Repositório UNIFEI UNIFEI - Campus 1: Itajubá PPG - Programas de Pós Graduação Dissertações
Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.unifei.edu.br/jspui/handle/123456789/1431
Tipo: Dissertação
Título: Modelagem e análise do processo administrativo de compras de uma instituição federal de ensino superior.
Autor(es): ROCHA, Renata Pereira
Abstract: As atividades desenvolvidas nas instituições públicas são realizadas através de processos. Estes processos devem ser bem definidos por serem de grande relevância e vital para essas organizações, pois orientam tanto os seus usuários internos como externos. O gerenciamento desses processos é complexo, requerendo técnicas bem definidas e estruturadas para que apresentem um resultado transparente e eficiente. Este trabalho tem como objetivo modelar o processo administrativo de compras de uma Instituição Federal de Ensino Superior – IFES, analisar seus pontos de interface entre os departamentos (handoffs) e comparar o procedimento realizado na Instituição com o de outras IFES. O processo administrativo de compras tem como objetivo a aquisição de materiais, bens e serviços necessários à manutenção e ao desenvolvimento das atividades realizadas nas instituições. O método de pesquisa utilizado para a realização deste trabalho foi a modelagem, realizada através da integração das técnicas Business Process Model and Notation (BPMN) e SIPOC. Como resultado obteve-se a identificação e análise dos handoffs. A integração das técnicas proporcionou facilidade na identificação dos pontos de falha no processo e principalmente a apresentação dos requisitos para conclusão do processo. Também foi analisado o procedimento da Instituição com o de outras IFES, visando identificar possíveis melhorias. Essa comparação fez-se muito importante visando a análise da aplicabilidade da técnica por outras Instituições e quanto aos procedimentos adotados.
metadata.dc.publisher.department: IEPG - Instituto de Engenharia de Produção e Gestão
metadata.dc.publisher.program: Programa de Pós-Graduação: Mestrado - Engenharia de Produção
Citação: ROCHA, Renata Pereira. Modelagem e análise do processo administrativo de compras de uma instituição federal de ensino superior. 2018. 103 f. Dissertação (Mestrado em Engenharia de Produção) – Universidade Federal de Itajubá, Itajubá, 2018.
URI: https://repositorio.unifei.edu.br/jspui/handle/123456789/1431
Data do documento: 24-Mai-2018
Aparece nas coleções:Dissertações

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
dissertacao_2018078.pdf2,63 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.