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https://repositorio.unifei.edu.br/jspui/handle/123456789/780
Registro completo de metadados
Campo DC | Valor | Idioma |
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dc.creator | QUINTERO, Yina Faizully Gamboa | - |
dc.date.issued | 2014-08-02 | - |
dc.identifier.citation | QUINTERO, Yina Faizully Gamboa. Análise da interação Rotor-Voluta de turbomáquinas centrífugas por meio do escoamento potencial levando em consideração a variação da geometria e espaçamento das pás do rotor. 2013. 198 f. Dissertação (Mestrado em Engenharia Mecânica) – Universidade Federal de Itajubá, Itajubá, 2013. | pt_BR |
dc.identifier.uri | https://repositorio.unifei.edu.br/jspui/handle/123456789/780 | - |
dc.description.abstract | Este trabalho apresenta uma metodologia para a análise do escoamento em sistema rotor-voluta de turbomáquinas centrifugas. O escoamento através desse sistema é considerado potencial, incompressível, bidimensional e quase-permanente. O campo de velocidades induzidas pela voluta é considerado no cálculo do escoamento no interior do rotor. A emissão de vórtices no escoamento relativo não-permanente que ocorreria no bordo de fuga das pás é desprezada, e a condição de Kutta clássica é aplicada nesses bordos. Entretanto, a assimetria do escoamento causada pela voluta é considerada. O método das singularidades é aplicado na formulação do problema, empregando-se distribuições de vórtices sobre as superfícies das pás e da voluta. Para a determinação das densidades de vórtices, a solução numérica das equações integrais resultantes das formulações é obtida pelo método dos painéis. Com o objetivo de analisar a influência de possíveis desvios de fabricação no rotor, cada pá é gerada individualmente. Nas aplicações numéricas, foram realizadas cinco modificações para simular esses desvios no: diâmetro externo, diâmetro interno, ângulo de saída, ângulo de entrada e no ângulo de separação das pás. Cada desvio foi analisado separadamente para apenas uma pá, utilizando fatores de modificação entre 0.9 e 1.1. Resultados numéricos para cada desvio na geometria do rotor são apresentados, com a finalidade de mostrar a influência desses desvios nas características aerodinâmicas de sistemas rotor-voluta. | pt_BR |
dc.language.iso | pt_BR | pt_BR |
dc.title | Análise da interação Rotor-Voluta de turbomáquinas centrífugas por meio do escoamento potencial levando em consideração a variação da geometria e espaçamento das pás do rotor. | pt_BR |
dc.type | Dissertação | pt_BR |
dc.place | Itajubá | pt_BR |
dc.pages | 198 p. | pt_BR |
dc.keywords.portuguese | Turbomáquina | pt_BR |
dc.keywords.portuguese | Rotor Radial | pt_BR |
dc.keywords.portuguese | Voluta | pt_BR |
dc.keywords.portuguese | Sistema Rotor-Voluta | pt_BR |
dc.keywords.portuguese | Escoamento Potencial | pt_BR |
dc.keywords.portuguese | Método das Singularidades | pt_BR |
dc.keywords.portuguese | Método dos Painéis | pt_BR |
dc.keywords.english | Turbomachinery | pt_BR |
dc.keywords.english | Radial Impeller | pt_BR |
dc.keywords.english | Volute | pt_BR |
dc.keywords.english | Impeller-Volute System | pt_BR |
dc.keywords.english | Potential Flow | pt_BR |
dc.keywords.english | Singularity Method | pt_BR |
dc.keywords.english | Panel Method | pt_BR |
dc.orientador.principal | OLIVEIRA, Waldir de | - |
dc.place.presentation | Universidade Federal de Itajubá | pt_BR |
dc.pg.programa | Engenharia Mecânica | pt_BR |
dc.pg.area | Dinâmica dos Fluidos e Máquinas de Fluxo | pt_BR |
dc.date.available | 2017-05-25T14:28:39Z | - |
dc.date.accessioned | 2017-05-25T14:28:39Z | - |
dc.publisher.department | IEM - Instituto de Engenharia Mecânica | - |
dc.publisher.program | Programa de Pós-Graduação: Mestrado - Engenharia Mecânica | - |
Aparece nas coleções: | Dissertações |
Arquivos associados a este item:
Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
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