Repositório UNIFEI UNIFEI - Campus 1: Itajubá PPG - Programas de Pós Graduação Dissertações
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dc.creatorQUINTERO, Yina Faizully Gamboa-
dc.date.issued2014-08-02-
dc.identifier.citationQUINTERO, Yina Faizully Gamboa. Análise da interação Rotor-Voluta de turbomáquinas centrífugas por meio do escoamento potencial levando em consideração a variação da geometria e espaçamento das pás do rotor. 2013. 198 f. Dissertação (Mestrado em Engenharia Mecânica) – Universidade Federal de Itajubá, Itajubá, 2013.pt_BR
dc.identifier.urihttps://repositorio.unifei.edu.br/jspui/handle/123456789/780-
dc.description.abstractEste trabalho apresenta uma metodologia para a análise do escoamento em sistema rotor-voluta de turbomáquinas centrifugas. O escoamento através desse sistema é considerado potencial, incompressível, bidimensional e quase-permanente. O campo de velocidades induzidas pela voluta é considerado no cálculo do escoamento no interior do rotor. A emissão de vórtices no escoamento relativo não-permanente que ocorreria no bordo de fuga das pás é desprezada, e a condição de Kutta clássica é aplicada nesses bordos. Entretanto, a assimetria do escoamento causada pela voluta é considerada. O método das singularidades é aplicado na formulação do problema, empregando-se distribuições de vórtices sobre as superfícies das pás e da voluta. Para a determinação das densidades de vórtices, a solução numérica das equações integrais resultantes das formulações é obtida pelo método dos painéis. Com o objetivo de analisar a influência de possíveis desvios de fabricação no rotor, cada pá é gerada individualmente. Nas aplicações numéricas, foram realizadas cinco modificações para simular esses desvios no: diâmetro externo, diâmetro interno, ângulo de saída, ângulo de entrada e no ângulo de separação das pás. Cada desvio foi analisado separadamente para apenas uma pá, utilizando fatores de modificação entre 0.9 e 1.1. Resultados numéricos para cada desvio na geometria do rotor são apresentados, com a finalidade de mostrar a influência desses desvios nas características aerodinâmicas de sistemas rotor-voluta.pt_BR
dc.language.isopt_BRpt_BR
dc.titleAnálise da interação Rotor-Voluta de turbomáquinas centrífugas por meio do escoamento potencial levando em consideração a variação da geometria e espaçamento das pás do rotor.pt_BR
dc.typeDissertaçãopt_BR
dc.placeItajubápt_BR
dc.pages198 p.pt_BR
dc.keywords.portugueseTurbomáquinapt_BR
dc.keywords.portugueseRotor Radialpt_BR
dc.keywords.portugueseVolutapt_BR
dc.keywords.portugueseSistema Rotor-Volutapt_BR
dc.keywords.portugueseEscoamento Potencialpt_BR
dc.keywords.portugueseMétodo das Singularidadespt_BR
dc.keywords.portugueseMétodo dos Painéispt_BR
dc.keywords.englishTurbomachinerypt_BR
dc.keywords.englishRadial Impellerpt_BR
dc.keywords.englishVolutept_BR
dc.keywords.englishImpeller-Volute Systempt_BR
dc.keywords.englishPotential Flowpt_BR
dc.keywords.englishSingularity Methodpt_BR
dc.keywords.englishPanel Methodpt_BR
dc.orientador.principalOLIVEIRA, Waldir de-
dc.place.presentationUniversidade Federal de Itajubápt_BR
dc.pg.programaEngenharia Mecânicapt_BR
dc.pg.areaDinâmica dos Fluidos e Máquinas de Fluxopt_BR
dc.date.available2017-05-25T14:28:39Z-
dc.date.accessioned2017-05-25T14:28:39Z-
dc.publisher.departmentIEM - Instituto de Engenharia Mecânica-
dc.publisher.programPrograma de Pós-Graduação: Mestrado - Engenharia Mecânica-
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