Repositório UNIFEI UNIFEI - Campus 1: Itajubá PPG - Programas de Pós Graduação Dissertações
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dc.creatorSILVA, Marília Luzia de Paiva e-
dc.date.issued2013-04-12-
dc.identifier.citationSILVA, Marília Luzia de Paiva e. Alfabetização científica nos anos iniciais do ensino fundamental na rede municipal de Piranguçu/MG: Formação e Prática. 2013. 146 f. Dissertação (Mestrado Profissional em Ensino de Ciências) – Universidade Federal de Itajubá, Itajubá, 2013.pt_BR
dc.identifier.urihttps://repositorio.unifei.edu.br/jspui/handle/123456789/979-
dc.description.abstractNeste trabalho, são apresentados os resultados de um curso de capacitação em Alfabetização Científica, realizado com docentes dos anos iniciais do ensino fundamental da cidade de Piranguçu, no sul de Minas Gerais. Os aportes teóricos revisam os diferentes significados da Alfabetização Científica nas suas vertentes e dimensões, apontam indicadores substanciais e estabelecem uma relação com o ensino de Ciências, apresentando o Planejamento Pedagógico como instrumento para a sua efetivação nas práticas docentes. A abordagem qualitativa norteou o estudo realizado. Os sujeitos da pesquisa foram, inicialmente, trinta e oito docentes da rede municipal de Piranguçu, no sul de Minas Gerais, e, na etapa seguinte, quatro docentes que atuavam nas turmas do 5º ano do ensino fundamental, no mesmo município. Os dados foram coletados por meio da análise do Planejamento Pedagógico, entrevistas semiestruturadas e observação de aulas após o oferecimento do curso de capacitação “Alfabetização Científica nos anos iniciais do ensino fundamental”. Os docentes elaboraram conjuntamente o Planejamento Pedagógico do ensino de Ciências para suas respectivas turmas. Foram observadas seis aulas de um desses docentes. Os resultados indicaram que o Planejamento Pedagógico tornou-se referencial e, mesmo elaborado no início do ano letivo, está em contínuo movimento e é instrumento de orientação frequente para as suas ações didático-pedagógicas. Nele, os conteúdos de ensino, selecionados de acordo com as orientações dos documentos oficiais, apresentavam relações com o contexto e realidades mais próximas dos alunos. Os procedimentos didáticos privilegiaram as metodologias ativas nas quais os estudantes têm participação efetiva na sua aprendizagem. Os docentes entrevistados revelaram que o curso lhes possibilitou um olhar diferenciado para o ensino de Ciências com vistas à cidadania, na medida em que os conhecimentos podem colaborar no entendimento das questões do cotidiano, desde as mais simples até as mais complexas. As aulas observadas revelaram, ainda, que a Alfabetização Científica constitui uma prática efetiva no ensino de Ciências.pt_BR
dc.language.isopt_BRpt_BR
dc.titleAlfabetização científica nos anos iniciais do ensino fundamental na rede municipal de Piranguçu/MG: Formação e Prática.pt_BR
dc.typeDissertaçãopt_BR
dc.placeItajubápt_BR
dc.pages146 p.pt_BR
dc.keywords.portugueseAlfabetização Científicapt_BR
dc.keywords.portuguesePlanejamento Pedagógicopt_BR
dc.keywords.portugueseFormação Docentept_BR
dc.keywords.englishScientific Alphabetizationpt_BR
dc.keywords.englishEducation Planpt_BR
dc.keywords.englishFormation of Teacherpt_BR
dc.orientador.principalREZENDE JÚNIOR, Mikael Frank-
dc.place.presentationUniversidade Federal de Itajubápt_BR
dc.pg.programaEnsino de Ciências – Mestrado Profissionalpt_BR
dc.pg.areaEnsino e Aprendizagem no Ensino de Ciênciaspt_BR
dc.date.available2017-10-09T17:52:39Z-
dc.date.accessioned2017-10-09T17:52:39Z-
dc.publisher.departmentIFQ - Instituto de Física e Química-
dc.publisher.programPrograma de Pós-Graduação: Mestrado - Educação em Ciências-
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