Repositório UNIFEI UNIFEI - Campus 1: Itajubá PPG - Programas de Pós Graduação Dissertações
Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.unifei.edu.br/jspui/handle/123456789/934
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.creatorSARMIENTO, Angie Lizeth Espinosa-
dc.date.issued2013-03-08-
dc.identifier.citationSARMIENTO, Angie Lizeth Espinosa. Desenvolvimento de uma metodologia para o Projeto Aerodinâmico de Rotores Axiais Reversíveis de Ventiladores de Jato de Túneis Rodoviários. 2013. 112 f. Dissertação (Mestrado em Engenharia Mecânica) – Universidade Federal de Itajubá, Itajubá, 2013.pt_BR
dc.identifier.urihttps://repositorio.unifei.edu.br/jspui/handle/123456789/934-
dc.description.abstractEste trabalho apresenta uma metodologia para o projeto aerodinâmico de rotores axiais reversíveis de ventiladores de jato. Devido à baixa relação de cubo apresentada por esses rotores, uma determinada condição de vórtice-forçado é proposta a fim de diminuir a torção nas pás que resulta ao utilizar a condição de vórtice-livre. Os valores tabelados dos coeficientes de sustentação e de arrasto de perfil obtidos da literatura para os perfis elípticos utilizados neste trabalho foram interpolados por meio de função de base radial (FBR). Nessa técnica de interpolação, foi utilizada uma FBR do tipo TPS, que é bem efetiva para o processo iterativo de projeto aerodinâmico das pás do rotor. Nas aplicações numéricas, dois rotores axiais reversíveis foram projetados de acordo com os dados estabelecidos, sendo um segundo a condição de vórtice-livre e o outro segundo a condição de vórtice-forçado. Ambos os rotores têm as mesmas dimensões e o mesmo número de pás, diferindo apenas no ângulo de montagem de cada perfil que compõe as pás. Por meio de técnicas de dinâmica dos fluidos computacional (CFD), foram obtidas as principais características de desempenho desses dois rotores, para uma ampla faixa de operação. O rotor projetado segundo a condição de vórtice-forçado apresentou não só um rendimento máximo maior, mas também com sua respectiva vazão localizada na região de estabilidade do rotor, quando comparado com o rotor projetado segundo a condição de vórtice-livre onde o rendimento máximo ficou localizado na região de instabilidade do rotor.pt_BR
dc.language.isopt_BRpt_BR
dc.titleDesenvolvimento de uma metodologia para o Projeto Aerodinâmico de Rotores Axiais Reversíveis de Ventiladores de Jato de Túneis Rodoviários.pt_BR
dc.typeDissertaçãopt_BR
dc.placeItajubápt_BR
dc.pages112 p.pt_BR
dc.keywords.portugueseTurbomáquinapt_BR
dc.keywords.portugueseVentilador de Jatopt_BR
dc.keywords.portugueseRotor Axial Reversívelpt_BR
dc.keywords.portugueseProjeto Aerodinâmicopt_BR
dc.keywords.portuguesePerfil Elípticopt_BR
dc.keywords.portugueseCondição de Vórtice-forçadopt_BR
dc.keywords.portugueseCFDpt_BR
dc.keywords.portugueseCaracterísticas de Desempenhopt_BR
dc.keywords.englishTurbomachinerypt_BR
dc.keywords.englishJet Fanpt_BR
dc.keywords.englishReversible Axial-Flow Rotorpt_BR
dc.keywords.englishAerodynamic Designpt_BR
dc.keywords.englishElliptical Profilept_BR
dc.keywords.englishForced Vortex Conditionpt_BR
dc.keywords.englishCFDpt_BR
dc.keywords.englishPerformance Characteristicspt_BR
dc.orientador.principalOLIVEIRA, Waldir de-
dc.orientador.coorientadorCAMACHO, Ramiro Gustavo Ramirez-
dc.place.presentationUniversidade Federal de Itajubápt_BR
dc.pg.programaEngenharia Mecânicapt_BR
dc.pg.areaDinâmica dos Fluidos e Máquinas de Fluxopt_BR
dc.date.available2017-09-04T18:45:12Z-
dc.date.accessioned2017-09-04T18:45:12Z-
dc.publisher.departmentIEM - Instituto de Engenharia Mecânica-
dc.publisher.programPrograma de Pós-Graduação: Mestrado - Engenharia Mecânica-
Aparece nas coleções:Dissertações

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
dissertacao_sarmiento_2013.pdf3,9 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.