Repositório UNIFEI UNIFEI - Campus 1: Itajubá PPG - Programas de Pós Graduação Dissertações
Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.unifei.edu.br/jspui/handle/123456789/905
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.creatorLISBOA, Patrícia-
dc.date.issued2013-03-27-
dc.identifier.citationLISBOA, Patrícia. Formação de professores de Ciências e Matemática no contexto das Tecnologias Digitais: O Proinfo em Poços de Caldas. 2013. 136 f. Dissertação (Mestrado Profissional em Ensino de Ciências) – Universidade Federal de Itajubá, Itajubá, 2013.pt_BR
dc.identifier.urihttps://repositorio.unifei.edu.br/jspui/handle/123456789/905-
dc.description.abstractA presente dissertação é resultado da pesquisa sobre formação tecnológica de professores que lecionam ciências e matemática no Ensino Fundamental II da Rede Municipal de Educação de Poços de Caldas/MG. Este trabalho, caracteriza-se como uma análise qualitativa pautada em aspectos metodológico-fenomenológicos. O contexto do estudo foi o curso Tecnologias na educação: ensinando e aprendendo com as TICs, que faz parte do programa de formação continuada promovido pelo Proinfo Integrado. Tendo em vista o objetivo geral, que era avaliar os resultados ou efeitos do curso para a formação continuada docente, aplicamos as seguintes ações metodológicas: executamos e observamos o curso entre os meses de agosto e dezembro/2011; concomitantemente, aplicamos um questionário pré-curso; passados seis meses da formação aplicamos um questionário pós-curso. Após coleta e análise dos dados constatamos que na primeira fase da pesquisa (a formação), os professores faziam pouco uso dos computadores com finalidades pedagógicas. Os motivos eram o desconhecimento das possibilidades das tecnologias digitais na educação e/ou dificuldade no acesso a equipamentos tecnológicos e internet nas escolas. Durante e após a formação houve algumas modificações nas práticas de alguns dos sujeitos da pesquisa. No entanto, elas não perduraram, uma vez que se perderam entre as práticas tradicionais que estão incorporadas em todo o contexto escolar. Nesse sentido, aponta-se que a formação sozinha não instrumentaliza completamente o professor para uso das TICs na educação. A metodologia utilizada pelo Proinfo Integrado, um curso semipresencial, prescinde de atividades mais práticas a fim de garantir atitudes positivas dos professores frente aos momentos de interações virtuais e discussões de conceitos teóricos que são propostos durante o curso.pt_BR
dc.language.isopt_BRpt_BR
dc.titleFormação de professores de Ciências e Matemática no contexto das Tecnologias Digitais: O Proinfo em Poços de Caldas.pt_BR
dc.typeDissertaçãopt_BR
dc.placeItajubápt_BR
dc.pages136 p.pt_BR
dc.keywords.portugueseFormação de professorespt_BR
dc.keywords.portugueseTecnologias da informação e comunicaçãopt_BR
dc.keywords.portugueseCiênciaspt_BR
dc.keywords.portugueseMatemáticapt_BR
dc.keywords.portuguesePráticas pedagógicaspt_BR
dc.keywords.portugueseProinfopt_BR
dc.keywords.englishTeacher educationpt_BR
dc.keywords.englishInformation technology and communicationpt_BR
dc.keywords.englishSciencept_BR
dc.keywords.englishMathematicspt_BR
dc.keywords.englishTeaching practicespt_BR
dc.orientador.principalSTANO, Rita de Cássia Trindade-
dc.place.presentationUniversidade Federal de Itajubápt_BR
dc.pg.programaEnsino de Ciências – Mestrado Profissionalpt_BR
dc.pg.areaEnsino de Ciênciaspt_BR
dc.date.available2017-08-17T18:49:59Z-
dc.date.accessioned2017-08-17T18:49:59Z-
dc.publisher.departmentIFQ - Instituto de Física e Química-
dc.publisher.programPrograma de Pós-Graduação: Mestrado - Educação em Ciências-
Aparece nas coleções:Dissertações

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
dissertacao_lisboa_2013.pdf3,03 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.