Repositório UNIFEI UNIFEI - Campus 1: Itajubá PPG - Programas de Pós Graduação Dissertações
Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.unifei.edu.br/jspui/handle/123456789/961
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.creatorFREITAS, Lílian Carla de-
dc.date.issued2013-02-21-
dc.identifier.citationFREITAS, Lílian Carla de. Modelo de fatores de sucesso para avaliação de softwares educacionais aplicados ao ensino de ciências. 2013. 106 f. Dissertação (Mestrado Profissional em Ensino de Ciências) – Universidade Federal de Itajubá, Itajubá, 2013.pt_BR
dc.identifier.urihttps://repositorio.unifei.edu.br/jspui/handle/123456789/961-
dc.description.abstractEste trabalho parte do pressuposto de que o Ensino de Ciências, que passa por diversas transformações atualmente, deve contar com as Tecnologias de Informação e Comunicação para auxiliar na promoção da formação científica de jovens, para que estes possam atuar como cidadãos ativos na sociedade. Além disso, compartilha-se a ideia de necessidade de softwares que possuam determinadas características de qualidade, com a finalidade de se obter sucesso no uso dos mesmos. Essas características, fatores de sucesso de softwares educacionais aplicados ao ensino de ciências, podem ser organizadas a fim de compor um modelo de avaliação que dê suporte à de análise do sucesso dos referidos softwares. Diante disso, o objetivo primordial deste trabalho é propor um modelo de avaliação de softwares educacionais voltados ao ensino de ciências, desenvolvidos a partir de uma base teórica e empírica. Como base teórica, considerou-se, principalmente, um modelo de avaliação de sistemas de informação amplamente disseminado na literatura. Além disso, como base empírica, foi realizada uma pesquisa inicial com professores de ciências, que indicou características desejáveis em software para esta área. O resultado dessa pesquisa foi analisado e observou-se sua conformidade com as diretrizes dos Parâmetros Curriculares Nacionais para a área de Ciências da Natureza, Matemática e suas Tecnologias. Para determinar o grau de relevância de cada característica (fator) apresentado no modelo proposto, validando assim tal modelo, foi realizada uma nova pesquisa, com alunos de Mestrados Profissionais em Ensino de Ciências de diferentes instituições brasileiras. Os resultados obtidos indicaram que o modelo proposto é adequado aos seus propósitos e pode contribuir para melhorar as seleções de software e, consequentemente, para um uso mais adequado de softwares educacionais aplicados ao ensino de ciências.pt_BR
dc.language.isopt_BRpt_BR
dc.titleModelo de fatores de sucesso para avaliação de softwares educacionais aplicados ao ensino de ciências.pt_BR
dc.typeDissertaçãopt_BR
dc.placeItajubápt_BR
dc.pages106 p.pt_BR
dc.keywords.portugueseEnsino de ciênciaspt_BR
dc.keywords.portugueseAvaliação de softwarept_BR
dc.keywords.portugueseModelo de fatores de sucessopt_BR
dc.keywords.portugueseSoftwares educacionaispt_BR
dc.keywords.englishScience educationpt_BR
dc.keywords.englishEvaluation of softwarept_BR
dc.keywords.englishSuccess factors modelpt_BR
dc.keywords.englishEducational softwarept_BR
dc.orientador.principalKIRNER, Tereza Gonçalves-
dc.place.presentationUniversidade Federal de Itajubápt_BR
dc.pg.programaEnsino de Ciências – Mestrado Profissionalpt_BR
dc.pg.areaEnsino e Aprendizagem no Ensino de Ciênciaspt_BR
dc.date.available2017-09-25T19:12:25Z-
dc.date.accessioned2017-09-25T19:12:25Z-
dc.publisher.departmentIFQ - Instituto de Física e Química-
dc.publisher.programPrograma de Pós-Graduação: Mestrado - Educação em Ciências-
Aparece nas coleções:Dissertações

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
dissertacao_freitas1_2013.pdf1,84 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.