Repositório UNIFEI UNIFEI - Campus 1: Itajubá PPG - Programas de Pós Graduação Dissertações
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dc.creatorMENEZES, Cintia Barreiro-
dc.date.issued2013-12-06-
dc.identifier.citationMENEZES, Cintia Barreiro. Impactos da implantação da ISO 20252:2006 em Empresas de Pesquisa de Marketing, Social e de Opinião. 2013. 95 f. Dissertação (Mestrado em Engenharia de Produção) – Universidade Federal de Itajubá, Itajubá, 2013.pt_BR
dc.identifier.urihttps://repositorio.unifei.edu.br/jspui/handle/123456789/788-
dc.description.abstractA pesquisa de mercado tem importante papel ao atender os anseios de indústrias e de prestadores de serviços do mercado local e global, pois geralmente realizam estudos sobre análise do perfil, hábitos e atitudes do consumidor; avaliação e desenvolvimento do mix de marca, nome, embalagem, cor; pré-teste de anúncio; teste de produtos (lançamento, uso e conceito); dimensionamento e potencial de mercado; satisfação e lealdade de clientes etc. A importância de ter um projeto de pesquisa de mercado com informações consistentes e confiáveis impulsionou esse segmento a elaborar um padrão de qualidade internacional para atender de forma segura o mercado globalizado. Com intuito de utilizar práticas da gestão da qualidade e obter um padrão de qualidade na execução de pesquisas, algumas empresas e institutos de pesquisa buscaram a certificação pela norma ISO 20252, que estabelece padrões de qualidade internacional aplicados a pesquisa de mercado, social e de opinião. Nesse contexto, esta dissertação tem por objetivo identificar os principais impactos organizacionais nas empresas de pesquisa, advindas da implantação de um sistema de gestão da qualidade, a partir dos requisitos da norma ISO 20252, em relação aos quesitos de organização das informações do projeto, retenção de histórico, entrega de acordo com a especificação do cliente e aumento da satisfação do cliente. O método de pesquisa empregado é o estudo de casos múltiplos, sendo que três empresas certificadas foram investigadas. Os resultados mostraram que a certificação na referida norma, contribuiu para melhor organização das informações do projeto de pesquisa, retenção de histórico, bem como, o aumento da satisfação do cliente, como consequência das entregas de projetos de acordo com a especificação do cliente e do cumprimento de prazos.pt_BR
dc.language.isopt_BRpt_BR
dc.titleImpactos da implantação da ISO 20252:2006 em Empresas de Pesquisa de Marketing, Social e de Opinião.pt_BR
dc.typeDissertaçãopt_BR
dc.placeItajubápt_BR
dc.pages95 p.pt_BR
dc.keywords.portugueseSistema de gestão da qualidadept_BR
dc.keywords.portugueseRequisitos normativospt_BR
dc.keywords.portugueseISO 20252pt_BR
dc.keywords.portuguesePesquisa de mercadopt_BR
dc.keywords.portuguesePesquisa socialpt_BR
dc.keywords.portuguesePesquisa de opiniãopt_BR
dc.keywords.englishQuality management systempt_BR
dc.keywords.englishRegulatory requirementspt_BR
dc.keywords.englishMarket researchpt_BR
dc.keywords.englishSocial researchpt_BR
dc.keywords.englishOpinion researchpt_BR
dc.orientador.principalMELLO, Carlos Henrique Pereira-
dc.place.presentationUniversidade Federal de Itajubápt_BR
dc.pg.programaEngenharia de Produçãopt_BR
dc.pg.areaQualidade e Produtospt_BR
dc.date.available2017-06-01T17:31:36Z-
dc.date.accessioned2017-06-01T17:31:36Z-
dc.publisher.departmentIEPG - Instituto de Engenharia de Produção e Gestão-
dc.publisher.programPrograma de Pós-Graduação: Mestrado - Engenharia de Produção-
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