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https://repositorio.unifei.edu.br/jspui/handle/123456789/902
Registro completo de metadados
Campo DC | Valor | Idioma |
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dc.creator | MOTA, Aline Tiara | - |
dc.date.issued | 2013-04-10 | - |
dc.identifier.citation | MOTA, Aline Tiara. Ensino e aprendizagem da Astronomia apoiado pelas Tecnologias da Informação e Comunicação. 2013. 157 f. Dissertação (Mestrado Profissional em Ensino de Ciências) – Universidade Federal de Itajubá, Itajubá, 2013. | pt_BR |
dc.identifier.uri | https://repositorio.unifei.edu.br/jspui/handle/123456789/902 | - |
dc.description.abstract | Este trabalho apresenta um estudo sobre as contribuições das Tecnologias da Informação e Comunicação para o ensino e aprendizagem da Astronomia. Para tanto, foi elaborado um curso, ministrado a distância para alunos do Ensino Médio de uma escola do sul de Minas Gerais. Este curso ocorreu durante os meses de fevereiro, março e abril de 2012 e contou com a participação de 17 alunos das três séries deste nível de ensino. O curso foi elaborado a partir de dois conceitos norteadores fundamentais para a Astronomia: gravidade e luz. Durante o período mencionado, foram disponibilizadas 14 aulas, postadas 2 vezes por semana, nas quais os estudantes utilizaram simuladores, animações, vídeos, entre outros recursos para o estudo dos fenômenos celestes. Inicialmente é apresentada uma discussão sobre a Astronomia, sua importância e de que forma este tema aparece nas grades curriculares dos futuros professores de Física. O papel da tecnologia neste contexto é também destacado e os desafios da educação na era da internet justificam a escolha pela opção em realizar um curso a distância. O trabalho é fundamentado pela Teoria dos Campos Conceituais, criada por Gérard Vergnaud, como referencial teórico, por entendermos que ela nos fornece subsídios para a formulação de atividades mais frutíferas que colocam o aluno como um sujeito-em-ação. A partir das categorias de análise criadas, a pesquisa concluiu que os alunos têm preferência por recursos “não estáticos” quando encontram-se em atividades realizadas no computador. Recursos da plataforma como o bate-papo e o portfólio estimulam a participação dos alunos, ajudando-os a expor suas ideias. O uso de simulações, animações e vídeos possibilitam o aumento do repertório de esquemas de ação. Especificamente sobre os conceitos Gravidade e Luz, à medida em que entram em contato com diferentes recursos, sejam eles textos, simulações, discussões no fórum, os alunos adquirem novos elementos que poderão ser utilizados por eles para explicar o fenômeno em questão. | pt_BR |
dc.language.iso | pt_BR | pt_BR |
dc.title | Ensino e aprendizagem da Astronomia apoiado pelas Tecnologias da Informação e Comunicação. | pt_BR |
dc.type | Dissertação | pt_BR |
dc.place | Itajubá | pt_BR |
dc.pages | 157 p. | pt_BR |
dc.keywords.portuguese | Campos Conceituais | pt_BR |
dc.keywords.portuguese | Ensino de Astronomia | pt_BR |
dc.keywords.portuguese | EaD | pt_BR |
dc.keywords.portuguese | Ensino Médio | pt_BR |
dc.keywords.english | Conceptual Fields | pt_BR |
dc.keywords.english | Astronomy Education | pt_BR |
dc.keywords.english | Distance Learning | pt_BR |
dc.keywords.english | High School | pt_BR |
dc.orientador.principal | REZENDE JUNIOR, Mikael Frank | - |
dc.place.presentation | Universidade Federal de Itajubá | pt_BR |
dc.pg.programa | Ensino de Ciências – Mestrado Profissional | pt_BR |
dc.pg.area | Ensino de Ciências | pt_BR |
dc.date.available | 2017-08-17T17:40:09Z | - |
dc.date.accessioned | 2017-08-17T17:40:09Z | - |
dc.publisher.department | IFQ - Instituto de Física e Química | - |
dc.publisher.program | Programa de Pós-Graduação: Mestrado - Educação em Ciências | - |
Aparece nas coleções: | Dissertações |
Arquivos associados a este item:
Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
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dissertacao_mota_2013.pdf | 2,23 MB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir |
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