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https://repositorio.unifei.edu.br/jspui/handle/123456789/859
Registro completo de metadados
Campo DC | Valor | Idioma |
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dc.creator | CASTILHO, Lorena | - |
dc.date.issued | 2013-08-19 | - |
dc.identifier.citation | CASTILHO, Lorena. Projeto otimizado de grades lineares para aplicação em turbomáquinas. 2013. 97 f. Dissertação (Mestrado em Engenharia Mecânica) – Universidade Federal de Itajubá, Itajubá – 2013. | pt_BR |
dc.identifier.uri | https://repositorio.unifei.edu.br/jspui/handle/123456789/859 | - |
dc.description.abstract | Este trabalho apresenta uma metodologia para otimização de grades representativas de turbomáquinas axiais com perfis da família Naca-65. No esquema de parametrização geométrica da grade, são considerados como variáveis de projeto: o ângulo de montagem, o espaçamento e o arqueamento. Para o cálculo do escoamento é utilizado o método dos painéis de Hess & Smith (1967) com modificações, de forma a introduzir os efeitos viscosos através do cálculo da camada-limite. Esta metodologia de interação viscosa/não-viscosa tem como vantagem um baixo custo computacional, sendo favorável para o processo de otimização. Define-se como função-objetivo a maximização da relação entre os coeficientes de sustentação e arrasto, adicionada a uma função de penalização, dada pela mínima deflexão do escoamento na grade. Para a solução do problema, utiliza-se um algorítmo de busca aleatória controlada, o CRSA (Controlled Random Search Algorithm), o que resultou no programa computacional NewHess. Outrossim, foi construída uma superfície de resposta através da interpolação por funções de base radial (RBF) de forma a obter resultados para análise comparativa das soluções. Resultados das distribuições de pressões e coeficientes aerodinâmicos são também obtidos para as grades ótimas. | pt_BR |
dc.language.iso | pt_BR | pt_BR |
dc.title | Projeto otimizado de grades lineares para aplicação em turbomáquinas. | pt_BR |
dc.type | Dissertação | pt_BR |
dc.place | Itajubá | pt_BR |
dc.pages | 97 p. | pt_BR |
dc.keywords.portuguese | Turbomáquinas | pt_BR |
dc.keywords.portuguese | Grade Linear | pt_BR |
dc.keywords.portuguese | Método dos Painéis | pt_BR |
dc.keywords.portuguese | Separação da Camada-limite | pt_BR |
dc.keywords.portuguese | Otimização | pt_BR |
dc.keywords.portuguese | Metamodelos | pt_BR |
dc.keywords.english | Turbomachinery | pt_BR |
dc.keywords.english | Linear Cascade | pt_BR |
dc.keywords.english | Panels Method | pt_BR |
dc.keywords.english | Boundary Layer Separation | pt_BR |
dc.keywords.english | Optimization | pt_BR |
dc.keywords.english | Metamodeling | pt_BR |
dc.orientador.principal | CAMACHO, Ramiro Gustavo Ramirez | - |
dc.orientador.coorientador | OLIVEIRA, Waldir de | - |
dc.place.presentation | Universidade Federal de Itajubá | pt_BR |
dc.pg.programa | Engenharia Mecânica | pt_BR |
dc.pg.area | Dinâmica dos Fluidos e Máquinas de Fluxo | pt_BR |
dc.date.available | 2017-07-24T17:27:42Z | - |
dc.date.accessioned | 2017-07-24T17:27:42Z | - |
dc.publisher.department | IEM - Instituto de Engenharia Mecânica | - |
dc.publisher.program | Programa de Pós-Graduação: Mestrado - Engenharia Mecânica | - |
Aparece nas coleções: | Dissertações |
Arquivos associados a este item:
Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
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