Repositório UNIFEI UNIFEI - Campus 1: Itajubá PPG - Programas de Pós Graduação Dissertações
Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.unifei.edu.br/jspui/handle/123456789/798
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.creatorNEIVA, Janet Carvalho do Nascimento Chaves-
dc.date.issued2013-05-15-
dc.identifier.citationNEIVA, Janet Carvalho do Nascimento Chaves. Gás produto de Eletrólise utilizado em Motores de Combustão Interna. 2013. 147 f. Dissertação (Mestrado Profissional em Ensino de Ciências) – Universidade Federal de Itajubá, Itajubá, 2013.pt_BR
dc.identifier.urihttps://repositorio.unifei.edu.br/jspui/handle/123456789/798-
dc.description.abstractO presente trabalho buscou relacionar o Empreendedorismo com o Ensino de Química a fim de verificar a qualidade do processo de ensino e aprendizagem a partir deste relacionamento. A pesquisa foi realizada numa escola pública brasileira, situada na cidade de Araçuaí, a qual está inserida no contexto histórico e cultural do Vale do Jequitinhonha, ao nordeste do estado de Minas Gerais. Foram protagonistas do presente estudo 60 (sessenta) estudantes do Ensino Médio da referida escola, sendo 30 (trinta), alunos do 3º ano e 30 (trinta), alunos do 1º período da Educação de Jovens e Adultos (EJA). Para alcançar os objetivos, foram realizadas cinco etapas no decorrer da pesquisa: aplicação de um questionário preliminar sobre empreendedorismo; leitura e discussão de textos sobre o tema em rodas de conversa; realização de duas oficinas de sabão e sabonetes; aplicação de um questionário verificador de aprendizagem e exercícios de avaliação sobre o conteúdo de química estudado. Tais etapas propiciaram maior compreensão dos estudantes acerca das Mudanças de Estados Físicos da Matéria; das Reações Químicas Orgânicas e das Questões Ambientais envolvendo o destino dos resíduos líquidos e a preservação das reservas hídricas. Para a investigação, fez-se um Estudo de Caso utilizando-se o método qualitativo de caráter descritivo. Foi feita a análise fenomenológica dos dados e como resultados apresentam-se as respostas dos estudantes em relação ao Empreendedorismo e às possibilidades de empreender com a Química. Conclui-se afirmando que além dos alunos demonstrarem curiosidade sobre a produção de sabões e sabonetes, de serem capazes de realizar trabalhos em equipe, de proporem soluções criativas para o problema do descarte de resíduos líquidos e de resolverem os exercícios propostos com mais facilidade, os estudantes puderam vislumbrar possibilidades de empreender com o ensino de química.pt_BR
dc.language.isopt_BRpt_BR
dc.titleO empreendedorismo no ensino de Química: um estudo de caso.pt_BR
dc.typeDissertaçãopt_BR
dc.placeItajubápt_BR
dc.pages147 p.pt_BR
dc.keywords.portugueseEmpreendedorismopt_BR
dc.keywords.portugueseEducação Empreendedorapt_BR
dc.keywords.portugueseEnsino de Químicapt_BR
dc.keywords.portugueseProcesso Ensino-Aprendizagempt_BR
dc.keywords.englishEntrepreneurshippt_BR
dc.keywords.englishEntrepreneurial Educationpt_BR
dc.keywords.englishTeaching of Chemistrypt_BR
dc.keywords.englishTeaching-Learning Processpt_BR
dc.orientador.principalSILVA, Milady Renata Apolinário da-
dc.orientador.coorientadorKONDO, Márcia Matiko-
dc.place.presentationUniversidade Federal de Itajubápt_BR
dc.pg.programaEnsino de Ciências – Mestrado Profissionalpt_BR
dc.pg.areaEnsino e Aprendizagem no Ensino de Ciênciaspt_BR
dc.date.available2017-06-06T12:31:41Z-
dc.date.accessioned2017-06-06T12:31:41Z-
dc.publisher.departmentIFQ - Instituto de Física e Química-
dc.publisher.programPrograma de Pós-Graduação: Mestrado - Educação em Ciências-
Aparece nas coleções:Dissertações

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
dissertacao_neiva_2013.pdf3,18 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.