Use este identificador para citar ou linkar para este item:
https://repositorio.unifei.edu.br/jspui/handle/123456789/910
Registro completo de metadados
Campo DC | Valor | Idioma |
---|---|---|
dc.creator | SANTOS, Romualdo José dos | - |
dc.date.issued | 2013-04-12 | - |
dc.identifier.citation | SANTOS, Romualdo José dos. Os Manuais dos professores dos livros didáticos de Biologia aprovados no PNLD 2012: A temática ambiental e o processo educativo. 2013. 160 f. Dissertação (Mestrado Profissional em Ensino de Ciências) – Universidade Federal de Itajubá, Itajubá, 2013. | pt_BR |
dc.identifier.uri | https://repositorio.unifei.edu.br/jspui/handle/123456789/910 | - |
dc.description.abstract | Neste trabalho foram analisados os manuais dos professores dos livros didáticos de biologia aprovados pelo Programa Nacional do Livro Didático – PNLD. A escolha dos manuais dos professores como objeto de estudo deu-se em função da presença desse recurso didático em todas as escolas públicas brasileiras. Nossa análise foi orientada pelo princípio metodológico proposto por Carvalho (2006) que sugere que os trabalhos relacionados à temática ambiental devem ser elaborados e executados tendo como referência a reciprocidade e a articulação entre três dimensões da práxis humana, que são: a dimensão dos conhecimentos, a dimensão dos valores e a dimensão da participação política. A partir dessas considerações, foi levantado o seguinte questionamento: que dimensões da realidade – dos conhecimentos, dos valores (éticos e estéticos) e da participação política – são enfatizados pelos manuais dos professores dos livros didáticos de biologia aprovados pelo PNLD 2012 quando tratam da temática ambiental e do processo educativo? Com base nesse problema foram elaborados os seguintes objetivos específicos: identificar, nos manuais dos professores, as orientações de trabalho voltadas para a temática ambiental e o processo educativo; identificar as características dessas orientações com relação às dimensões dos conhecimentos, dos valores e da participação política e analisar o grau de articulação entre as dimensões presentes nos textos destes manuais. As análises mostraram que os manuais dos professores possibilitam o desenvolvimento de trabalhos com a temática ambiental. Porém, esses trabalhos, muitas vezes, privilegiam a abordagem de apenas uma dimensão, em especial a dimensão dos conhecimentos. Foram identificadas orientações que propunham o trabalho no qual as três dimensões articulavam-se. Entendemos que essa pesquisa contribuiu para uma melhor visão de como a temática ambiental está sendo tratada nos manuais dos professores de biologia. Considerando a utilização por nós professores, dos livros didáticos e, consequentemente dos manuais, como um dos principais materiais de apoio nas aulas é possível levantar questões importantes que possam ajudar a reconhecer e compreender de que forma as práticas educativas voltadas à temática ambiental tem sido desenvolvidas no ensino formal. | pt_BR |
dc.language.iso | pt_BR | pt_BR |
dc.title | Os Manuais dos professores dos livros didáticos de Biologia aprovados no PNLD 2012: A temática ambiental e o processo educativo | pt_BR |
dc.type | Dissertação | pt_BR |
dc.place | Itajubá | pt_BR |
dc.pages | 160 p. | pt_BR |
dc.keywords.portuguese | Manual do professor | pt_BR |
dc.keywords.portuguese | Temática Ambiental | pt_BR |
dc.keywords.portuguese | Propostas Educativas | pt_BR |
dc.keywords.portuguese | Ensino de Biologia | pt_BR |
dc.keywords.english | Teacher's manual | pt_BR |
dc.keywords.english | Environmental theme | pt_BR |
dc.keywords.english | Educational proposals | pt_BR |
dc.keywords.english | Biology Teaching | pt_BR |
dc.orientador.principal | SILVA, Luciano Fernandes | - |
dc.place.presentation | Universidade Federal de Itajubá | pt_BR |
dc.pg.programa | Ensino de Ciências – Mestrado Profissional | pt_BR |
dc.pg.area | Ensino e Aprendizagem no Ensino de Ciências | pt_BR |
dc.date.available | 2017-08-18T18:05:10Z | - |
dc.date.accessioned | 2017-08-18T18:05:10Z | - |
dc.publisher.department | IFQ - Instituto de Física e Química | - |
dc.publisher.program | Programa de Pós-Graduação: Mestrado - Educação em Ciências | - |
Aparece nas coleções: | Dissertações |
Arquivos associados a este item:
Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
dissertacao_santos2_2013.pdf | 1,25 MB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir |
Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.