa de Pós-Graduação: Mestrado - Educação em Ciências | - |
Aparece nas coleções: | Dissertações |
Arquivos associados a este item:
Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
dissertacao_figueiredo_2013.pdf | 2,45 MB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir |
Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.