Repositório UNIFEI UNIFEI - Campus 1: Itajubá PPG - Programas de Pós Graduação Dissertações
Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.unifei.edu.br/jspui/handle/123456789/779
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.creatorSILVEIRA, Waldemir de Paula-
dc.date.issued2014-02-07-
dc.identifier.citationSILVEIRA, Waldemir de Paula. Experimentação em Mecânica: Enfoques, Concepções e Características. 2014. 145 f. Dissertação (Mestrado Profissional em Ensino de Ciências) – Universidade Federal de Itajubá, Itajubá, 2014.pt_BR
dc.identifier.urihttps://repositorio.unifei.edu.br/jspui/handle/123456789/779-
dc.description.abstractO objetivo deste trabalho foi investigar as concepções, ênfases e características encontradas nas publicações que apresentam atividades experimentais relacionadas ao ensino de Mecânica publicadas na Revista Brasileira de Ensino de Física e no Caderno Brasileiro de Ensino de Física no período compreendido entre o início de suas publicações (1979 e 1984, respectivamente) e junho de 2013. Na realização do mesmo, em primeiro lugar foi feito o mapeamento dos artigos encontrados quanto ao número de artigos publicados e o país de origem das instituições que aparecem nas publicações. Em segundo, investigamos as propostas experimentais apresentadas nos artigos publicados em relação a diversos aspectos como o grau de direcionamento, a ênfase matemática, o nível de ensino e os conteúdos de Mecânica presentes nas propostas, entre outros. Por fim, em terceiro lugar, foram identificados os recursos didáticos envolvidos nas propostas experimentais, como o tipo de material utilizado, a presença de roteiros e o uso de computador. A análise dos dados obtidos nesta pesquisa nos permitiu verificar que houve um número expressivo de artigos que abordam a experimentação em Mecânica nas décadas de 1990-1999 e de 2000-2009. Verificou-se também que 47 instituições brasileiras, localizadas em sua maioria nas regiões Sul e Sudeste, e 11 instituições estrangeiras diferentes estão envolvidas nas publicações. Em relação ao segundo objetivo específico, esta pesquisa também constatou que a maioria das propostas experimentais analisadas tem como grau de direcionamento a verificação e que houve predominância de propostas destinadas aos ensinos médio e superior. Em relação às habilidades adquiridas, verificou-se o predomínio de atividades cuja habilidade é a de verificar/comprovar leis e teorias científicas. Considerando os conteúdos específicos de Mecânica, verificou-se que prevaleceu o estudo da dinâmica nas propostas experimentais, sendo as leis de Newton o conteúdo mais explorado. Quanto aos resultados encontrados relacionados ao terceiro objetivo específico, constatou-se que é significativo o número de propostas que fazem uso de material de baixo custo e que estas, em sua maioria, foram publicadas no CBEF, sendo predominantemente destinadas ao ensino médio. Além disso, a maior parte das propostas não faz uso de roteiros. Por fim, verificou-se também que o computador é utilizado em propostas destinadas ao ensino superior, sendo estas, em sua maioria, atividades que apresentam grau de direcionamento verificação.pt_BR
dc.language.isopt_BRpt_BR
dc.titleExperimentação em Mecânica: Enfoques, Concepções e Características.pt_BR
dc.typeDissertaçãopt_BR
dc.placeItajubápt_BR
dc.pages145 p.pt_BR
dc.keywords.portugueseEstado da Artept_BR
dc.keywords.portugueseAtividades Experimentaispt_BR
dc.keywords.portugueseMecânicapt_BR
dc.keywords.portugueseEnsino de Físicapt_BR
dc.keywords.englishState of the Artpt_BR
dc.keywords.englishExperimental Activitiespt_BR
dc.keywords.englishMechanicspt_BR
dc.keywords.englishPhysics Teachingpt_BR
dc.orientador.principalSILVA, Agenor Pina da-
dc.orientador.coorientadorSILVA, Luciano Fernandes-
dc.place.presentationUniversidade Federal de Itajubápt_BR
dc.pg.programaEnsino de Ciências – Mestrado Profissionalpt_BR
dc.pg.areaEnsino e Aprendizagem no Ensino de Ciênciaspt_BR
dc.date.available2017-05-25T12:37:19Z-
dc.date.accessioned2017-05-25T12:37:19Z-
dc.publisher.departmentIFQ - Instituto de Física e Química-
dc.publisher.programPrograma de Pós-Graduação: Mestrado - Educação em Ciências-
Aparece nas coleções:Dissertações

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
dissertacao_silveira_2014.pdf2,41 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.