Repositório UNIFEI UNIFEI - Campus 1: Itajubá PPG - Programas de Pós Graduação Dissertações
Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.unifei.edu.br/jspui/handle/123456789/872
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.creatorGARCIA, Gisele Maria Pedro-
dc.date.issued2013-04-18-
dc.identifier.citationGARCIA, Gisele Maria Pedro. Biotecnologia no Ensino Médio e os Indicadores de Alfabetização Científica. 2013. 148 f. Dissertação (Mestrado Profissional em Ensino de Ciências) – Universidade Federal de Itajubá, Itajubá – 2013.pt_BR
dc.identifier.urihttps://repositorio.unifei.edu.br/jspui/handle/123456789/872-
dc.description.abstractEste trabalho apresenta um estudo qualitativo planejado e realizado visando estudar a alfabetização Científica em Biologia a partir da temática Biotecnologia. Os dados de estudo foram coletados durante um Mini Curso de Biotecnologia aplicado para os alunos da 3ª série do ensino médio de uma escola pública estadual no Sul de Minas Gerais. São dados para a análise da pesquisa: as atividades elaboradas para o Mini Curso, a realização destas gravadas em vídeo e os textos produzidos pelos alunos. O trabalho apresenta a alfabetização científica a partir da revisão sobre o tema na literatura nacional e internacional. Por meio desta revisão foram encontrados eixos estruturantes da alfabetização científica propostos por Sasseron (2008). Os eixos propostos pela autora serviram para elaborar o conjunto de atividades do Mini Curso que contém um conteúdo sobre as aplicações da biotecnologia, atividades investigativas e experimentais. As atividades destes apresentam os conhecimentos científicos, as tecnologias a ele associadas e os impactos desses saberes na sociedade e meio ambiente. Os indicadores da alfabetização científica propostos por Sasseron (2008) também foram utilizados, uma vez que são considerados pela autora habilidades de ação e investigação, necessários de serem usados quando se busca construir conhecimentos sobre um tema qualquer. Desta forma, os indicadores encontrados nas argumentações dos alunos foram importantes para a análise feita, uma vez que houve uma qualificação destes na busca pelas evidências da alfabetização científica. Os alunos foram coparticipantes do Mini Curso de Biotecnologia e ainda atuaram como sujeito do processo de ensino-aprendizagem. Os principais resultados foram as argumentações dos alunos e as construções coletivas do conhecimento no aprendizado individual, uma vez que foi construído por eles um modelo explicativo buscando apontar suas compreensões sobre os problemas que envolvem a temática biotecnologia. Um CD-ROM com o Mini Curso de Biotecnologia encontra-se no final deste trabalho.pt_BR
dc.language.isopt_BRpt_BR
dc.titleBiotecnologia no Ensino Médio e os Indicadores de Alfabetização Científica.pt_BR
dc.typeDissertaçãopt_BR
dc.placeItajubápt_BR
dc.pages148 p.pt_BR
dc.keywords.portugueseAlfabetização Científicapt_BR
dc.keywords.portugueseArgumentaçãopt_BR
dc.keywords.portugueseBiotecnologiapt_BR
dc.keywords.portugueseEnsino de Ciênciaspt_BR
dc.keywords.englishScientific Literacypt_BR
dc.keywords.englishArgumentationpt_BR
dc.keywords.englishBiotechnologypt_BR
dc.keywords.englishScience Teachingpt_BR
dc.orientador.principalREZENDE JÚNIOR, Mikael Frank-
dc.orientador.coorientadorSACHS, Daniela-
dc.place.presentationUniversidade Federal de Itajubápt_BR
dc.pg.programaEnsino de Ciências – Mestrado Profissionalpt_BR
dc.pg.areaEnsino e Aprendizagem no Ensino de Ciênciaspt_BR
dc.date.available2017-07-26T18:12:10Z-
dc.date.accessioned2017-07-26T18:12:10Z-
dc.publisher.departmentIFQ - Instituto de Física e Química-
dc.publisher.programPrograma de Pós-Graduação: Mestrado - Educação em Ciências-
Aparece nas coleções:Dissertações

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
dissertacao_garcia_2013.pdf2,03 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.