Repositório UNIFEI UNIFEI - Campus 1: Itajubá PPG - Programas de Pós Graduação Dissertações
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Campo DCValorIdioma
dc.creatorMOTA, Aline Tiara-
dc.date.issued2013-04-10-
dc.identifier.citationMOTA, Aline Tiara. Ensino e aprendizagem da Astronomia apoiado pelas Tecnologias da Informação e Comunicação. 2013. 157 f. Dissertação (Mestrado Profissional em Ensino de Ciências) – Universidade Federal de Itajubá, Itajubá, 2013.pt_BR
dc.identifier.urihttps://repositorio.unifei.edu.br/jspui/handle/123456789/902-
dc.description.abstractEste trabalho apresenta um estudo sobre as contribuições das Tecnologias da Informação e Comunicação para o ensino e aprendizagem da Astronomia. Para tanto, foi elaborado um curso, ministrado a distância para alunos do Ensino Médio de uma escola do sul de Minas Gerais. Este curso ocorreu durante os meses de fevereiro, março e abril de 2012 e contou com a participação de 17 alunos das três séries deste nível de ensino. O curso foi elaborado a partir de dois conceitos norteadores fundamentais para a Astronomia: gravidade e luz. Durante o período mencionado, foram disponibilizadas 14 aulas, postadas 2 vezes por semana, nas quais os estudantes utilizaram simuladores, animações, vídeos, entre outros recursos para o estudo dos fenômenos celestes. Inicialmente é apresentada uma discussão sobre a Astronomia, sua importância e de que forma este tema aparece nas grades curriculares dos futuros professores de Física. O papel da tecnologia neste contexto é também destacado e os desafios da educação na era da internet justificam a escolha pela opção em realizar um curso a distância. O trabalho é fundamentado pela Teoria dos Campos Conceituais, criada por Gérard Vergnaud, como referencial teórico, por entendermos que ela nos fornece subsídios para a formulação de atividades mais frutíferas que colocam o aluno como um sujeito-em-ação. A partir das categorias de análise criadas, a pesquisa concluiu que os alunos têm preferência por recursos “não estáticos” quando encontram-se em atividades realizadas no computador. Recursos da plataforma como o bate-papo e o portfólio estimulam a participação dos alunos, ajudando-os a expor suas ideias. O uso de simulações, animações e vídeos possibilitam o aumento do repertório de esquemas de ação. Especificamente sobre os conceitos Gravidade e Luz, à medida em que entram em contato com diferentes recursos, sejam eles textos, simulações, discussões no fórum, os alunos adquirem novos elementos que poderão ser utilizados por eles para explicar o fenômeno em questão.pt_BR
dc.language.isopt_BRpt_BR
dc.titleEnsino e aprendizagem da Astronomia apoiado pelas Tecnologias da Informação e Comunicação.pt_BR
dc.typeDissertaçãopt_BR
dc.placeItajubápt_BR
dc.pages157 p.pt_BR
dc.keywords.portugueseCampos Conceituaispt_BR
dc.keywords.portugueseEnsino de Astronomiapt_BR
dc.keywords.portugueseEaDpt_BR
dc.keywords.portugueseEnsino Médiopt_BR
dc.keywords.englishConceptual Fieldspt_BR
dc.keywords.englishAstronomy Educationpt_BR
dc.keywords.englishDistance Learningpt_BR
dc.keywords.englishHigh Schoolpt_BR
dc.orientador.principalREZENDE JUNIOR, Mikael Frank-
dc.place.presentationUniversidade Federal de Itajubápt_BR
dc.pg.programaEnsino de Ciências – Mestrado Profissionalpt_BR
dc.pg.areaEnsino de Ciênciaspt_BR
dc.date.available2017-08-17T17:40:09Z-
dc.date.accessioned2017-08-17T17:40:09Z-
dc.publisher.departmentIFQ - Instituto de Física e Química-
dc.publisher.programPrograma de Pós-Graduação: Mestrado - Educação em Ciências-
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