Repositório UNIFEI UNIFEI - Campus 1: Itajubá PPG - Programas de Pós Graduação Dissertações
Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.unifei.edu.br/jspui/handle/123456789/1005
Tipo: Dissertação
Título: Análise de Ciclo de Vida (ACV) de Sistemas Integrados de Tratamento e disposição final de Resíduos Sólidos Urbanos para cidades de médio porte.
Autor(es): HENRÍQUEZ, Aline Isabel Melo
Abstract: Considerando-se a necessidade de aprofundar o conhecimento da gestão de resíduos sólidos urbanos (RSU) e seus efeitos no ambiente natural, este trabalho procurou contribuir analisando diferentes rotas de aproveitamento energético de RSU. Foram utilizadas as características de geração de RSU do Consórcio Intermunicipal dos Municípios da Microrregião do Alto Sapucaí Consorcio (CIMASAS) conformada por 11 municípios brasileiros, com vistas à comparação de seis cenários distintos: Cenário 1 (Cenário referência) – Aterro Sanitário sem recuperação energética e queima em Flare; o Cenário 2 - Aterro Sanitário com recuperação energética em MCI; Cenário 3 - Sistema de tratamento de resíduos com biodigestão anaeróbia e recuperação energética em MCI, Cenário 4 - Sistema de tratamento de resíduos com gaseificação e geração de eletricidade em MCI; o Cenário 5 – Sistema de tratamento de resíduos com reciclagem e Cenário 6 - Sistema integrado de tratamento de resíduos. Na análise ambiental foi utilizada a avaliação do ciclo de vida (ACV) para consolidar os inventários dos cenários, considerando-se uso de materiais, energia, além das emissões, com posterior avaliação do impacto do ciclo de vida (AICV) pelo software SimaPro, utilizando o método CML IA baseline, para cinco categorias de impacto (aquecimento global, depleção abiótica, depleção da camada de ozônio, acidificação e eutrofização). Para o consumo e energia evitada de todo o ciclo de vida foi utilizado o método Cumulative energy Demand, com os dados foram calculados 3 indicadores: Eficiência Energética do Ciclo de Vida, Relação de Energia Fóssil e Balanço Energético Líquido. Os resultados para Brasil confirmam a necessidade de reduzir a deposição de resíduos em aterros, sendo este o pior Cenário para todas as categorias de impacto. Os resultados majoritariamente indicaram melhor desempenho ambiental no sistema integrado, apresenta benefícios na geração de energia, materiais que podem ser comercializados e biofertilizante. Na análise energética, pode-se concluir que a partir da perspectiva do uso de energia, tem o melhor desempenho o sistema integrado, seguido da digestão anaeróbia; o aterro sem recuperação de energia é a pior escolha. O estudo também avalia outros fatores, como a taxa de reciclagem, a composição de RSU e densidade populacional para determinar as combinações adequadas para diferentes condições locais.
metadata.dc.publisher.department: IEM - Instituto de Engenharia Mecânica
metadata.dc.publisher.program: Programa de Pós-Graduação: Mestrado - Engenharia de Energia
Citação: HENRÍQUEZ, Aline Isabel Melo. Análise de Ciclo de Vida (ACV) de Sistemas Integrados de Tratamento e disposição final de Resíduos Sólidos Urbanos para cidades de médio porte. 2016. 154 f. Dissertação (Mestrado em Engenharia de Energia) – Universidade Federal de Itajubá, Itajubá, 2016.
URI: https://repositorio.unifei.edu.br/jspui/handle/123456789/1005
Data do documento: 22-Set-2016
Aparece nas coleções:Dissertações

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
dissertacao_henriquez_2016.pdf3,61 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.