Repositório UNIFEI UNIFEI - Campus 1: Itajubá PPG - Programas de Pós Graduação Dissertações
Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.unifei.edu.br/jspui/handle/123456789/1003
Tipo: Dissertação
Título: Nanogéis para liberação controlada de Aspirina®.
Autor(es): BALDONI, Ricardo Bernardes
Abstract: Atualmente, o Brasil está passando por um processo de envelhecimento populacional. As estimativas são de que em 2050, 19% da população brasileira terá mais de sessenta e cinco anos de idade. Dentre as comorbidades que afetam este grupo etário, as doenças cardíacas, em especial, as arritmias cardíacas, merecem destaque. Com o passar dos anos, os pacientes idosos que sofrem com a arritmia cardíaca têm seus quadros agravados, e de maneira geral, os tratamentos são longos e requerem grande disciplina dos pacientes, o que acaba por reduzir a efetividade do tratamento. O presente trabalho aborda a síntese e caracterização do dendrímero de poliglicerol reticulado contendo ácido acetilsalicílico. As microesferas de PGLD-AAS foram preparadas pelo método de reticulação fotoquímica usando o metacrilato de glicidila e o agente de reticulação do PGLD. As microesferas de PGLD-AAS foram caracterizadas através das técnicas de espectroscopia de absorção no infravermelho por transformada de Fourier (FTIR) e microscopia eletrônica de varredura (MEV). Foram obtidas microesferas de PGLD-AAS com tamanhos de partículas variando entre 5,6 μm e 90,1 μm. Estudos de calorimetria exploratória diferencial (DSC) foram realizados para entendimento da natureza cristalina e uniformidade de distribuição do fármaco nas microesferas. O Efeito do tempo de reticulação do PGLD e a cinética de liberação do fármaco encapsulado foram investigadas. O estudo de liberação in vitro do AAS das microesferas de PGLD foi realizado em solução tampão fosfato-salina (pH 7,4) a 37 ºC. As taxas de liberação foram ajustadas para um modelo empírico para compreensão dos parâmetros de difusão, que indicaram uma tendência de liberação Fickiana de AAS.
metadata.dc.publisher.department: IFQ - Instituto de Física e Química
metadata.dc.publisher.program: Programa de Pós-Graduação: Mestrado - Materiais para Engenharia
Citação: BALDONI, Ricardo Bernardes. Nanogéis para liberação controlada de Aspirina®. 2016. 64 f. Dissertação (Mestrado em Materiais para Engenharia) – Universidade Federal de Itajubá, Itajubá, 2016.
URI: https://repositorio.unifei.edu.br/jspui/handle/123456789/1003
Data do documento: 26-Ago-2016
Aparece nas coleções:Dissertações

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
dissertacao_baldoni_2016.pdf1,95 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.