Repositório UNIFEI UNIFEI - Campus 1: Itajubá PPG - Programas de Pós Graduação Dissertações
Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.unifei.edu.br/jspui/handle/123456789/771
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.creatorFIGUEIREDO, Maria das Graças Mota Cruz de Assis-
dc.date.issued2013-12-13-
dc.identifier.citationFIGUEIREDO, Maria das Graças Mota Cruz de Assis. Cuidados Paliativos no currículo de formação médica: o ensino como lugar de comunidades de aprendizagem. 2013. 135 f. Dissertação (Mestrado Profissional em Ensino de Ciências) – Universidade Federal de Itajubá, Itajubá, 2013.pt_BR
dc.identifier.urihttps://repositorio.unifei.edu.br/jspui/handle/123456789/771-
dc.description.abstractEste trabalho apresenta a descrição e o estudo das ações didáticas da Disciplina de Tanatologia e Cuidados Paliativos (TanCP) em um curso de Medicina do sul de Minas Gerais. A disciplina em questão não é comumente oferecida na graduação de medicina e, em função disso, no país existe pouco material didático para o ensino médico de TanCP. Na grade curricular desta Faculdade a disciplina tem pequena carga horária, insuficiente para todas as ações necessárias. Criou-se, então, um projeto extracurricular denominado “A Arte do Cuidar” que se destina, entre outros objetivos, a propiciar um número maior de atividades aos alunos, e a desenvolver material didático para compartilhamento com os colegas, com outras faculdades e com a comunidade. Ao longo das ações em sala de aula e das atividades do Projeto durante os anos de 2010 a 2013 constatou-se que professora e alunos constroem Comunidades de Aprendizado capazes de transformar o conhecimento em profundo e vivencial, além de alterar positivamente os papéis tradicionais de professor e aluno. Este trabalho sugere que a experiência em questão pode ser replicada no ensino de outras disciplinas na formação médica ou mesmo em outras áreas do conhecimento. Sugere também que a inclusão de uma disciplina como TanCP no currículo das escolas de medicina pode contribuir para uma transformação positiva e necessária no perfil do médico atual.pt_BR
dc.language.isopt_BRpt_BR
dc.titleCuidados Paliativos no currículo de formação médica: o ensino como lugar de comunidades de aprendizagem.pt_BR
dc.typeDissertaçãopt_BR
dc.placeItajubápt_BR
dc.pages135 p.pt_BR
dc.keywords.portugueseTanatologiapt_BR
dc.keywords.portugueseCuidados Paliativospt_BR
dc.keywords.portugueseEnsino-Aprendizagempt_BR
dc.keywords.portugueseComunidade de Aprendizagempt_BR
dc.keywords.englishThanatologypt_BR
dc.keywords.englishPalliative Carept_BR
dc.keywords.englishTeaching and Learningpt_BR
dc.keywords.englishLearning Communitypt_BR
dc.orientador.principalSTANO, Magalhães Trindade-
dc.place.presentationUniversidade Federal de Itajubápt_BR
dc.pg.programaEnsino de Ciências – Mestrado Profissionalpt_BR
dc.pg.areaEnsino de Ciênciaspt_BR
dc.date.available2017-05-22T17:44:57Z-
dc.date.accessioned2017-05-22T17:44:57Z-
dc.publisher.departmentIFQ - Instituto de Física e Química-
dc.publisher.programPrograma de Pós-Graduação: Mestrado - Educação em Ciências-
Aparece nas coleções:Dissertações

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
dissertacao_figueiredo_2013.pdf2,45 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.