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https://repositorio.unifei.edu.br/jspui/handle/123456789/930
Registro completo de metadados
Campo DC | Valor | Idioma |
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dc.creator | MELO, Tiago Rocha | - |
dc.date.issued | 2013-06-25 | - |
dc.identifier.citation | MELO, Tiago Rocha. Políticas energéticas automotivas e o uso dos veículos Flex Fuel. 2013. 117 f. Dissertação (Mestrado em Engenharia Mecânica) – Universidade Federal de Itajubá, Itajubá, 2013. | pt_BR |
dc.identifier.uri | https://repositorio.unifei.edu.br/jspui/handle/123456789/930 | - |
dc.description.abstract | Desde os primórdios da indústria automobilística no mundo, o uso da gasolina como principal combustível, trouxe consequências políticas e econômicas, com o crescimento da frota circulante. A gasolina como principal derivado do petróleo, gerou a necessidade de expansão de sua extração e da descoberta de novos campos petrolíferos, para atender ao crescente mercado consumidor, trazendo problemas financeiros em diversos países a partir das crises de energia, devido às flutuações ou ao aumento de preços. Para evitar maiores problemas decorrentes da dependência do petróleo oriundo de regiões com turbulências políticas e religiosas, vários países se organizaram na busca por alternativas ao uso da gasolina no transporte veicular. Neste trabalho são analisadas as políticas energéticas automotivas dos Estados Unidos, Japão e Europa, o desenvolvimento tecnológico automotivo e a questão do uso do etanol como combustível nos veículos flex fuel no Brasil. São analisadas também as implicações do uso da gasolina nos veículos flex fuel, pois com o lançamento do novo regime automotivo no Brasil, deve-se estar atento à eficiência energética. | pt_BR |
dc.language.iso | pt_BR | pt_BR |
dc.title | Políticas energéticas automotivas e o uso dos veículos Flex Fuel. | pt_BR |
dc.type | Dissertação | pt_BR |
dc.place | Itajubá | pt_BR |
dc.pages | 117 p. | pt_BR |
dc.keywords.portuguese | Política Energética Automotiva | pt_BR |
dc.keywords.portuguese | Veículos Flexíveis | pt_BR |
dc.keywords.portuguese | Motores de Combustão Interna | pt_BR |
dc.keywords.portuguese | Eficiência Energética | pt_BR |
dc.keywords.portuguese | Etanol | pt_BR |
dc.keywords.english | Automotive Energy Policies | pt_BR |
dc.keywords.english | Flexible Fuel Vehicles | pt_BR |
dc.keywords.english | Internal Combustion Engine | pt_BR |
dc.keywords.english | Automotive Energy Efficiency | pt_BR |
dc.keywords.english | Ethanol | pt_BR |
dc.orientador.principal | SILVA, Rogério José da | - |
dc.orientador.coorientador | PIRANI, Marcelo José | - |
dc.place.presentation | Universidade Federal de Itajubá | pt_BR |
dc.pg.programa | Engenharia Mecânica | pt_BR |
dc.pg.area | Conversão de Energia | pt_BR |
dc.date.available | 2017-09-04T14:27:07Z | - |
dc.date.accessioned | 2017-09-04T14:27:07Z | - |
dc.publisher.department | IEM - Instituto de Engenharia Mecânica | - |
dc.publisher.program | Programa de Pós-Graduação: Mestrado - Engenharia Mecânica | - |
Aparece nas coleções: | Dissertações |
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Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
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dissertacao_melo_2013.pdf | 5,14 MB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir |
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