Repositório UNIFEI UNIFEI - Campus 1: Itajubá PPG - Programas de Pós Graduação Dissertações
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dc.creatorOLIVEIRA, Henrique Buday de-
dc.date.issued2017-06-
dc.identifier.citationOLIVEIRA, Henrique Buday de. Exposição Itinerante e Espaço Formal: Um Estudo de Caso. 2017. 64 f. Dissertação (Mestrado Profissional em Ensino de Ciências) – Universidade Federal de Itajubá, Itajubá, 2017.pt_BR
dc.identifier.urihttps://repositorio.unifei.edu.br/jspui/handle/123456789/811-
dc.description.abstractCom o passar dos anos, divulgar a ciência vem representando uma das principais preocupações de muitos órgãos governamentais, pois é através dela que a maioria da população tem acesso aos conhecimentos científicos e tecnológicos que lhes permitirão maior criticidade frente aos problemas sociais, ambientais ou econômicos, atingindo, portanto, certa responsabilidade e autonomia com o seu entorno. Nesse sentido, investigar meios de divulgar a ciência através de uma educação não-formal, em espaços como museus de ciência e exposições itinerantes, tornou-se o objetivo de muitos pesquisadores da área de Ensino de Ciências. Pensando nisso, o presente trabalho levou duas exposições itinerantes aplicadas em duas escolas públicas do interior do estado de São Paulo, sendo que, em cada uma delas alunos oriundos de turmas de 8° ano e 9° ano do Ensino Fundamental tiveram acesso a diversos experimentos que abordavam conceitos científicos. As exposições foram gravadas em vídeo e as gravações foram analisadas segundo a teoria sociointeracionista de Vigostki, constructos de Wertsch (1984) e as categorizações das emoções propostas por Monteiro e Gaspar (2007), com o objetivo de investigar as emoções apresentadas pelos alunos e o processo interativo ao participarem das exposições itinerantes no espaço escolar.pt_BR
dc.language.isoptpt_BR
dc.titleExposição Itinerante e Espaço Formal: Um Estudo de Caso.pt_BR
dc.typeDissertaçãopt_BR
dc.placeItajubápt_BR
dc.pages64 p.pt_BR
dc.keywords.portugueseEnsino de Ciênciaspt_BR
dc.keywords.portugueseExposição Itinerantept_BR
dc.keywords.portugueseTeoria de Vigotskipt_BR
dc.keywords.englishScience Teachingpt_BR
dc.keywords.englishTraveling Museumpt_BR
dc.keywords.englishVigotski’s Theorypt_BR
dc.orientador.principalMONTEIRO, Isabel Cristina de Castro-
dc.place.presentationUniversidade Federal de Itajubápt_BR
dc.pg.programaEnsino de Ciências – Mestrado Profissionalpt_BR
dc.pg.areaEnsino de Ciênciaspt_BR
dc.date.available2017-06-16T12:27:57Z-
dc.date.accessioned2017-06-16T12:27:57Z-
dc.publisher.departmentIFQ - Instituto de Física e Química-
dc.publisher.programPrograma de Pós-Graduação: Mestrado - Educação em Ciências-
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