Repositório UNIFEI UNIFEI - Campus 1: Itajubá PPG - Programas de Pós Graduação Dissertações
Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.unifei.edu.br/jspui/handle/123456789/916
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.creatorTOGNASCA JÚNIOR, Rodolfo-
dc.date.issued2017-
dc.identifier.citationTOGNASCA JÚNIOR, Rodolfo. A introdução do tema Saneamento no Curso de Medicina visando transposição didática para a Educação Básica. 2017. 124 f. Dissertação (Mestrado Profissional em Ensino de Ciências) – Universidade Federal de Itajubá, Itajubá, 2017.pt_BR
dc.identifier.urihttps://repositorio.unifei.edu.br/jspui/handle/123456789/916-
dc.description.abstractCientes que o deficit em saneamento afeta direta e indiretamente a saúde e qualidade de vida de uma população, julga-se fundamental que futuros profissionais médicos tenham noções sobre este tema. Desta maneira, este trabalho, de caráter qualitativo conta com a elaboração de uma sequência didática (SD), para apresentação do tema e de conceitos fundamentais sobre tal assunto à futuros médicos. Aos estudantes calouros de medicina, foi socilitado à confecção de um material para ser utilizado na Educação Básica, este material foi analisado sob a ótica da transposição didática, que é a transformação do saber científico ou saber sábio em saber a ensinar para o saber ensinado. As características da transposição didática podem ser observadas nos materiais confeccionados e os resultados indicam que os recursos utilizados são acessíveis, diretos, fáceis de serem explicados e podem contribuir para o ensino de saneamento e suas vertentes, colaborando assim para a educação em saúde.pt_BR
dc.language.isopt_BRpt_BR
dc.titleA introdução do tema Saneamento no Curso de Medicina visando transposição didática para a Educação Básica.pt_BR
dc.typeDissertaçãopt_BR
dc.placeItajubápt_BR
dc.pages124 p.pt_BR
dc.keywords.portugueseSaneamentopt_BR
dc.keywords.portugueseTransposição Didáticapt_BR
dc.keywords.portugueseSDpt_BR
dc.keywords.portugueseEducação em Saúdept_BR
dc.keywords.portugueseAprendizagempt_BR
dc.keywords.englishSanitationpt_BR
dc.keywords.englishDidactic transpositionpt_BR
dc.keywords.englishDidactic Sequencept_BR
dc.keywords.englishHealthy Educationpt_BR
dc.keywords.englishLearningpt_BR
dc.orientador.principalSILVA, Milady Renata Apolinário da-
dc.orientador.coorientadorSILVA, João Ricardo Neves da-
dc.place.presentationUniversidade Federal de Itajubápt_BR
dc.pg.programaEnsino de Ciências – Mestrado Profissionalpt_BR
dc.pg.areaPPpt_BR
dc.date.available2017-08-21T12:58:28Z-
dc.date.accessioned2017-08-21T12:58:28Z-
dc.publisher.departmentIFQ - Instituto de Física e Química-
dc.publisher.programPrograma de Pós-Graduação: Mestrado - Educação em Ciências-
Aparece nas coleções:Dissertações

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
dissertacao_tognasca_junior_2017.pdf2,05 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.