Repositório UNIFEI UNIFEI - Campus 1: Itajubá PPG - Programas de Pós Graduação Dissertações
Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.unifei.edu.br/jspui/handle/123456789/794
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.creatorCOELHO, Denício Andrade-
dc.date.issued2013-12-02-
dc.identifier.citationCOELHO, Denício Andrade. Gás produto de Eletrólise utilizado em Motores de Combustão Interna. 2013. 134 f. Dissertação (Mestrado em Engenharia de Energia) – Universidade Federal de Itajubá, Itajubá, 2013.pt_BR
dc.identifier.urihttps://repositorio.unifei.edu.br/jspui/handle/123456789/794-
dc.description.abstractO uso de hidrogênio para melhorar o desempenho de motores vem sendo investigado desde o início do século XX. Menor consumo, redução de emissões e melhor desempenho são alcançados quando da adição de pequenos volumes de hidrogênio no processo de combustão. Porém, obstáculos relacionados ao seu armazenamento e distribuição limitam as aplicações práticas dessa tecnologia em larga escala, para curto e médio prazos. O objetivo geral do trabalho é estudar técnica e experimentalmente a adição do gás produto de eletrólise (GPE) no processo de combustão, para assim, colaborar no desenvolvimento de tecnologia de transição, capaz de inserir, de forma gradativa, o hidrogênio na matriz energética do setor de transportes. Indicativos de redução de emissões de poluentes para determinadas condições de operação de motores veiculares carburados foram alcançados. Em contrapartida, o ensaio realizado em laboratório demonstrou que, sem qualquer ajuste dos parâmetros de operação de um motor estacionário de grupo gerador gasolina, a adição de GPE em taxas equivalentes à da experiência veicular realizada é ineficaz na melhora de seu desempenho. As análises da literatura e das experimentações realizadas indicam que operações com atraso do tempo de ignição e aumento da razão de excesso devem ser verificadas a fim de se identificar situações de operação que possam apresentar melhora no desempenho em experimentos reprodutíveis em laboratório. Base de informação teórica e prática foi organizada com intuito de viabilizar réplicas e experimentações futuras.pt_BR
dc.language.isopt_BRpt_BR
dc.titleGás produto de Eletrólise utilizado em Motores de Combustão Interna.pt_BR
dc.typeDissertaçãopt_BR
dc.placeItajubápt_BR
dc.pages134 p.pt_BR
dc.keywords.portugueseHidrogêniopt_BR
dc.keywords.portugueseEletrólisept_BR
dc.keywords.portugueseGPEpt_BR
dc.keywords.portugueseEnergia Renovávelpt_BR
dc.keywords.portugueseMotores a Combustãopt_BR
dc.keywords.portugueseAnálise Experimentalpt_BR
dc.keywords.portugueseHHOpt_BR
dc.keywords.portugueseGás de Brownpt_BR
dc.keywords.portugueseEficiência Energéticapt_BR
dc.keywords.englishHydrogenpt_BR
dc.keywords.englishElectrolysispt_BR
dc.keywords.englishRenewable Energypt_BR
dc.keywords.englishInternal Combustion Enginept_BR
dc.keywords.englishBrown’s Gaspt_BR
dc.keywords.englishHydroxypt_BR
dc.keywords.englishExperimental Analysispt_BR
dc.keywords.englishEnergy Efficiencypt_BR
dc.orientador.principalCOBAS, Vladimir Rafael Melian-
dc.place.presentationUniversidade Federal de Itajubápt_BR
dc.pg.programaEngenharia de Energiapt_BR
dc.pg.areaExploração do Uso Racional de Recursos Naturais e Energiapt_BR
dc.date.available2017-06-05T12:56:36Z-
dc.date.accessioned2017-06-05T12:56:36Z-
dc.publisher.departmentIEM - Instituto de Engenharia Mecânica-
dc.publisher.programPrograma de Pós-Graduação: Mestrado - Engenharia de Energia-
Aparece nas coleções:Dissertações

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
dissertacao_coelho_2013.pdf3,43 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.