Repositório UNIFEI UNIFEI - Campus 1: Itajubá PPG - Programas de Pós Graduação Dissertações
Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.unifei.edu.br/jspui/handle/123456789/946
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.creatorFERNANDES, Ana Luisa Machado-
dc.date.issued2016-12-
dc.identifier.citationFERNANDES, Ana Luisa Machado. O papel da música no currículo funcional do Ensino de Ciências para alunos com autismo: Formação continuada. 2016. 83 f. Dissertação (Mestrado Profissional em Ensino de Ciências) – Universidade Federal de Itajubá, Itajubá, 2016.pt_BR
dc.identifier.urihttps://repositorio.unifei.edu.br/jspui/handle/123456789/946-
dc.description.abstractO presente trabalho tem como objetivo refletir sobre a inclusão de alunos com autismo considerando a música num currículo funcional natural. Foi feita uma pesquisa mista (quanti-qualitativa), onde buscou-se mostrar a realidade numérica de atendimentos de alunos com autismo na cidade de Itajubá-MG, seguida de um panorama sobre a forma como esses alunos são atendidos hoje. Diante da análise dos dados, e entendendo a necessidade de formação continuada aos professores, foi feita a proposta do curso de formação continuada. O curso de formação continuada busca mostrar aos professores uma ferramenta de trabalho eficiente no manejo de crianças com transtorno do espectro autista: a música. A música como forma de comunicação primária do ser humano, é dotada de características que estimulam o bom desenvolvimento da criança. Assim, pode ser uma ferramenta útil ao currículo funcional das crianças com TEA assistidas por escolas inclusivas.pt_BR
dc.language.isopt_BRpt_BR
dc.titleO papel da música no currículo funcional do Ensino de Ciências para alunos com autismo: Formação continuada.pt_BR
dc.typeDissertaçãopt_BR
dc.placeItajubápt_BR
dc.pages83 p.pt_BR
dc.keywords.portugueseInclusãopt_BR
dc.keywords.portugueseTranstorno do Espectro Autistapt_BR
dc.keywords.portugueseMúsicapt_BR
dc.keywords.portugueseCurrículo Funcionalpt_BR
dc.keywords.englishInclusionpt_BR
dc.keywords.englishAutism Spectrum Disorder (ASD)pt_BR
dc.keywords.englishMusicpt_BR
dc.keywords.englishFunctional Curriculumpt_BR
dc.orientador.principalSTANO, Rita de Cássia Magalhães Trindade-
dc.place.presentationUniversidade Federal de Itajubápt_BR
dc.pg.programaEnsino de Ciências – Mestrado Profissionalpt_BR
dc.pg.areaPPpt_BR
dc.date.available2017-09-13T16:58:27Z-
dc.date.accessioned2017-09-13T16:58:27Z-
dc.publisher.departmentIFQ - Instituto de Física e Química-
dc.publisher.programPrograma de Pós-Graduação: Mestrado - Educação em Ciências-
Aparece nas coleções:Dissertações

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
dissertacao_fernandes2_2016.pdf849,77 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.