Repositório UNIFEI UNIFEI - Campus 1: Itajubá PPG - Programas de Pós Graduação Dissertações
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dc.creatorSILVA, Diogo Leonardo Ferreira da-
dc.date.issued2013-03-15-
dc.identifier.citationSILVA, Diogo Leonardo Ferreira da. Sobre a Parametrização da Malha Objetivo no Controle ℋ∞/LTR. 2013. 65 f. Dissertação (Mestrado em Engenharia Elétrica) – Universidade Federal de Itajubá, Itajubá, 2013.pt_BR
dc.identifier.urihttps://repositorio.unifei.edu.br/jspui/handle/123456789/982-
dc.description.abstractEste trabalho apresenta uma nova abordagem sobre a parametrização da malha objetivo no controle ℋ∞/LTR na qual é possível obter o comportamento de um sistema de primeira ordem como borda de desempenho para a função de sensibilidade da malha objetivo. A parametrização convencional proposta por Athans tem sido utilizada com sucesso em diferentes áreas e sistemas; entretanto, tem como desvantagem a representação em variáveis de estado que pode ser restritiva por utilizar de pseudo inversas de matrizes que nem sempre têm sua existência garantida. Este inconveniente foi inicialmente superado por O’Dell e Misawa, porém somente para um pólo na origem. A parametrização proposta almeja especificar a malha objetivo de forma que sua existência seja garantida em qualquer sistema em que as metodologias ℋ∞/LTR ou LQG/LTR sejam factíveis. Além disso, a dinâmica da malha objetivo passa a ser dada não somente por um pólo na origem, mas por qualquer pólo finito-real estável, uma característica interessante para sistemas em que o uso de integradores é indesejado ou até mesmo proibitivo, como no caso da planta do helicóptero utilizada, em que um pólo na origem impossibilita a inversão da planta. Para validar a parametrização proposta, foram realizadas simulações a partir do modelo linearizado no espaço de estados da dinâmica longitudinal do caça F8 e um modelo em escala reduzida da planta de um helicóptero. Para o caça F8, foram realizadas simulações visando verificar o rastreamento no sinal de referência; nessas simulações a dinâmica da malha objetivo ficou limitada à dinâmica do pólo escolhido, como esperado pela teoria. Para a planta do helicóptero, além das simulações, foi feito um ensaio experimental do ponto de vista de regulação afim de verificar a rejeição de distúrbios da planta.pt_BR
dc.language.isopt_BRpt_BR
dc.titleSobre a Parametrização da Malha Objetivo no Controle ℋ∞/LTR.pt_BR
dc.typeDissertaçãopt_BR
dc.placeItajubápt_BR
dc.pages65 p.pt_BR
dc.keywords.portugueseParametrização da malha objetivopt_BR
dc.keywords.portugueseControle ℋ∞pt_BR
dc.keywords.portuguesePrincípio de recuperação da malha objetivopt_BR
dc.keywords.portugueseProjeto via loop shapingpt_BR
dc.keywords.englishTarget feedback looppt_BR
dc.keywords.englishℋ∞ controlpt_BR
dc.keywords.englishLoop transfer recovery principlept_BR
dc.keywords.englishLoop shaping designpt_BR
dc.orientador.principalFERREIRA, Luís Henrique de Carvalho-
dc.place.presentationUniversidade Federal de Itajubápt_BR
dc.pg.programaEngenharia Elétricapt_BR
dc.pg.areaAutomação e Sistemas Elétricos Industriais (ASEI)pt_BR
dc.date.available2017-10-10T17:52:25Z-
dc.date.accessioned2017-10-10T17:52:25Z-
dc.publisher.departmentIESTI - Instituto de Engenharia de Sistemas e Tecnologia da Informação-
dc.publisher.programPrograma de Pós-Graduação: Mestrado - Engenharia Elétrica-
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