Repositório UNIFEI UNIFEI - Campus 1: Itajubá PPG - Programas de Pós Graduação Dissertações
Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.unifei.edu.br/jspui/handle/123456789/809
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.creatorCUNHA, Cibele Faria-
dc.date.issued2017-05-
dc.identifier.citationCUNHA, Cibele Faria. Análise de Discurso nos Portfólios do PIBID/UNIFEI: Marcas de reflexão e de autoria. 2017. 141 f. Dissertação (Mestrado Profissional em Ensino de Ciências) – Universidade Federal de Itajubá, Itajubá, 2017.pt_BR
dc.identifier.urihttps://repositorio.unifei.edu.br/jspui/handle/123456789/809-
dc.description.abstractEste texto relata a pesquisa realizada no mestrado profissional em Ensino de Ciências, na qual foram investigadas marcas de reflexão e de autoria que emergiram dos portfólios produzidos pelos bolsistas de Iniciação à Docência (ID) dos quatro subprojetos do Programa Institucional de Bolsa de Iniciação à Docência (Pibid) da Universidade Federal de Itajubá (UNIFEI), nos anos de 2014 e 2015. A investigação teve como suporte teórico-metodológico pesquisadores como: Zeichner (2008), Pimenta (2012), Libâneo (2012) e Fagundes(2016) para conceituação de reflexividade, professor reflexivo e professor pesquisador; Nadal, Alves e Papi (2004), Araújo (2007), Silva e Sá-Chaves (2008), Amâncio (2011) entre outros para a caracterização dos portfólios como registros reflexivos importantes para a formação docente; Assolini (2003), Tfouni e Assolini (2006) e Schaden e Assolini (2014) para um viés discursivo na busca dos marcas de autoria nestes registros reflexivos; e para uma interpretação com a inspiração na Análise de Discurso (AD), foram chamados Pêcheux (1997) e Orlandi (2005, 2010, 2011). O corpus da pesquisa compôs-se de recortes de reflexão dos bolsistas de ID, quando de suas vivências nas atividades proporcionadas pelo Pibid, nos quais pode se observar ditos, não-ditos e silêncios; formações ideológicas e discursivas; e possíveis marcas de autoria. Com a análise empreendida pode-se concluir, da posição ocupada no momento, que em alguns recortes discursivos os bolsistas de ID reproduziram o discurso que as formações discursivas autoritárias permitiram. Não assumiram novas posições discursivas, não se permitiram outras interpretações. Em outros recortes eles conseguiram romper com as formações discursivas legitimadas pela escola, deslocando-se do lugar de sujeito-enunciador de sentidos legitimados para um outro lugar, o de sujeito-autor de seu próprio dizer, e assim exerceram autoria. As condições de produção do contexto imediato interferiram para que mesmo com as condições ideológicas e históricas, de um contexto mais amplo, houvesse algumas fugas, alguns deslocamentos neste processo formativo. Assim, acredita-se que no processo de formação docente o uso de portfólios e/ou outros registros reflexivos sejam estratégias/instrumentos que possam proporcionar além da reflexão sobre as vivências da (futura) profissão, deslocamentos necessários à assunção da posição de autor pelos sujeitos envolvidos no processo. Acredita-se, também, que o discurso pedagógico possa ser outro, não autoritário, na formação de professores, a partir dos deslocamentos dos sujeitos envolvidos e de propostas formativas emancipadoras. Os espaços entre os interlocutores preenchidos pelas ideologias, podem ser espaços de polissemia, de resistência e de autoria, com a consciência das condições de produção, reflexão sobre os processos formativos e exercício da autoria.pt_BR
dc.language.isopt_BRpt_BR
dc.titleAnálise de Discurso nos Portfólios do PIBID/UNIFEI: Marcas de reflexão e de autoria.pt_BR
dc.typeDissertaçãopt_BR
dc.placeItajubápt_BR
dc.pages141 p.pt_BR
dc.keywords.portugueseFormação de professorespt_BR
dc.keywords.portugueseIniciação à Docênciapt_BR
dc.keywords.portugueseFormações Discursivaspt_BR
dc.keywords.portugueseSujeito-autorpt_BR
dc.keywords.portugueseAnálise de Discursopt_BR
dc.keywords.englishTeachers Educationpt_BR
dc.keywords.englishBeginner Teachers Programpt_BR
dc.keywords.englishDiscursive Formationspt_BR
dc.keywords.englishAuthor-subjectspt_BR
dc.keywords.englishDiscourse Analysispt_BR
dc.orientador.principalMARCATTO, Flávia Sueli Fabiani-
dc.place.presentationUniversidade Federal de Itajubápt_BR
dc.pg.programaEnsino de Ciências – Mestrado Profissionalpt_BR
dc.pg.areaEnsino de Ciênciaspt_BR
dc.date.available2017-06-16T12:03:18Z-
dc.date.accessioned2017-06-16T12:03:18Z-
dc.publisher.departmentIFQ - Instituto de Física e Química-
dc.publisher.programPrograma de Pós-Graduação: Mestrado - Educação em Ciências-
Aparece nas coleções:Dissertações

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
dissertacao_cunha_2017.pdf1,84 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.