Repositório UNIFEI UNIFEI - Campus 1: Itajubá PPG - Programas de Pós Graduação Dissertações
Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.unifei.edu.br/jspui/handle/123456789/889
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.creatorDRAGO, Brian Mendes-
dc.date.issued2017-05-
dc.identifier.citationDRAGO, Brian Mendes. Desenvolvimento de um sistema de gerenciamento estratégico em uma pequena empresa de telecomunicações baseado no BSC. 2017. 116 f. Dissertação (Mestrado Profissional em Administração) – Universidade Federal de Itajubá, Itajubá, 2017.pt_BR
dc.identifier.urihttps://repositorio.unifei.edu.br/jspui/handle/123456789/889-
dc.description.abstractO presente trabalho aborda a aplicação de um sistema de gerenciamento estratégico em uma pequena empresa do setor de telecomunicações. As MPEs constituem grande maioria das empresas ativas no Brasil e são responsáveis por um grande número de empregos e geração de renda, entretanto o setor apresenta um alto índice de falência. É ampla a definição das Micro e Pequenas Empresas no Brasil, sendo estas classificadas de acordo com o faturamento bruto anual e a quantidade de empregados. São várias as causas que levam tais empresas ao fracasso. Dentre algumas, citam-se as falhas gerenciais, fatores econômicos, despesas excessivas, falta de conhecimento de mercado, entre outras. Devido a tais fatores, deve-se atentar para possíveis métodos que reduzam a mortalidade precoce das MPEs. O Balanced Scorecard é um método consolidado, bastante utilizado nas grandes empresas. Criado para possibilitar definição da estratégia da organização e avaliação do desempenho por meio da aferição tanto de ativos tangíveis quanto intangíveis, permitindo traçar um planejamento de longo prazo baseado na missão da organização. Assim, o objetivo geral do presente trabalho é desenvolver um sistema de gerenciamento estratégico baseado no BSC em uma pequena empresa de telecomunicações. Este estudo desenvolveu-se na filial da Empresa DL Informática Ltda., cujo nome fantasia é FastNet, onde foi realizado o gerenciamento estratégico por meio do BSC. A iniciativa visou auxiliá-la na expansão de seus negócios, orientando-a na tomada de decisões e no controle dos resultados; substituindo a administração baseada apenas no know-how dos gestores e em índices contábeis, comumente empregados na gerência da maioria das MPEs. A pesquisa é de natureza aplicada; objetiva gerar conhecimentos para aplicação prática, dirigidos à solução de problemas específicos. Por meio do método pesquisa-ação, os gestores desenvolveram a missão e a visão da empresa. Em conjunto com os colaboradores aplicaram a análise SWOT e, assim, definiram-se os objetivos estratégicos, as ações estratégicas e os indicadores de desempenho. Os dados foram coletados por seis meses e os resultados alcançados demonstraram o avanço da empresa de acordo com os objetivos traçados. A sua estruturação por meio do BSC permitiu ações que culminaram em redução de custos, melhoria da satisfação do cliente, aumento gradativo do número de clientes e, por fim, o aumento da receita bruta que tem alavancado o crescimento da empresa sem a necessidade de empréstimos. Como produto final, o trabalho apresenta um guia passo a passo de como aplicar o BSC em uma pequena empresa de telecomunicações, mostrando-se uma ferramenta eficiente para prover o gerenciamento de tal. O desenvolvimento das quatro perspectivas (financeira, clientes, aprendizagem e conhecimento e processos internos), visualizado por meio do Mapa Estratégico, demonstra a correlação entre os objetivos estratégicos, trazendo equilíbrio aos setores da empresa, o qual pode ser observado através dos indicadores de desempenho. Conclui-se que o BSC pode ser aplicado em qualquer empresa, independentemente de seu porte, porém demanda uma análise profunda sobre sua realidade, disciplina na aplicação dos conceitos, participação efetiva dos colaboradores e conhecimento das ferramentas para que os resultados sejam mais eficazes.pt_BR
dc.language.isopt_BRpt_BR
dc.titleDesenvolvimento de um sistema de gerenciamento estratégico em uma pequena empresa de telecomunicações baseado no BSC.pt_BR
dc.typeDissertaçãopt_BR
dc.placeItajubápt_BR
dc.pages116 p.pt_BR
dc.keywords.portugueseBalanced Scorecardpt_BR
dc.keywords.portuguesePlanejamento estratégicopt_BR
dc.keywords.portugueseGerenciamento estratégicopt_BR
dc.keywords.portugueseMicro e Pequenas Empresaspt_BR
dc.keywords.englishStrategic planpt_BR
dc.keywords.englishStrategic managementpt_BR
dc.keywords.englishMicro and Small Companiespt_BR
dc.orientador.principalOTTOBONI, Célia-
dc.place.presentationUniversidade Federal de Itajubápt_BR
dc.pg.programaAdministração – Mestrado Profissionalpt_BR
dc.pg.areaPPpt_BR
dc.date.available2017-08-09T12:39:37Z-
dc.date.accessioned2017-08-09T12:39:37Z-
dc.publisher.departmentIEPG - Instituto de Engenharia de Produção e Gestão-
dc.publisher.programPrograma de Pós-Graduação: Mestrado Profissional - Administração-
Aparece nas coleções:Dissertações

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
dissertacao_drago_2017.pdf767,22 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.