Use este identificador para citar ou linkar para este item:
https://repositorio.unifei.edu.br/jspui/handle/123456789/794
Registro completo de metadados
Campo DC | Valor | Idioma |
---|---|---|
dc.creator | COELHO, Denício Andrade | - |
dc.date.issued | 2013-12-02 | - |
dc.identifier.citation | COELHO, Denício Andrade. Gás produto de Eletrólise utilizado em Motores de Combustão Interna. 2013. 134 f. Dissertação (Mestrado em Engenharia de Energia) – Universidade Federal de Itajubá, Itajubá, 2013. | pt_BR |
dc.identifier.uri | https://repositorio.unifei.edu.br/jspui/handle/123456789/794 | - |
dc.description.abstract | O uso de hidrogênio para melhorar o desempenho de motores vem sendo investigado desde o início do século XX. Menor consumo, redução de emissões e melhor desempenho são alcançados quando da adição de pequenos volumes de hidrogênio no processo de combustão. Porém, obstáculos relacionados ao seu armazenamento e distribuição limitam as aplicações práticas dessa tecnologia em larga escala, para curto e médio prazos. O objetivo geral do trabalho é estudar técnica e experimentalmente a adição do gás produto de eletrólise (GPE) no processo de combustão, para assim, colaborar no desenvolvimento de tecnologia de transição, capaz de inserir, de forma gradativa, o hidrogênio na matriz energética do setor de transportes. Indicativos de redução de emissões de poluentes para determinadas condições de operação de motores veiculares carburados foram alcançados. Em contrapartida, o ensaio realizado em laboratório demonstrou que, sem qualquer ajuste dos parâmetros de operação de um motor estacionário de grupo gerador gasolina, a adição de GPE em taxas equivalentes à da experiência veicular realizada é ineficaz na melhora de seu desempenho. As análises da literatura e das experimentações realizadas indicam que operações com atraso do tempo de ignição e aumento da razão de excesso devem ser verificadas a fim de se identificar situações de operação que possam apresentar melhora no desempenho em experimentos reprodutíveis em laboratório. Base de informação teórica e prática foi organizada com intuito de viabilizar réplicas e experimentações futuras. | pt_BR |
dc.language.iso | pt_BR | pt_BR |
dc.title | Gás produto de Eletrólise utilizado em Motores de Combustão Interna. | pt_BR |
dc.type | Dissertação | pt_BR |
dc.place | Itajubá | pt_BR |
dc.pages | 134 p. | pt_BR |
dc.keywords.portuguese | Hidrogênio | pt_BR |
dc.keywords.portuguese | Eletrólise | pt_BR |
dc.keywords.portuguese | GPE | pt_BR |
dc.keywords.portuguese | Energia Renovável | pt_BR |
dc.keywords.portuguese | Motores a Combustão | pt_BR |
dc.keywords.portuguese | Análise Experimental | pt_BR |
dc.keywords.portuguese | HHO | pt_BR |
dc.keywords.portuguese | Gás de Brown | pt_BR |
dc.keywords.portuguese | Eficiência Energética | pt_BR |
dc.keywords.english | Hydrogen | pt_BR |
dc.keywords.english | Electrolysis | pt_BR |
dc.keywords.english | Renewable Energy | pt_BR |
dc.keywords.english | Internal Combustion Engine | pt_BR |
dc.keywords.english | Brown’s Gas | pt_BR |
dc.keywords.english | Hydroxy | pt_BR |
dc.keywords.english | Experimental Analysis | pt_BR |
dc.keywords.english | Energy Efficiency | pt_BR |
dc.orientador.principal | COBAS, Vladimir Rafael Melian | - |
dc.place.presentation | Universidade Federal de Itajubá | pt_BR |
dc.pg.programa | Engenharia de Energia | pt_BR |
dc.pg.area | Exploração do Uso Racional de Recursos Naturais e Energia | pt_BR |
dc.date.available | 2017-06-05T12:56:36Z | - |
dc.date.accessioned | 2017-06-05T12:56:36Z | - |
dc.publisher.department | IEM - Instituto de Engenharia Mecânica | - |
dc.publisher.program | Programa de Pós-Graduação: Mestrado - Engenharia de Energia | - |
Aparece nas coleções: | Dissertações |
Arquivos associados a este item:
Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
dissertacao_coelho_2013.pdf | 3,43 MB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir |
Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.