Use este identificador para citar ou linkar para este item:
https://repositorio.unifei.edu.br/jspui/handle/123456789/905
Registro completo de metadados
Campo DC | Valor | Idioma |
---|---|---|
dc.creator | LISBOA, Patrícia | - |
dc.date.issued | 2013-03-27 | - |
dc.identifier.citation | LISBOA, Patrícia. Formação de professores de Ciências e Matemática no contexto das Tecnologias Digitais: O Proinfo em Poços de Caldas. 2013. 136 f. Dissertação (Mestrado Profissional em Ensino de Ciências) – Universidade Federal de Itajubá, Itajubá, 2013. | pt_BR |
dc.identifier.uri | https://repositorio.unifei.edu.br/jspui/handle/123456789/905 | - |
dc.description.abstract | A presente dissertação é resultado da pesquisa sobre formação tecnológica de professores que lecionam ciências e matemática no Ensino Fundamental II da Rede Municipal de Educação de Poços de Caldas/MG. Este trabalho, caracteriza-se como uma análise qualitativa pautada em aspectos metodológico-fenomenológicos. O contexto do estudo foi o curso Tecnologias na educação: ensinando e aprendendo com as TICs, que faz parte do programa de formação continuada promovido pelo Proinfo Integrado. Tendo em vista o objetivo geral, que era avaliar os resultados ou efeitos do curso para a formação continuada docente, aplicamos as seguintes ações metodológicas: executamos e observamos o curso entre os meses de agosto e dezembro/2011; concomitantemente, aplicamos um questionário pré-curso; passados seis meses da formação aplicamos um questionário pós-curso. Após coleta e análise dos dados constatamos que na primeira fase da pesquisa (a formação), os professores faziam pouco uso dos computadores com finalidades pedagógicas. Os motivos eram o desconhecimento das possibilidades das tecnologias digitais na educação e/ou dificuldade no acesso a equipamentos tecnológicos e internet nas escolas. Durante e após a formação houve algumas modificações nas práticas de alguns dos sujeitos da pesquisa. No entanto, elas não perduraram, uma vez que se perderam entre as práticas tradicionais que estão incorporadas em todo o contexto escolar. Nesse sentido, aponta-se que a formação sozinha não instrumentaliza completamente o professor para uso das TICs na educação. A metodologia utilizada pelo Proinfo Integrado, um curso semipresencial, prescinde de atividades mais práticas a fim de garantir atitudes positivas dos professores frente aos momentos de interações virtuais e discussões de conceitos teóricos que são propostos durante o curso. | pt_BR |
dc.language.iso | pt_BR | pt_BR |
dc.title | Formação de professores de Ciências e Matemática no contexto das Tecnologias Digitais: O Proinfo em Poços de Caldas. | pt_BR |
dc.type | Dissertação | pt_BR |
dc.place | Itajubá | pt_BR |
dc.pages | 136 p. | pt_BR |
dc.keywords.portuguese | Formação de professores | pt_BR |
dc.keywords.portuguese | Tecnologias da informação e comunicação | pt_BR |
dc.keywords.portuguese | Ciências | pt_BR |
dc.keywords.portuguese | Matemática | pt_BR |
dc.keywords.portuguese | Práticas pedagógicas | pt_BR |
dc.keywords.portuguese | Proinfo | pt_BR |
dc.keywords.english | Teacher education | pt_BR |
dc.keywords.english | Information technology and communication | pt_BR |
dc.keywords.english | Science | pt_BR |
dc.keywords.english | Mathematics | pt_BR |
dc.keywords.english | Teaching practices | pt_BR |
dc.orientador.principal | STANO, Rita de Cássia Trindade | - |
dc.place.presentation | Universidade Federal de Itajubá | pt_BR |
dc.pg.programa | Ensino de Ciências – Mestrado Profissional | pt_BR |
dc.pg.area | Ensino de Ciências | pt_BR |
dc.date.available | 2017-08-17T18:49:59Z | - |
dc.date.accessioned | 2017-08-17T18:49:59Z | - |
dc.publisher.department | IFQ - Instituto de Física e Química | - |
dc.publisher.program | Programa de Pós-Graduação: Mestrado - Educação em Ciências | - |
Aparece nas coleções: | Dissertações |
Arquivos associados a este item:
Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
dissertacao_lisboa_2013.pdf | 3,03 MB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir |
Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.