Repositório UNIFEI UNIFEI - Campus 1: Itajubá PPG - Programas de Pós Graduação Dissertações
Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.unifei.edu.br/jspui/handle/123456789/1012
Tipo: Dissertação
Título: Design e Interdisciplinaridade: Engenharia aliada a abordagem sociotécnica para desenvolvimento de um novo Compósito de Gesso e Terra de Diatomáceas.
Autor(es): GREGO, Isabella Batista Graça
Abstract: Esta pesquisa visa a incorporação de um resíduo proveniente da produção cervejeira como meio de minimização de matéria prima utilizada para fabricação de imagens sacras em gesso, bem como o direcionamento desse resíduo para uma utilização viável de reuso. A interdisciplinaridade aqui apontada discorre através de três áreas de conhecimento, a formação da pesquisadora como Designer para compreensão do processo de produção e análise do meio de trabalho e o contexto em que o artefato está inserido, as Ciências Sociais que possibilitam discussões do contexto social em que o objeto de estudo está inserido através da abordagem sociotécnica e posterior análise do compósito via laboratório utilizando artifícios da Engenharia de Materiais que possibilitam uma análise mais precisa dos resultados obtidos. O resíduo, denominado terra de diatomácea, é responsável pela etapa de filtragem e clarificação da cerveja, portanto, utilizado por grandes e pequenas cervejarias em todo o país e não possui um descarte adequado, ou na maioria dos casos, descartado de maneira inadequada e provocando consequentes impactos ambientais. A pesquisa em questão trabalha com uma empresa familiar de pequeno porte, que utiliza de técnicas empíricas para fabricação de artefatos sacros em gesso, em especial modelos diferenciados da imagem de Nossa Senhora Aparecida. Esta empresa está localizada no município de Aparecida - SP, local marcado pelo turismo religioso e peregrinação religiosa durante todo ano, o que movimenta o comércio local com artefatos sacros de variados tipos, um grande polo para venda de reproduções de imagens sacras em gesso. A proposta aqui dá-se pela implementação de um aditivo na produção desses artefatos, no caso, as diatomáceas que seriam responsáveis pela minimização de matéria prima utilizada sem intervenção na cadeia produtiva da empresa. As técnicas utilizadas para desenvolvimento do projeto vão desde a observação e mapeamento em campo até as análises laboratoriais das matérias primas utilizadas para produção dos artefatos tais como: microscopia eletrônica de varredura, testes de absorção de água e análise termogravimétrica. Os resultados obtidos são satisfatórios, uma vez que se consegue obter uma adição de 25 % do resíduo ao gesso e a redução aparente do peso do material. Diante dessas percepções, é possível observar como o grupo está organizado e colaborar na implementação de uma nova tecnologia, no caso o compósito, e valorização do território, sem descartar as questões sociais, culturais e econômicas do município e da empresa estudada.
metadata.dc.publisher.department: IRN - Instituto de Recursos Naturais
metadata.dc.publisher.program: Programa de Pós-Graduação: Mestrado - Desenvolvimento, Tecnologias e Sociedade
Citação: GREGO, Isabella Batista Graça. Design e Interdisciplinaridade: Engenharia aliada a abordagem sociotécnica para desenvolvimento de um novo Compósito de Gesso e Terra de Diatomáceas. 2017. 89 f. Dissertação (Mestrado em Desenvolvimento, Tecnologias e Sociedade) – Universidade Federal de Itajubá, Itajubá, 2017.
URI: https://repositorio.unifei.edu.br/jspui/handle/123456789/1012
Data do documento: 2017
Aparece nas coleções:Dissertações

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
dissertacao_grego_2017.pdf5,18 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.