Repositório UNIFEI UNIFEI - Campus 1: Itajubá PPG - Programas de Pós Graduação Dissertações
Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.unifei.edu.br/jspui/handle/123456789/930
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.creatorMELO, Tiago Rocha-
dc.date.issued2013-06-25-
dc.identifier.citationMELO, Tiago Rocha. Políticas energéticas automotivas e o uso dos veículos Flex Fuel. 2013. 117 f. Dissertação (Mestrado em Engenharia Mecânica) – Universidade Federal de Itajubá, Itajubá, 2013.pt_BR
dc.identifier.urihttps://repositorio.unifei.edu.br/jspui/handle/123456789/930-
dc.description.abstractDesde os primórdios da indústria automobilística no mundo, o uso da gasolina como principal combustível, trouxe consequências políticas e econômicas, com o crescimento da frota circulante. A gasolina como principal derivado do petróleo, gerou a necessidade de expansão de sua extração e da descoberta de novos campos petrolíferos, para atender ao crescente mercado consumidor, trazendo problemas financeiros em diversos países a partir das crises de energia, devido às flutuações ou ao aumento de preços. Para evitar maiores problemas decorrentes da dependência do petróleo oriundo de regiões com turbulências políticas e religiosas, vários países se organizaram na busca por alternativas ao uso da gasolina no transporte veicular. Neste trabalho são analisadas as políticas energéticas automotivas dos Estados Unidos, Japão e Europa, o desenvolvimento tecnológico automotivo e a questão do uso do etanol como combustível nos veículos flex fuel no Brasil. São analisadas também as implicações do uso da gasolina nos veículos flex fuel, pois com o lançamento do novo regime automotivo no Brasil, deve-se estar atento à eficiência energética.pt_BR
dc.language.isopt_BRpt_BR
dc.titlePolíticas energéticas automotivas e o uso dos veículos Flex Fuel.pt_BR
dc.typeDissertaçãopt_BR
dc.placeItajubápt_BR
dc.pages117 p.pt_BR
dc.keywords.portuguesePolítica Energética Automotivapt_BR
dc.keywords.portugueseVeículos Flexíveispt_BR
dc.keywords.portugueseMotores de Combustão Internapt_BR
dc.keywords.portugueseEficiência Energéticapt_BR
dc.keywords.portugueseEtanolpt_BR
dc.keywords.englishAutomotive Energy Policiespt_BR
dc.keywords.englishFlexible Fuel Vehiclespt_BR
dc.keywords.englishInternal Combustion Enginept_BR
dc.keywords.englishAutomotive Energy Efficiencypt_BR
dc.keywords.englishEthanolpt_BR
dc.orientador.principalSILVA, Rogério José da-
dc.orientador.coorientadorPIRANI, Marcelo José-
dc.place.presentationUniversidade Federal de Itajubápt_BR
dc.pg.programaEngenharia Mecânicapt_BR
dc.pg.areaConversão de Energiapt_BR
dc.date.available2017-09-04T14:27:07Z-
dc.date.accessioned2017-09-04T14:27:07Z-
dc.publisher.departmentIEM - Instituto de Engenharia Mecânica-
dc.publisher.programPrograma de Pós-Graduação: Mestrado - Engenharia Mecânica-
Aparece nas coleções:Dissertações

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
dissertacao_melo_2013.pdf5,14 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.