UNIFEI - Campus 1: Itajubá PPG - Programas de Pós Graduação Dissertações
Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.unifei.edu.br/jspui/handle/123456789/1018
Tipo: Dissertação
Título: Pasta de TiO₂ para uso em Células Solares Fotovoltaicas.
Autor(es): ACERO, Gohnny Laura
Abstract: Nas últimas décadas, o aumento da demanda de energia elétrica, incentivou o desenvolvimento das fontes de energia renováveis e sustentáveis, em função disso, o uso do efeito fotovoltaico para a conversão de energia solar em elétrica tem ganhado crescente atenção de diversos grupos de pesquisa. Dentre os diferentes tipos de células solares, encontramos as células solares sensibilizadas por corante (CSSC), que se faz bastante interessante, pois possibilita a produção de energia elétrica a baixo custo, mas é necessário melhorar a eficiência das CSSC atuais para ganhar competividade no mercado. Este trabalho se fundamenta no estudo e na otimização do montagem da CSSC. Para isto, foram investigados o processo de manufatura da célula, a obtenção de filmes nano estruturados de TiO₂, a presença de frações de Paládio (Pd), a composição da pasta, do eletrólito líquido, o método de deposição do grafite no contra-eletrodo. Com isso, apresentamos resultados para medidas da tensão de circuito aberto Voc, corrente de curto-circuito Isc, fator de preenchimento FF e a eficiência η.
Citação: ACERO, Gohnny Laura. Pasta de TiO₂ para uso em Células Solares Fotovoltaicas. 2017. 53 f. Dissertação (Mestrado em Física) – Universidade Federal de Itajubá, Itajubá, 2017.
URI: https://repositorio.unifei.edu.br/jspui/handle/123456789/1018
Data do documento: 2017
Aparece nas coleções:Dissertações

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
dissertacao_acero_2017.pdf2.61 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.